Empreendedorismo

9 dicas essenciais de finanças para empreendedores

Homem fazendo as contas da sua empresa no notebook simbolizando o tema finanças para empreendedores
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Quer empreender, mas ainda tem dúvidas básicas? Veja nossas dicas e tenha sucesso nos negócios.

9 dicas essenciais de finanças para empreendedores

Banner convidando para o site do Mobills

Empreendedor não é necessariamente aquele que vai abrir um negócio, mas com toda certeza é alguém que sonha, deseja e vai lutar para conquistar o sucesso. No entanto, surgem obstáculos na vida dessas pessoas. Uma das maiores dificuldades encontradas é a gestão financeira.

Seja o dono de uma empresa, seja alguém que faz de tudo para se capacitar e se tornar mais atraente para o mercado ou até aquela pessoa que está começando um negócio.

Pensando nisso, trouxemos 9 dicas essenciais de finanças para empreendedores. O objetivo é fazer com que quem quer trilhar esse caminho aprenda a ter um melhor controle do seu dinheiro.

9 dicas essenciais de finanças para empreendedores

1. Planeje e controle os gastos

Muitas pessoas encontram dificuldades em se organizarem financeiramente, o que pode influenciar negativamente no seu desenvolvimento.

É impossível ganhar dinheiro gastando mais do que é arrecadado. Isso vale também, obviamente, para os impulsos consumistas.

Sendo assim, caso queira se capitalizar, poupe!

2. Tenha visão, saiba quando e como investir

Para empreender, é preciso ser sagaz, não tem jeito. Tem que estar antenado e ter “faro” para identificar boas oportunidades.

Às vezes é necessário ser conservador. Quando tudo estiver jogando contra, será preciso ser arrojado e arriscar. Tenha personalidade!

3. Aperfeiçoar-se é o caminho!

Não podemos nos esquecer de nós mesmo. Do que adianta investirmos tempo e dinheiro na empresa, ou nos preocuparmos com as finanças do lar se ficarmos estagnados?

Portanto, é importante a busca pelo crescimento pessoal e profissional, dessa forma também será possível melhorar o networking e abrir novas portas!

4. Prepare-se para despesas

Qualquer tipo de empreendedor deve preparar-se para as possíveis despesas. Planejamento novamente ganha destaque. Se tiver que adquirir produtos ou contratar serviços, faça de forma programada, junte o quanto der antes.

O mesmo vale para viagens, pagar a faculdade ou até mesmo um curso de aperfeiçoamento. Estar um passo à frente é a chave para economia!

5. Tenha um fundo de emergência

Pegando o gancho da dica anterior, deixe sempre guardado um fundo de emergência. Seja o mercado de trabalho ou mesmo a vida pessoal, algo inoportuno pode acontecer e devemos nos proteger.

Sendo assim, deixar de gastar com coisas desnecessárias é uma espécie de proteção! Junte um pouco de dinheiro e guarde, não vai fazer mal!

6. Faça diagnósticos e elimine os custos desnecessários

Mesmo que os gastos inúteis possam ser pequenos, cortá-los pode fazer um grande diferencial no futuro. Ser organizado, tanto na empresa, quanto no lado pessoal pode trazer oportunidades de novos ganhos e também de economia.

Experimente analisar minuciosamente seus gastos e cortar coisas desnecessárias. O trabalho vai valer a pena.

7. Fuja de financiamentos!

Financiamentos e empréstimos só servem para corroer o orçamento e gerarem custos indesejados! Espere um melhor momento e compra à vista!

8. Separe as finanças pessoais das empresariais

Um tema delicado e complexo. Como separar nossa vida empresarial da pessoal, principalmente as finanças?

Quando estamos falando de finanças para empreendedores, o ideal é que o empreendedor deixe fixada uma renda mensal para si e que não retire do caixa da empresa, mesmo se enfrentar algumas dificuldades.

Como já falamos antes, é preciso ter visão, planejar e estar preparado para as adversidades. Ter uma postura firme e não ceder aos desejos de retirar dinheiro da empresa para colocar na vida pessoal será um diferencial.

O padrão de vida certamente vai aumentar junto com o crescimento da empresa, mesmo assim deve ser algo controlado. É desejável que o empreendedor mantenha separadas contas para si e outra para a empresa.

9. Procure ajuda especializada

Procurar ajuda especializada é uma ótima opção. Um gerenciador de finanças bem detalhado pode ser uma ótima alternativa.

Uma excelente dica é o Mobills, que conta com diversos dispositivos de gerenciamento, como extratos detalhados, gerenciamento de cartões de créditos e atendimento personalizado. Embora seja um gerenciador focado em finanças pessoais, muitas pessoas utilizam o Mobills também para controlar as finanças de suas empresas.

Outra dica é interessante é buscar apoio no Sebrae. Caso não haja nenhuma unidade dele na sua cidade, você pode acessar diretamente pela internet, o portal do Sebrae conta com diversas dicas e cursos interessantes para empreendedores.

Leia também:

20 fatores importantes para ajudar você a montar um negócio de sucesso

As lições de bilionários para quem está buscando o sucesso nos negócios

O grande erro da maioria dos empreendedores.

Curtiu nossas dicas de finanças para empreendedores? Conhece mais alguma interessante? Compartilhe conosco! 

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 9 dicas essenciais de finanças para empreendedores? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing do Mobills e editor-chefe do Portal Mobills, tem 26 anos, mora em Fortaleza-CE. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.

Deixe um comentário