Como economizar para financiar um carro e realizar seu sonho
Por favor, avalie esse Post

Como economizar para financiar um carro e realizar seu sonho

Banner convidando para o site do Mobills

Há alguns anos os carros deixaram de ser artigos de luxo. O corre-corre diário, com compromissos com horários cada vez mais apertados, e a constante necessidade de deslocamento transformaram os automóveis em um artigo significativo para a população brasileira.

Entretanto, as pessoas que necessitam comprar um carro enfrentam alguns obstáculos. Os carros são investimentos que exigem uma quantia considerável de dinheiro, impossibilitando (muitas vezes) que seja realizada a compra à vista. Sendo assim, a opção mais comum atualmente é financiar um carro.

Para isso, o interessado deve se organizar, poupar e ter um controle financeiro eficaz, evitando problemas futuros. Quer descobrir como economizar para financiar um carro e realizar seu sonho? Veja algumas orientações valiosas a seguir!

Financiar um carro: como economizar para realizar seu sonho

Onde gasto meu dinheiro?

Uma das principais ações de quem deseja comprar um carro — ou realizar qualquer tipo de investimento — é saber onde o seu dinheiro é gasto. Sendo assim, se organize e procure anotar todos os seus ganhos e gastos.

Dessa forma, você estará dando o primeiro passo para controlar suas finanças. É válido ressaltar que essa prática deve ser adotada diariamente e deve considerar todos os seus gastos, fixos ou variáveis (mesmo aqueles que parecem pequenos como um bombom após o almoço).

No final do mês, você poderá ver quanto essas pequenas compras impactam no seu gasto total.

Qual a importância do controle financeiro?

Saber onde você gasta seu dinheiro é fundamental para não gastar todo seu salário. O controle financeiro nada mais é do que organizar suas finanças em entradas (o dinheiro que você recebe, ou seja, seu salário e outras receitas) e saídas (todo o dinheiro que você gasta, seja ele com pagamento de contas ou com outros gastos).

Como já citado, anotar os gastos é uma prática viável que facilita a realização de um bom controle financeiro. Se você criar o costume de anotar os gastos regularmente, você perceberá o quanto gasta com cada tipo de despesa (contas, refeição, lazer, entre outros) e poderá se programar para poupar parte do seu salário.

Você deve procurar fazer um orçamento financeiro, que nada mais é do que analisar se suas despesas estão dentro do padrão de vida que seus ganhos suportam, tomando medidas para adequá-las, caso necessário.

Reduzir gastos é importante?

Iniciando a cultura de ter um controle financeiro eficaz, você terá a oportunidade de analisar suas finanças. Você deve examiná-las e ponderar se as suas despesas estão dentro do padrão de vida que seus ganhos suportam. Obviamente, caso seu padrão de gastos seja maior que seu padrão de receitas, medidas devem ser tomadas.

É nesse ponto que entra a redução de gastos. Além de adequar sua situação financeira atual, a redução de gastos é um grande aliado na busca de objetivos maiores, como a compra de um carro.

Ao adotar esse tipo de medidas você pode economizar uma quantia antes de financiar seu veículo, ou então, pode economizar para que as parcelas do financiamento sejam pagas sem sustos. Esse tipo de ação é conhecido como organizar seu orçamento financeiro. É bem simples, não?

Economia combina com rotina?

Alterar a forma como você organiza suas finanças e como gasta o seu dinheiro irá impactar no seu dia a dia. A drástica mudança necessitará de disciplina por sua parte. Por exemplo, na hora de comprar aquele docinho após o almoço, lembre-se do seu objetivo final e pense melhor. Pequenas economias podem ser relevantes.

Para tornar a economia uma rotina, pense sempre antes de gastar seu dinheiro. O que você está comprando é realmente necessário? Caso negativo, por que comprar? Contudo, não seja radical demais. Alguns gastos podem ser mantidos (dependendo da sua situação financeira atual e organização), como o barzinho com os amigos ou outras atividades de lazer. Caso contrário, você enlouquecerá!

Uma atitude que facilitará sua economia é definir uma quantia mensal do seu salário (10%, por exemplo) e poupá-la. Depositá-la na poupança todo mês pode ajudar na compra do seu carro e, fazendo-o no início do mês, se torna uma obrigação rotineira. Pense nisso!

Como anotar tudo, sem esquecer?

Um artigo tecnológico que com certeza auxiliará no processo de organizar suas finanças é o aplicativo de controle financeiro.

Além de agilizar o registro dos gastos, os aplicativos possuem diversas funcionalidades, como a produção de gráficos interativos (onde você pode visualizar a projeção de seus gastos e a movimentação mensal de suas finanças), alerta de vencimento de contas, sincronização com a web (o que permite que você realize o controle financeiro on-line), entre outros.

Estudar para comprar um carro?

Nós, brasileiros, não temos hábitos de estudar uma compra, infelizmente. Porém, é fundamental para que você realize seu sonho. Para financiar um carro, por exemplo, deve-se avaliar as opções que existem de financiamento e o impacto financeiro em seus gastos.

Atualmente, existem duas formas de se financiar um automóvel: CDC ou leasing. O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) permite que o veículo já seja transferido para o comprador, ou seja, o carro estará em seu nome. Já no leasing, o registro do carro fica com a instituição financeira, até que todo o saldo do financiamento seja findado.

Além das formas de financiamento existentes, você deve pesquisar as taxas de juros utilizadas pelas agências financeiras e compará-las. No final, esse processo fará muito bem para o seu bolso!

Financiamento?

Com base em todas as dicas elencadas acima, financiar um carro torna-se um objetivo alcançável, não é mesmo? Realize seus sonhos sem medo, mas não esqueça que o financiamento é um compromisso firmado a longo prazo, devendo ser bem estudado e planejado, para que seu sonho não se torne um pesadelo!

Realizar um sonho não é uma tarefa simples. Apresentamos algumas dicas para ajudar nessa conquista. Busque sempre focar em seus objetivos e controlar suas finanças, para financiar um carro de forma efetiva e satisfazer seu desejo!

*****

Você sabia que estamos postando 2 textos novos por dia (de segunda a sexta-feira)?  Não perca a oportunidade de ler artigos incríveis, acesse o Portal Mobills diariamente e aprenda cada vez mais sobre todos os temas relacionados às finanças pessoais, empreendedorismo, dicas de produtividade e muito mais!

Leia mais:

10 coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro

Como poupar dinheiro: saiba quanto guardar e por que juntar por mês

52 semanas para poupar dinheiro: encare esse desafio

Curtiu nossas dicas sobre como economizar para financiar um carro? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como economizar para financiar um carro e realizar seu sonhoA sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários