Finanças pessoais: como organizar o orçamento em tempo de crise

Banner convidando para o site do Mobills

Em tempos difíceis, em que a economia do país ainda segue bastante instável, olhar com ainda mais atenção para as finanças pessoais é uma atitude essencial.

Entre os hábitos que não podem ficar de fora da rotina estão anotar todos os gastos, cortar aquelas despesas desnecessárias de acordo com seu perfil, evitar assumir novas dívidas e mudar a rotina no supermercado.

Ainda não conseguiu ordenar as finanças e quer saber como organizar o orçamento em tempo de crise? Confira dicas que lhe ajudarão!

7 HÁBITOS BENÉFICOS PARA AS FINANÇAS PESSOAIS

Como organizar o orçamento em tempo de crise

Anote os gastos em planilhas ou aplicativos no celular

Saber onde seu dinheiro está sendo gasto faz toda a diferença, principalmente quando a situação financeira está difícil. Ao identificar quanto você gasta e onde gasta é possível fazer mudanças no orçamento para equilibrar a situação financeira e se certificar que suas receitas superam as despesas.

Para fazer seu controle de gastos, conte com a ajuda de planilhas ou aplicativos no celular para registrar suas despesas. É importante marcar mesmo as compras menores, como balinhas no cinema e o café depois do almoço.

Somadas, essas despesas podem fazer a diferença no seu orçamento. O Mobills é um dos gerenciadores financeiros online que ajuda a manter as contas em dia. Não deixe de conferir.

Corte despesas desnecessárias e gastos supérfluos

Depois de adquirir o hábito de registrar seus gastos, faça uma análise cuidadosa de onde estão suas principais despesas e quais delas podem ser cortadas ou reduzidas. O ideal é começar pelos gastos variáveis, relacionados ao estilo de vida, como cuidados pessoais, bares/restaurantes e compras.

Cancelar a matrícula da academia que você não vai e a assinatura do jornal que nunca lê, por exemplo, já é uma forma de ter mais dinheiro na conta bancária. Analise, ainda, outros gastos que podem ser reduzidos, como contas de luz, água e gás.

Economize no supermercado

Para manter as finanças pessoais em dia em tempos de crise, a mudança de atitude também tem que se estender às compras no supermercado.

Trocar marcas famosas — e mais caras — por similares mais em conta, fazer uma lista do que deve ser comprado e se ater a ela e não fazer compras com fome são alguns cuidados que ajudam a reduzir o que é gasto no mercado todo mês.

Dar preferência às frutas e legumes da estação e fugir de alimentos industrializados são formas de economizar ainda mais nessa categoria.

14 DICAS SUPER SIMPLES PARA ECONOMIZAR NO SUPERMERCADO

Evite assumir novas dívidas

Se assumir dívidas é ruim em tempos de vacas gordas, quando o momento é de crise, o cuidado deve ser redobrado.

Sendo assim, invista na organização financeira. Não compre mais do que pode pagar e evite a todo custo se endividar com financiamentos, compras parceladas e, principalmente, modalidades que cobram os juros mais altos do mercado.

Como rotativo do cartão de crédito e cheque especial.

Tenha cuidado com o cartão de crédito

O dinheiro de plástico pode ser um grande inimigo de quem tenta manter o orçamento equilibrado em tempos de crise. O cartão, se mal utilizado, pode estimular as compras por impulso.

Outro perigo é cair na armadilha do parcelamento e, no futuro, não conseguir arcar com o valor das parcelas da compra. Se não tiver controle financeiro, use o cartão de crédito apenas em último caso.

Mantenha seus gastos sob controle, certifique-se que suas receitas superam as despesas e não se esqueça de criar uma reserva para emergências. Dessa forma, você conseguirá passar pelos tempos de inflação alta sem comprometer a segurança financeira.

*****

LEIA TAMBÉM:

Aprenda como organizar o orçamento doméstico em 4 etapas

Controle do orçamento familiar: os 7 erros mais frequentes

Como encaixar grandes sonhos em um pequeno orçamento

22 dicas essenciais para ajudar você a controlar o orçamento

Aprenda a economizar dinheiro criando metas e orçamentos

 

*****

Tem mais alguma dica de finanças pessoais sobre como organizar o orçamento em tempo de crise? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Finanças pessoais: como organizar o orçamento em tempo de crise? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários