7 hacks que vão te ajudar a guardar dinheiro e a desenvolver sua inteligência financeira
Por favor, avalie esse Post

7 hacks que vão te ajudar a guardar dinheiro

Banner convidando para o site do Mobills

Todo mundo deveria guardar um pouquinho do que ganha ao mês, independentemente de qual seja a motivação. Você pode guardar dinheiro só para ter uma segurança em caso de imprevistos ou pode poupar por outros motivos, tais como: casar, viajar, estudar, para comprar algo legal etc. Porém, a prática de economizar não é assim tão simples e muita gente tem dificuldade de reservar uns trocados no fim do mês.

O problema é que não gastar não depende só da nossa disciplina e bons hábitos. O mundo ao nosso redor está repleto de armadilhas para fazer nossa vontade de deixar o dinheiro guardadinho na conta ser substituída por um desejo irracional de compra.

Se você não sabia, a publicidade e o marketing servem pra isso: driblar as observações racionais do seu cérebro. Afinal, quem nunca reclamou que estava sem dinheiro e gastou R$ 50,00 em um lanche?

É por isso que hoje viemos te mostrar como lutar com as mesmas armas e tentar enganar o seu cérebro com Mind Hacks, que vão te ajudar a guardar um pouco do que você ganha.

Nada de “leve marmita em vez de comer fora” ou “use uma bicicleta em vez de um carro”, estas são técnicas pra bloquear seus impulsos de consumidor assíduo (por esta razão, são chamadas de Mind Hacks). Vem conferir como aumentar sua inteligência financeira no decorrer do texto.

7 hacks que vão te ajudar a guardar dinheiro

1. A regra dos 30 dias

Sair para passear no shopping é um hábito de muita gente. Você está observando as vitrines, dando aquela “olhada desinteressada” nas lojas e pronto, acha algo que quer comprar naquele exato momento. No entanto, você lembra que tá meio sem grana…

Ainda assim, é incrível como nossa cabeça arranja jeitos de contornar um problema tão simples como este. Basta parcelar em 10 vezes, não é mesmo? “Só esse mês eu gasto um pouquinho a mais, estou trabalhando tanto, mereço uma recompensa”.

Se identificou com a situação? Então, uma boa maneira de evitar compras por impulso é simplesmente não comprar NADA nesse tipo de situação. O que você pode fazer é bem básico e eficiente: se dê 30 dias para pensar sobre a sua compra.

No caso das lojas online, você pode até conseguir um desconto depois de deixar aquele produto no carrinho por alguns dias. Se, depois disso, você ainda achar que aquilo é imprescindível na sua vida, ok, pode comprar, mas se dê a chance de pensar o contrário, talvez você tome outra decisão.

2. Faça uma lista de compras e não saia dela

Sabia que os supermercados também usam truques para te fazer comprar mais? Para seduzir o consumidor, vale até colocar itens de necessidade básica (que ele provavelmente veio comprar) bem longe e obriga que o cliente ande bastante no mercado para ver um monte de outros produtos tentadores no caminho.

Por isso, comece a ir ao mercado com uma lista de compras. Nas primeiras vezes, você vai observar que esqueceu de comprar uma coisa ou outra que deveriam estar na lista. Contudo, lá pela quarta ou quinta vez, sua lista vai estar super precisa.

Se for muito difícil resistir à tentação, estipule um limite de gasto para itens fora da lista, mas nada de exagerar e não esqueça de se alimentar antes de ir fazer as compras, ir ao mercado com fome vai te fazer gastar mais.

3. Imagine-se velhinho pra guardar dinheiro pra aposentadoria

Sabe aqueles apps que transformam sua foto atual na sua versão idosa? Baixe um deles. Estou falando sério.

Se você está tentando guardar dinheiro em uma previdência privada ou algo assim, a sua maior dificuldade pode ser visualizar sua vida daqui 30 ou 40 anos: parece tão distante, né? Entretanto, diversas pesquisas mostram que se ver velhinho é uma maneira eficaz de guardar mais dinheiro pra aposentadoria.

4. Tenha uma foto do seu objetivo na sua carteira

Está tentando guardar dinheiro para comprar algo? Um carro? Uma casa? Pagar a faculdade pros seus filhos? Faça o seguinte: coloque seu cartão de crédito em uma capinha plástica com a foto daquilo que você quer, o motivo pelo qual você está economizando.

Você provavelmente vai começar a pensar duas vezes antes de usar o cartão ou o dinheiro que você têm na carteira.

Ansiedade e Impulso de compra – Como lidar com esse problema

5. Masque chicletes e ouça música enquanto faz compras

Lembra do que falamos antes sobre as jogadas de marketing? Então, o marketing sensorial também entra nessa, as lojas usam cheiros e música pra te fazer comprar mais.

O chiclete e o fone de ouvido são uma espécie de antídoto pra esses truques. Sendo assim, vá ao mercado com todas as armas possíveis para se proteger.

6. Transforme os preços em ‘unidades de trabalho’

Você sabe por quanto tempo você precisa trabalhar pra ganhar 10 reais? E 100 reais? Não, né? Então, faça o cálculo. Agora, comece a converter o preço das coisas que você quiser comprar em unidades aproximadas de trabalho.

“Uau, esse celular custa 25 dias de trabalho”. Esse pensamento vai te dar uma perspectiva bem mais real sobre se você deveria ou não fazer uma compra, além de te fazer parar para refletir sobre ela.

7. Se comprometa a guardar um pouco agora, mais depois

Estudos mostram que você vai conseguir guardar mais dinheiro se guardar uma quantia agora e um pouco mais no mês que vem, gradativamente, do que se tentar economizar tudo de uma vez.

Claro que só funciona se você cumprir o plano. Seguindo essa linha nós já falamos sobre o desafio das 52 semanas aqui no blog, não custa nada dar uma olhada.

EXTRA: Use a tecnologia a seu favor

Lembra do primeiro hack? Pois então, se o produto for indispensável ou não para você, a regra aqui é economizar. Portanto, antes de comprar, consulte plataformas de pesquisas de preços e sites de cupons de desconto.

Ademais, você pode usar o Méliuz para ter uma parte do valor gasto recebido de volta e, claro, dar aquela checada no Mobills pra ver se o orçamento está permitindo estes gastos, né?!

E você, tem algum hack que te ajuda a guardar dinheiro? Deixa aqui nos comentários, quem sabe o seu não aparece na nossa próxima listinha!

*****

Leia mais:

Quer aprender como juntar dinheiro em 2017? Veja 15 dicas indispensáveis!

Viver de renda: calcule o quanto você deve poupar para atingir este objetivo

6 dicas para poupar dinheiro sem deixar de fazer o que você gosta

Curtiu conhecer os hacks que vão te ajudar a guardar dinheiro? Conhece algum diferente? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 7 hacks que vão te ajudar a guardar dinheiro? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários