Empreendedorismo

9 dicas essenciais de finanças para empreendedores

Homem fazendo as contas da sua empresa no notebook simbolizando o tema finanças para empreendedores
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Quer empreender, mas ainda tem dúvidas básicas? Veja nossas dicas e tenha sucesso nos negócios.

9 dicas essenciais de finanças para empreendedores

Banner convidando para o site do Mobills

Empreendedor não é necessariamente aquele que vai abrir um negócio, mas com toda certeza é alguém que sonha, deseja e vai lutar para conquistar o sucesso. No entanto, surgem obstáculos na vida dessas pessoas. Uma das maiores dificuldades encontradas é a gestão financeira.

Seja o dono de uma empresa, seja alguém que faz de tudo para se capacitar e se tornar mais atraente para o mercado ou até aquela pessoa que está começando um negócio.

Pensando nisso, trouxemos 9 dicas essenciais de finanças para empreendedores. O objetivo é fazer com que quem quer trilhar esse caminho aprenda a ter um melhor controle do seu dinheiro.

9 dicas essenciais de finanças para empreendedores

1. Planeje e controle os gastos

Muitas pessoas encontram dificuldades em se organizarem financeiramente, o que pode influenciar negativamente no seu desenvolvimento.

É impossível ganhar dinheiro gastando mais do que é arrecadado. Isso vale também, obviamente, para os impulsos consumistas.

Sendo assim, caso queira se capitalizar, poupe!

2. Tenha visão, saiba quando e como investir

Para empreender, é preciso ser sagaz, não tem jeito. Tem que estar antenado e ter “faro” para identificar boas oportunidades.

Às vezes é necessário ser conservador. Quando tudo estiver jogando contra, será preciso ser arrojado e arriscar. Tenha personalidade!

3. Aperfeiçoar-se é o caminho!

Não podemos nos esquecer de nós mesmo. Do que adianta investirmos tempo e dinheiro na empresa, ou nos preocuparmos com as finanças do lar se ficarmos estagnados?

Portanto, é importante a busca pelo crescimento pessoal e profissional, dessa forma também será possível melhorar o networking e abrir novas portas!

4. Prepare-se para despesas

Qualquer tipo de empreendedor deve preparar-se para as possíveis despesas. Planejamento novamente ganha destaque. Se tiver que adquirir produtos ou contratar serviços, faça de forma programada, junte o quanto der antes.

O mesmo vale para viagens, pagar a faculdade ou até mesmo um curso de aperfeiçoamento. Estar um passo à frente é a chave para economia!

5. Tenha um fundo de emergência

Pegando o gancho da dica anterior, deixe sempre guardado um fundo de emergência. Seja o mercado de trabalho ou mesmo a vida pessoal, algo inoportuno pode acontecer e devemos nos proteger.

Sendo assim, deixar de gastar com coisas desnecessárias é uma espécie de proteção! Junte um pouco de dinheiro e guarde, não vai fazer mal!

6. Faça diagnósticos e elimine os custos desnecessários

Mesmo que os gastos inúteis possam ser pequenos, cortá-los pode fazer um grande diferencial no futuro. Ser organizado, tanto na empresa, quanto no lado pessoal pode trazer oportunidades de novos ganhos e também de economia.

Experimente analisar minuciosamente seus gastos e cortar coisas desnecessárias. O trabalho vai valer a pena.

7. Fuja de financiamentos!

Financiamentos e empréstimos só servem para corroer o orçamento e gerarem custos indesejados! Espere um melhor momento e compra à vista!

8. Separe as finanças pessoais das empresariais

Um tema delicado e complexo. Como separar nossa vida empresarial da pessoal, principalmente as finanças?

Quando estamos falando de finanças para empreendedores, o ideal é que o empreendedor deixe fixada uma renda mensal para si e que não retire do caixa da empresa, mesmo se enfrentar algumas dificuldades.

Como já falamos antes, é preciso ter visão, planejar e estar preparado para as adversidades. Ter uma postura firme e não ceder aos desejos de retirar dinheiro da empresa para colocar na vida pessoal será um diferencial.

O padrão de vida certamente vai aumentar junto com o crescimento da empresa, mesmo assim deve ser algo controlado. É desejável que o empreendedor mantenha separadas contas para si e outra para a empresa.

9. Procure ajuda especializada

Procurar ajuda especializada é uma ótima opção. Um gerenciador de finanças bem detalhado pode ser uma ótima alternativa.

Uma excelente dica é o Mobills, que conta com diversos dispositivos de gerenciamento, como extratos detalhados, gerenciamento de cartões de créditos e atendimento personalizado. Embora seja um gerenciador focado em finanças pessoais, muitas pessoas utilizam o Mobills também para controlar as finanças de suas empresas.

Outra dica é interessante é buscar apoio no Sebrae. Caso não haja nenhuma unidade dele na sua cidade, você pode acessar diretamente pela internet, o portal do Sebrae conta com diversas dicas e cursos interessantes para empreendedores.

Leia também:

20 fatores importantes para ajudar você a montar um negócio de sucesso

As lições de bilionários para quem está buscando o sucesso nos negócios

O grande erro da maioria dos empreendedores.

Curtiu nossas dicas de finanças para empreendedores? Conhece mais alguma interessante? Compartilhe conosco! 

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 9 dicas essenciais de finanças para empreendedores? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing do Mobills e editor-chefe do Portal Mobills, tem 26 anos, mora em Fortaleza-CE. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.

5 Comentários

  • ola boa noite estou utilizando o programa mobills e estou gostando muito, gostaria de melhora minha forma de gasta meu dinheiro. pois todo mês meu salario fica na conta certa, como faco para ter maior controle para economiza de maneira que eu possa ter uma vida melhor, com lazer

    • Bom dia Gustavo, tudo bem!? Um bom começo é o de ter uma noção de para onde o seu dinheiro está indo. Imagine seu orçamento como a água de sua casa. Quando o consumo está muito alto na conta, sempre procuramos as causas, não é mesmo? Se existem vazamentos, se foi uma época de muito calor, etc. Então, o primeiro passo é o registro de suas receitas e despesas. Isto requer um pouco de disciplina, mas o Mobills tem várias formas de facilitar isto, como: baixar o arquivo de seu extrato bancário, coletar os dados de suas despesas via SMS, etc. Em breve lançaremos um e-book com os conceitos básicos sobre finanças. Conte conosco!

  • Já estou endividada, mas tenho serviço a minha receita pode até chega à vinte mil. Sou pequena e ainda não … estou tentando vender nosso carro, mas até agora não conseguimos. Os pagamentos estão atrasados não todos mas os com prestação acima de 900 reais estão. Agora estou procurando ter educação financeira e encontrei o Mobills e vou começar a mudar .

    • Olá Shirley! Sim, é possível mudar a sua situação. Temos visto casos incríveis de superação de pessoas que estão usando o Mobills como ferramenta.Estamos torcendo e trabalhando para que você possa conseguir seus objetivos financeiros. Parabéns e mantenha o foco!

Deixe um comentário