Empreendedorismo

Saiba qual o grande erro da maioria dos empreendedores

Homem desapontado apoiando a cabeça sobre um notebook simbolizando o tema o grande erro da maioria dos empreendedores
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

O grande erro da maioria dos empreendedores

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Criar um negócio é um sonho de muitas pessoas. Afinal, quem não tem vontade de ser seu próprio chefe, definir seus horários, usufruir da flexibilidade de poder cuidar da carreira e ainda por cima fazer somente o que gosta?

Parece um sonho, mas sair da segurança do emprego para montar um negócio não é fácil. Os desafios são enormes, a insegurança é grande e o momento econômico não ajuda.

Logo, todos os empreendedores devem ter uma grande dose de motivação interna. Tem de existir muita paixão. Se você não é apaixonado pelo que faz é comum que desista nas primeiras dificuldades.

Entretanto, mesmo que a paixão seja essencial para o projeto que se propõe a iniciar, ela não é o único ingrediente para o sucesso dos empreendedores. E é aqui que reside o grande erro da maioria dos empreendedores.

O grande erro da maioria dos empreendedores

Vamos direto ao ponto: o principal erro de grande parte daqueles que pretendem empreender é acreditar que somente a paixão pelo que fazem será o único combustível necessário para atingirem o sucesso. Agora veja o porquê disso e como não cair nessa mesma situação.

A paixão é essencial, mas não pode ser o único ingrediente

Para criar um negócio com sucesso financeiro e econômico duradouro não devemos ser movidos apenas pela paixão. É preciso muito mais do que a paixão se o seu objetivo for ganhar dinheiro e fazer seu negócio atingir um patamar elevado.

Ter paixão pelo que faz é fundamental, mas não é o suficiente. Assumir que a paixão é o que vai fazer o negócio dar certo é muito perigoso. Para ser dono da sua empresa, você precisa trabalhar muito, bem mais do que trabalhava antes. Além de entender de várias outras questões: parte financeira, administrativa, do marketing, e assim por diante.

Diversos negócios são lançados todos os meses. Entretanto, vários destes projetos já nascem condenados ao fracasso, pois não foi feita uma análise cuidadosa de um conjunto de fatores.

Perguntas fundamentais antes de iniciar um negócio

Antes de iniciar qualquer negócio devem ser respondidas algumas perguntas, tais como: Qual o mercado para o seu produto? Como ele irá se diferenciar dos produtos já existentes? Quem será responsável por financiar o seu negócio? Quais os riscos e como minimizá-los?

Diferenciação é a chave

Para ganhar dinheiro você deve definir um determinado mercado e satisfazer indispensavelmente uma ou mais necessidades. Os clientes não se importam em pagar por um serviço que precisem.

Se a oferta for reduzida ou de fraca qualidade melhor ainda. O que deve evitar no seu negócio é criar um projeto num local mal pensado, com muita oferta ou com um produto que não se distingue da concorrência.

A diferenciação do seu produto ou serviço é fundamental para atrair os clientes. Pense no que irá fazer de inovador ou melhor do que os concorrentes. Vai optar por produtos mais sofisticados? Ou irá diferenciar-se pelo preço? Responder a estas perguntas é o mesmo que responder à pergunta: O que torna o meu negócio único?

Pense nos riscos

Antes de começar pode parecer que não faz sentido pensar em contrariedades no seu negócio, mas quanto mais cedo pensar nos riscos que irá correr, melhor preparado estará para minimizá-los. Reflita sobre os riscos. Pense nos desafios. E defina uma estratégia para superar os problemas que certamente irão surgir no decorrer de sua atividade.

O risco é grande: de acordo com dados do IBGE, 48% das novas empresas fecham as portas depois de três anos. Isso ocorre porque muitos negócios demoram mais tempo do que o previsto para atingir o ponto em que as receitas superam os custos.

Sendo assim,você deverá ter uma base financeira que lhe permita sobreviver durante alguns meses antes do negócio atingir o lucro, ou seja, é necessário definir previamente sobre como será o financiamento do seu negócio. Muitos negócios fecham as portas por insuficiência financeira dos seus acionistas.

Conclusão

Portanto, se você deseja abrir um negócio, lembre-se que é necessário realizar um estudo de mercado para entender com clareza qual é o potencial deste negócio.

Quantas pessoas comprariam o produto ou o serviço, a frequência com que compram, os pontos que você poderia ter como diferencial, e assim por diante.

Para montar um negócio, você deve ter paixão pelo que faz, mas também precisa se apaixonar pelo negócio e buscar entender todos os aspectos que vão permitir que você seja bem-sucedido.

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