Os 13 melhores perfis do Instagram sobre educação financeira

Redes sociais fazem parte do cotidiano da grande maioria dos brasileiros. Nesse sentido, o Instagram se destaca como sendo uma das mais usadas.

Agora, imagina que interessante seria somar aos períodos de lazer e descontração, enquanto navega por esta rede, momentos de aprendizado e reflexão!

Por isso, separamos para você os melhores perfis do Instagram quando os assuntos são controle financeirofinanças pessoais, investimentos e planejamento financeiro.

Lembrando que a lista não está estruturada de modo a classificar/ranquear qual desses perfis é o melhor, a ordem é aleatória e indicamos todos com o mesmo nível de aprovação.

Confira, a seguir, a relação que elaboramos e aproveite de forma muito mais valiosa o seu tempo nessa rede social que conquistou a atenção de boa parte das pessoas!

Instagram: os 13 melhores perfis sobre finanças pessoais

@mobillsedu

Criado por nós do Mobills, o @mobillsedu visa aprofundar os conhecimentos sobre educação financeira e investimentos dos usuários do app e demais seguidores.

O @mobillsedu conta com publicações diárias de dicas sobre: erros financeiros comuns e como evitá-los, bons investimentos, indicação de livros, hábitos positivos, entre outras.

Ainda dá para colocar em prática todo o conhecimento adquirido sobre a área através dos quizzes semanais (todas as segundas-feiras).

Ou tirar dúvidas mandando suas perguntas para que nossa equipe responda (às quartas-feiras)

Além de toda essa interatividade, para aprender sobre finanças e investimentos de forma simples e dinâmica são lançados desafios para estimular a prática das dicas passadas.

A ideia também é colaborar e se integrar com nossos outros canais de conteúdo disponíveis em plataformas como o YouTube e o próprio Blog Mobills.

Não deixe de seguir e evoluir com a gente!

Obs.: Vale muito a pena dar uma conferida nos diversos destaques!


25 livros para ler se você quiser se tornar rico


@partiupoupar

É uma página que traz diversas orientações para melhorar a saúde financeira de seus seguidores.

As constantes lives gratuitas na plataforma com renomados educadores financeiros torna esse instagram ainda mais atrativo para quem quer conteúdo acessível e de qualidade.

O @partiupoupar oferece também uma mentoria, que é um programa personalizado para ajudar iniciantes a organizar suas finanças e ingressar no mundo dos investimentos.

Esta, no entanto, não é gratuita como as outras ferramentas apresentadas.


Como investir dinheiro: o passo a passo definitivo!


@dicas_financeiras_

Além de desmistificar várias crenças financeiras erradas através de seus posts esclarecedores, o @dicas_financeiras_ trabalha também a mentalidade dos seus seguidores.

Ele mostra qual é a maneira certa de encarar sentimentos e se manter motivado para alcançar os objetivos financeiros.

A sessão de artigos e a de e-books nos destaques trazem vários temas relevantes para qualquer um que deseje se aprofundar no tema das finanças.

@viverderendimentos

É uma página bem completa, conta com indicações de bons hábitos, desafios financeiros, ideias de negócios para quem quer uma renda extra ou mudar de área, entre vários outros tipos de conteúdo.

O @viverderendimentos também indica podcasts em seus destaques, que são uma forma de aprendizado muito eficiente e dinâmica.


Os 7 melhores podcasts sobre finanças


@sairdovermelho

É focado em organização de tempo, produtividade, motivação para alcançar objetivos e desenvolvimento de hábitos financeiros e pessoais saudáveis.

Muitos dos posts são contando um pouco da história dos grandes milionários e mostrando que, na maioria das vezes, os fracassos e negativas fazem parte da jornada, só não se pode achar que é o fim dela.

É preciso usar os percalços como propulsores e motivadores para atingir os objetivos propostos.

@mestre_milionario

Esse perfil é ótimo para quem está começando a investir em ações e quer aprender a diferenciar as boas oportunidades das não tão boas assim.

Nos destaques, você encontra várias empresas já analisadas pelo @mestre_milionario, além de ter explicações de como fazer as análises sozinho, apontando os indicadores mais importantes e como eles devem ser entendidos.

E as análises vão além das ações, exemplificando outros títulos e comparando-os, assim como corretoras e estratégias.


Saiba quais são as 10 melhores corretoras de valores do Brasil


@academiadevalor

Nessa página, encontramos postagens direcionadas à resolução de dúvidas financeiras comuns, boa parte delas com simulações numéricas para facilitar o entendimento.

Além de muitas dicas de onde encontrar material gratuito ou de baixo custo para aprofundar os conhecimentos na área.

@guiainvest

É bem provável que de todos os perfis comentados nesse artigo o mais popular seja este, já que é uma marca amplamente conhecida.

Nele, há divulgação de aulas online grátis sobre diversos assuntos relacionados à educação financeira e investimentos.

Conta com vídeos no IGTV abordando assuntos como: renda passiva, erros financeiros e crenças financeiras erradas.

Com amplo respaldo na comunidade de educação financeira e investimentos, o @guiainvest também é uma ótima ferramenta para quem quer acesso gratuito a conteúdo de qualidade!

Banner convidando para o Mobills

@minutosdevalor

Esse perfil além de dicas em seus posts, possui podcasts diários sobre temas de política e economia lançados no Spotify.

Oferecem, ainda, um curso chamado “Investidor de Valor” que abrirá a terceira turma em breve, porém, este recurso não é gratuito como os outros.

@apprendafixa

Essa página é mantida pelos criadores do aplicativo “Renda Fixa”, o qual tem por objetivo assessorar os usuários na tomada de decisões financeiras.

Assim como o app, o @apprendafixa parte da mesma premissa e difunde informações financeiras de grande valor para todos os perfis de investidores e poupadores.


Como economizar dinheiro a partir de hoje: 13 dicas fundamentais (Com Infográfico!)


@queroficarrico

Instagram mantido pelo Rafael Seabra, uma grande referência na área de educação financeira e investimentos, autor do best-seller “Quero Ficar Rico”.

Os posts e os stories trazem conteúdo de qualidade com frases e conselhos do próprio Rafael.

Vale a pena conferir!

@me_demito

Este perfil é diferente dos demais, pois traz diversas ideias de negócios para que você possa conseguir uma renda extra ou, até mesmo, pedir demissão e empreender.

Os exemplos, normalmente, são numéricos mostrando o lucro que cada ideia pode gerar e técnicas de como oferecer o determinado produto ou serviço.

As ideias são variadas e, na maior parte das vezes, simples de implementar, além de altamente práticas e acessíveis.

@investindo.inteligente

Essa página foi criada por Ricardo Hoffmann, um experiente economista que tem certificação em planejamento financeiro e investimentos (CFP).

Ele também é o idealizador do método “Mapa dos Investimentos” que ensina o passo a passo de como ganhar 4x o rendimento da poupança em seus investimentos.

Como ex-funcionário de um banco internacional, Ricardo tem vasta experiência em armadilhas dessas instituições e passa seu conhecimento através de posts e vídeos no @investindo.inteligente.

Conclusão

Invista no seu crescimento intelectual e use suas redes sociais não só para se divertir, mas também para acumular conhecimento!

Informações e dicas (por mais simples que possam parecer) têm um enorme poder quando colocadas em prática e transformadas em hábitos.

Se você absorver as dicas passadas por esses ótimos perfis e transformá-las em costumes, em poucos meses verá uma grande diferença em sua vida financeira.

Entretanto, é preciso que, além de curtir os posts e ver os stories/vídeos, você realmente busque aplicar todos (ou pelo menos a maioria) os ensinamentos transmitidos.

E se você estiver pensando que “para investir é necessário ter muito dinheiro”, saliento que isso não é verdade.

Todos os perfis indicados mostram que você pode sim investir com pouco dinheiro.

Inclusive, em um dos destaques do @mobillsedu, você pode conferir um passo a passo detalhado sobre como começar a investir.

Ferramentas para o sucesso

Por fim, eu diria que as três ferramentas mais importantes para o sucesso financeiro são:

Primeiro, um gerenciador financeiro eficiente para controlar suas despesas e receitas. O Mobills te ajuda a organizar seus gastos e a entender como seu dinheiro está sendo empregado.

Em segundo lugar, vem o conhecimento de planejamento financeiro, poupança e investimentos, que você pode adquirir aqui no blog, pelo instagram, YouTube, livros e por diversas outras plataformas.

Ele é fundamental para que você pare de cometer erros financeiros e consiga evoluir visando atingir a tranquilidade financeira.

Por último, está a execução do seu plano financeiro que deve estar baseado em seus objetivos de curto, médio e longo prazos, os quais devem ser criados a partir do seu perfil e naquilo que você pretender alcançar.

Enfim, a grande dica é que você aproveite toda a facilidade que a tecnologia oferece e converta isso em favor de sua saúde financeira.


LEIA TAMBÉM:

Conheça 15 canais de finanças pessoais do YouTube para aprender tudo sobre dinheiro