15 hábitos que estão afetando sua felicidade *

*Texto adaptado do conteúdo produzido originalmente por Natalie Bacon no blog Making sense of cents

Banner convidando para o site do Mobills

Existem hábitos que podem estar causando efeitos negativos no seu estado de espírito e você pode nem se dar conta disso. 

A lista a seguir apresenta 15 hábitos que estão afetando sua felicidade.

Conheça os 15 hábitos que estão afetando sua felicidade

1. Criticar negativamente outras pessoas

Quando você julga negativamente alguém, acaba atingindo, também, a si mesmo. Um comentário negativo sobre outra pessoa, seja ele verdade ou não, espalha energia negativa ao seu redor e acaba se voltando contra você.

Isso não é ruim para você apenas internamente, uma vez que quando se faz esse tipo de comentário destrutivo em voz alta, as pessoas ao seu redor associam ele a quem o está emitindo e não à pessoa de quem se está falando.

Então, controle seus impulsos e não diga tudo que vier a sua mente, sem pensar antes. Quanto mais você diz coisas boas, mais positivamente pensa e mais feliz será.

COMO MANTER O FOCO, FAZER O QUE É NECESSÁRIO E TER SUCESSO

2. Ser um mau ouvinte

Se você é um mau ouvinte, está fadado a não entender os pensamentos e sentimentos dos outros. Independentemente de ser intencional ou não, ou ainda, de estar cheio de problemas em sua mente, escutar as pessoas e entendê-las cria um elo de compreensão e melhora os relacionamentos.

Se você não trabalha esse aspecto em suas relações interpessoais, sua conexão com os outros será prejudicada, assim como sua felicidade.

Para se corrigir isso, tente contar até dois antes de responder a alguém. Isso garantirá que você dê tempo às pessoas para se expressar e você estará demonstrando respeito ao não interromper.

Outra dica é ler o livro “Just Listen” de Mark Goulston. Essa é uma ótima maneira de aprender a se tornar um bom ouvinte e ter relacionamentos mais significativos através dessa habilidade.

3. Não se exercitar o suficiente

Se você não se exercita o bastante, isso pode ter efeitos negativos sobre sua felicidade.

Exercitar-se é uma das melhores maneiras de reduzir o estresse e a ansiedade. Ao mesmo tempo, ajuda a aumentar sua energia e alegria. O maior desafio é comprometer-se com esse propósito.

Todos sabemos dos benefícios trazidos pelo hábito de praticar exercícios, por isso, comece se conscientizando desse fato, logo depois, tente tirar pelo menos trinta minutos quatro vezes por semana para praticar alguma atividade física.

Inicie com atividades leves e fáceis e, gradativamente, vá aumentando o ritmo. Não se assuste se sua felicidade aumentar à medida que você mantiver a constância.

4. Alimentar-se mal

Você pode ficar surpreso ao descobrir quanto uma alimentação desequilibrada pode afetar seu humor. Se você consome muito açúcar, cafeína e/ou bebidas alcoólicas e não ingere as quantidades suficientes de proteínas e vegetais, seu humor pode declinar rapidamente.

Uma dieta errada pode te transformar em uma pessoa facilmente irritável e com problemas de concentração.

O mais indicado é que ao invés de se abster completamente, você escolha ocasiões esporádicas para o consumo dessas substâncias, mas sem exagerar.

Lembre-se: mudar hábitos enraizados leva tempo e exige calma, nessas horas o melhor é ir devagar.

5. Ser displicente com seu dinheiro

Não cuidar de suas finanças é um passaporte para o caos. Se você vive de salário em salário, sem uma reserva para emergências, o estresse vira um companheiro constante, tornando quase impossível ser feliz.

Não se trata de ser rico ou de construir enorme riqueza, trata-se de ter margem financeira para possíveis contratempos.

Esse é um dos motivos pelos quais é importante ter um orçamento, se você ainda não tem um ou não sabe por onde começar dê uma olhada no artigo Saiba como elaborar seu orçamento corretamente em 4 passos.

O objetivo desse tópico é fazer você descobrir o que funciona melhor quando se trata de gerenciar seu dinheiro, para que você possa ser feliz, independentemente da sua renda.

6. Continuar em um emprego que você odeia

Se você trabalha com o que não gosta, consequentemente, será infeliz. A vida é curta e boa parte do seu dia você passa trabalhando, por isso, não faça algo de que não goste. Caso contrário, você jamais se sentirá completo.

Muitas pessoas deixam seus trabalhos por outros, mesmo ganhando menos, mas essa situação geralmente é temporária. Se você gostar do que faz, rapidamente conseguirá se diferenciar no mercado e obterá reconhecimento e, com ele, uma maior remuneração.

Se você se encontra preso em um emprego do qual não gosta não perca mais tempo. Faça algo para mudar isso. Mesmo que aos poucos, comece procurando novas carreiras, converse com outras pessoas ou se aplique para um novo cargo. Tome uma atitude!

9 DICAS PARA QUEM DESEJA INICIAR UM NEGÓCIO PRÓPRIO

7. Ignorar seu crescimento pessoal

Se você tiver assuntos mal resolvidos no passado (da sua infância ou de um relacionamento antigo), trabalhe no seu desenvolvimento pessoal para superar esses problemas. Não é vergonha nenhuma procurar ajuda especializada se for o caso.

É extremamente difícil encontrar alguém que sofra de problemas como ansiedade e depressão que consiga ser feliz sem estar passando por um tratamento. Reconhecer seus pontos francos é sinal de maturidade.

O desenvolvimento pessoal não precisa estar necessariamente ligado a um trauma. Você pode usá-lo como ferramenta de autoconhecimento, lendo livros de desenvolvimento pessoal e colocando seus ensinamentos em prática.

Assim, seus olhos podem ser abertos para um mundo completamente novo que trata sobre significado, propósito, vida e tudo nesse interstício.

Ao se aprofundar mais nesse assunto, você pode criar um plano de ação e de definição de metas para planejar seus objetivos, ele pode te ajudar a viver com menos arrependimentos.

Como Jim Rohn diz: “seu nível de sucesso raramente excederá seu nível de autodesenvolvimento.”

8. Não planejar sua vida

Se você gasta tempo planejando suas férias, por que não planejar sua vida?

Ao não planejar o rumo de sua própria história, você estará sujeito a reagir ao que a vida te entrega, ao invés de estar no controle e dirigi-la para o rumo desejado, diminuindo suas chances de se sentir feliz e satisfeito.

Definir metas e planejar como alcançar seus objetivos baseado em seus valores pessoais é uma das melhores maneiras de se preparar para uma vida com propósito e feliz.

Isso não significa que você deve engessar suas metas em um plano fixo, seus planos podem ser adaptados à medida que novas situações forem exigindo uma flexibilidade de sua parte. Planejar significa apenas que você pensa à longo prazo e procura estar preparado para as adversidades.

COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL INCRÍVEL EM 13 PASSOS 

9. Agir como vítima ou ser muito revoltado

Você já se perguntou “por que coisas ruins sempre acontecem comigo”? Ou está sempre explodindo por qualquer motivo?

Sentir-se como se o mundo estivesse sempre contra você, transforma-o em uma pessoa com mentalidade vitimista e leva-o a um modo mental reacionário ao invés do modo intencional.

Sua felicidade sofre, já que na posição de vítima, mais uma vez você se trata como alguém sem opções e sem chances de mudar a realidade em que se encontra.

O que você precisa é de uma mudança de mentalidade. Ao sair da mentalidade de vítima você pode encontrar uma maneira de sentir-se no controle de sua vida e viver de forma alegre e plena.

10. Dizer sim quando se quer dizer não

Quando você trai seus próprios sentimentos, isso lhe traz sofrimento. Muitas pessoas requerem nossa atenção e favores, porém, o tempo é curto e não se pode fazer tudo.

Dessa forma, ao não priorizar seus interesses e tentar satisfazer os desejos alheios, você estará sacrificando o tempo que usaria para realizar coisas que realmente importam para você.

É difícil dizer “não”, e se quando você o faz se sente culpado, não se preocupe, é normal. Pratique essa mudança de hábito dizendo “não” apesar do sentimento de culpa. Com o tempo, torna-se mais fácil e o prazer de fazer as coisas que te interessam substituirá, aos poucos, a culpa por não satisfazer os desejos alheios.

Como disse Warren Buffet: “a diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas muito bem-sucedidas é que estas dizem não para quase tudo”.

11. Isolar-se

Ao isolar-se você sempre nega a si mesmo algum nível de felicidade. Como humanos, somos melhores e mais felizes quando estamos cercados por pessoas.

Claro que a moderação se faz necessária, já que todos precisam de momentos de reflexão e descanso, nos quais estar sozinho é imprescindível. Contudo, estar o tempo todo solitário pode torná-lo extremamente triste e depressivo.

Muitos se esquecem de dar atenção aos relacionamentos quando tem muitas coisas acontecendo em suas carreiras, entretanto, é importante fazer do foco nas relações interpessoais uma prioridade.

Sua felicidade depende disso, não esqueça de ter uma vida social!

12. Ter um relacionamento tóxico

Se você tem um relacionamento cheio de altos e baixos com alguém, seja ele: irmão, pai, mãe, amigo ou qualquer outra pessoa, faça algo a respeito imediatamente.

Relacionamentos tóxicos sugam sua energia lentamente e, antes que você se dê conta disso, anos de sua vida serão perdidos com pessoas que não serão partes positivas em seu futuro.

Você jamais será feliz se continuar envolvido com pessoas tóxicas. Sim, é doloroso, mas não é impossível. Você pode mudar sua vida afastando-se de pessoas tóxicas e você se sentirá melhor sem elas.

GESTÃO FINANCEIRA DO CASAL: OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS RUMO AO SUCESSO

13. Comparar-se com outros

Com as mídias sociais é muito difícil não cair na armadilha da comparação, comparando-se aos outros. Essa é uma maneira perfeita de destruir sua felicidade.

Não caia nela, compare-se consigo mesmo, busque sempre estar melhorando e se aperfeiçoando como pessoa e profissional. Assim, a comparação será uma ferramenta para o atingimento da felicidade e não um modo de acabar com ela.

Evite a qualquer custo a armadilha de se comparar com outras pessoas, pois muitas vezes o que vemos é apenas superficialidade e mentira. A suposta felicidade escancarada nas redes sociais, em boas partes dos casos, esconde uma necessidade de autoafirmação e solidão profundas.

Então, se você tem relacionamentos sólidos e positivos, se livrou de pessoas tóxicas e tem uma vida planejada e baseada em propósitos, não se preocupe em comparar-se com os outros.

14. Não descansar o suficiente

Se você não respeita seu organismo e o tempo de descanso que ele precisa para funcionar corretamente, você pode se tornar extremamente irritado, ranzinza e infeliz.

É importante trabalhar duro, alcançar seus objetivos e manter um cronograma, mas também é importante descansar para que você possa ter energia e consiga se concentrar quando precisar. Se você não descansar o suficiente, você não será capaz de ser feliz.

Mesmo que pareça perda de tempo, tirar um tempo para descansar com toda certeza aumentará seu rendimento e foco. Portanto, não se deixe enganar, além do ganho adicional de alegria e satisfação, relaxar te deixará mais produtivo.

15. Viver a vida pelas regras dos outros

Se você viver sua vida de acordo com o que as outras pessoas querem, em vez do que você quer para si mesmo, você será infeliz. Fazer escolhas de acordo com o que outras pessoas desejam, por exemplo seus pais, sempre te deixará insatisfeito, pelo simples fato de não ser o que você busca para si.

É inegável que o sentimento de aprovação é importante emocionalmente, e é por isso que vemos tantos profissionais frustrados e infelizes. O melhor caminho é tentar explicar para as pessoas das quais você espera aprovação os porquês das suas escolhas. Se, ainda assim, não houver apoio, tente não dar tanta importância.

Com o tempo, ao te verem feliz e realizado, as pessoas que realmente o estimam irão vibrar com você e esquecer que um dia reprovaram suas escolhas.

É preciso coragem, mas a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo é viver a vida de acordo com suas regras, seus valores e sua verdade. Este é o último caminho para a felicidade na vida.

*****

LEIA TAMBÉM:

Descubra 12 hábitos dos milionários que, se praticados, irão mudar sua vida

9 atitudes diferentes utilizadas por pessoas bem-sucedidas no dia a dia

Como sobreviver a uma semana de trabalho de 60h?!

*****

Mantém algum desses hábitos que estão afetando sua felicidade? Existem hábitos adicionais que você acha que fazem você infeliz? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 15 hábitos que estão afetando sua felicidade? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários