5 motivos para desenvolver sua inteligência financeira

Banner convidando para o Mobills

Entende-se aqui como inteligência financeira a capacidade de lidar com o dinheiro de uma forma que seja possível prosperar, cooperar e ser feliz.

O melhor indicador de prosperidade é o nível de qualidade de vida que uma pessoa ou família possuem.

E isso não tem a ver, necessariamente, com quantidade de dinheiro, mas sim com a escolha correta do padrão de vida.

Ter a consciência de que o dinheiro tem também a função de promover o bem, é uma evidência de inteligência financeira.

Além disso, uma das características das pessoas prósperas é a generosidade e o espírito cooperador.

A felicidade é a meta das metas.

Quando se busca o dinheiro, consumo, poupança, viagens, formação ou qualquer outro objetivo, no fundo o que se busca é a meta maior chamada: felicidade.

E isso deve acontecer durante todo o processo e não somente no momento da conquista.

Assim, a grande motivação para o desenvolvimento da inteligência financeira é o encontro com a felicidade.

Partindo desse pressuposto, enumero abaixo cinco motivos para iniciar essa jornada de aprendizado e conquistas. Confira!

5 motivos para o desenvolvimento da inteligência financeira

1 – Possibilidade de se ter uma vida com maior liberdade de escolhas

Ter uma estratégia de organização financeira pessoal significa:

  • Ter uma vida com maior liberdade;
  • Não viver atordoado com as preocupações financeiras;
  • Poder escolher, por exemplo, não permanecer num emprego monótono ou mesmo hostil – que afeta negativamente a saúde física e emocional;
  • e, por fim, poder proporcionar uma melhor qualidade de vida para si e para a família.

Nesse sentido, liberdade significa felicidade.

É poder olhar para o horizonte e perceber as possibilidades que a vida oferece com a sensação de abundância, e ao mesmo tempo, suficiência.


Como juntar dinheiro rápido, fácil e até mesmo ganhando pouco!


2 – Sair da escravidão de trabalhar somente para pagar contas

Quando se acorda todos os dias pela manhã, como diz o ditado popular, para “correr atrás da máquina”, chega um momento em que a infelicidade e o desânimo tomam conta da vida.

Os seres humanos precisam de um horizonte para olhar e visualizar uma possibilidade de desenvolvimento.

Quando se trabalha apenas para pagar contas, a vida se torna pesada e sem sentido.

A saída, nesse caso, é primeiramente a busca por conhecimento que eleve a inteligência financeira e que proporcione capacidade de aprender a lidar com o dinheiro rumo à prosperidade.

E isso é possível a qualquer pessoa que tenha o desejo sincero de sair do ciclo limitado de escassez.

De posse desse conhecimento transformador, é possível, em qualquer idade e faixa de renda, criar uma nova realidade de equilíbrio e abundância.


25 livros para ler se você quiser se tornar rico


3 – Poder realizar sonhos e metas

Toda pessoa, lá no fundo de sua alma, tem um sonho, algo que realmente gostaria de fazer ou ter; que preencheria completamente sua existência; que lhe tornaria íntegro, cheio de poder e realizado.

Para muitas pessoas, a desorganização financeira torna isso distante ou mesmo inalcançável. Dessa condição nascem as frustrações e a desesperança.

Entretanto, tudo isso pode ser mudado quando a pessoa toma consciência de que são seus comportamentos limitados frente ao dinheiro os verdadeiros obstáculos.

E, logo em seguida, toma a decisão de transformar a sua realidade através do conhecimento e da prática do planejamento financeiro.

Iniciando essa jornada com muita coragem, determinação e foco na felicidade, as possibilidades de escolhas vão aumentando.

E isso é libertador.

4 – Construir uma estratégia de prosperidade

De posse do conhecimento sobre gestão financeira, é possível desenvolver uma nova estratégia de relacionamento com o dinheiro e ter prosperidade.

Isso acontece primeiramente por meio de dedicação e responsabilidade no trabalho de onde vem a renda.

Em seguida, a partir da busca de um consumo com qualidade, do prezar pela qualidade de vida ao invés de status, da realização de sonhos e metas, e da construção de uma renda futura que possibilitará maior liberdade financeira.

Essa estratégia, em plena operação, traz consigo mais segurança, paz e tranquilidade, que proporcionam maior criatividade na condução da vida.

Trabalhar as questões financeiras com inteligência pode trazer sentido, satisfação e motivação à existência.

Esse é o verdadeiro sentido do dinheiro, que por si só clama por organização e maximização, e, portanto, movimento ao invés de paralisação.


Os 15 melhores aplicativos para controle financeiro pessoal


5 – Poder fazer do dinheiro um meio para promover o bem

Existem algumas crenças coletivas de que: o dinheiro é sujo; de que é instrumento do diabo; e de que quem tem dinheiro não é confiável.

Tudo isso torna-se verdadeiro quando o dinheiro é direcionado para o mal. 

Contudo, quando é direcionado para bem, promove verdadeiros milagres.

Para que isso aconteça, é necessário aderir a alguma causa que seja relevante para a sociedade e fazer doações sistemáticas.

Muitas pessoas alegam que não doam porque não têm, mas pode ser que não tenham porque não doam.

Esse ato de desapego e generosidade traz benefícios tanto para quem recebe quanto para quem doa.

Existe uma energia oculta por trás do ato de doar que faz com que o dinheiro doado circule e retorne de alguma forma ao doador em maior quantia.

Muitas pessoas que têm essa prática testemunham esse efeito.

Conclusão

Percebeu como desenvolver a inteligência financeira pode te trazer inúmeros benefícios?

O dinheiro não é um fim, mas um meio para que você possa realizar seus principais sonhos e desejos. Por isso, você deve sempre buscar aumentar seus conhecimentos sobre educação financeira.

Ao tomar essa atitude, você estará muito mais próximo(a) de atingir seus objetivos financeiros e também poderá ajudar a outras pessoas.

Nesse sentido, o primeiro passo é começar a controlar suas finanças pessoais, utilizando um aplicativo como o Mobills, para que possa ter controle sobre seu dinheiro.

A partir daí, trabalhe com o conceito de orçamento (para se planejar para os próximos meses), corte despesas desnecessárias, comece a poupar dinheiro e a invista para multiplicar seu patrimônio.

Desenvolvendo sua inteligência financeira e seguindo esse passo a passo do sucesso, não tem como você não encontrar o caminho da prosperidade.

P.s.: Gostou do artigo “5 motivos para desenvolver sua inteligência financeira”? Compartilhe com seus amigos e familiares através das redes sociais.

P.s.2: A sua opinião é muito importante para nós! Então, sugira novos temas, deixe seu comentário.

View this post on Instagram

Ser pobre NÃO é normal! ⠀ Para Grant Cardone, a ideia de que ser pobre é algo positivo ou normal deve ser eliminada. ⠀ Por isso, se você quer conseguir o primeiro milhão, até mesmo antes dos 30, a hora de mudar seu pensamento e atitudes é agora. ⠀ 1. Busque aumentar sua renda – Quanto maior for a sua renda e menor forem os seus gastos, mais chances você tem de prosperar utilizando esse fator como otimizador do seu processo de conquista da independência financeira. ⠀ 2. Nada de ostentação – Antes de ter aquilo que sonha você precisa lutar para conquistar, e isso exige que você abra mão hoje de tudo aquilo que te afasta dos seus objetivos. ⠀ 3. Economize para investir – Economizar por economizar, ou pior, guardar dinheiro debaixo do colchão, não enriquece ninguém. Você precisa aprender a fazer o dinheiro trabalhar para você. Quanto mais você economiza e investe, maiores serão os seus rendimentos. ⠀ 4. Você deve priorizar o dinheiro – Isso mesmo. Você deve concentrar seus esforços para os seus objetivos, logo, se quer conseguir o primeiro milhão, precisa levá-lo a sério. A busca pela riqueza será sua prioridade. ⠀ 5. Trabalhe muito – Objetivo estabelecido? Agora é trabalhar para realizá-lo. Lembre-se que dinheiro desconhece relógios, agendas ou feriados e aprecia quem também age desta forma. ⠀ Essas regras selecionadas pelo empresário e empreendedor Grant Cardone são extremamente valiosas. Concorda? Diz aí nos comentários o porquê. ⠀ Siga @mobillsedu e @mobillsapp ⠀ 📲 Não esqueça de ativar as notificações para ficar por dentro de todo conteúdo. 💙 Se gostou, não esqueça de deixar o like e seu comentário. 📌 Se não tem tempo para ler agora, salve este post para ler depois. ⠀ #mobillsedu #aprendizmb #educaçãofinanceira #dinheiro #grantcardone #empreendedorismo #dicasfinanceiras #mudançasdevida #habitos #investimentos

A post shared by Mobills Educação Financeira (@mobillsedu) on


LEIA MAIS:

Qualidade de vida: veja o que fazer para passar a ter ou melhorar a sua!


Banner convidando para o Mobills