Estilo de Vida

Veja 10 dicas essenciais para controlar melhor as finanças familiares

Casal e filho fazendo as contas de casa - Representação do tema Controlar as finanças familiares
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Organizar as finanças familiares às vezes pode parecer uma tarefa quase impossível, mas não é.

Veja 10 dicas essenciais para controlar melhor as finanças familiares

Banner convidando para o site do Mobills

Se organizar as finanças e o orçamento de uma única pessoa pode ser difícil, quando a organização se multiplica para toda a família a tarefa pode parecer perto do impossível.

Na realidade, entretanto, organizar e controlar melhor as finanças familiares vai além do mero fazer contas – demanda dedicação!

Antes de tudo, é importante perceber que organizar as finanças familiares vai além de anotar todas as despesas. Isso é importante, mas deve ser feito ao lado de muito planejamento, controle e delegação de prioridades.

E tudo isso fica muito mais fácil atualmente com o grande número de ferramentas para ajudar, desde planilhas simples até aplicativos para smartphones que ajudam no controle dos gastos.

E a maior recompensa para quem consegue o controle financeiro familiar é atingir objetivos comuns para toda família, com viabilização de projetos futuros como a compra de uma casa nova, carro, intercâmbio, viagens etc.

Para isso, é importante que cada membro saiba dos objetivos e faça sua parte para garantir estabilidade no presente e a concretização dos sonhos futuros. Confira abaixo 10 dicas para controlar melhor as finanças familiares:

10 dicas para controlar melhor as finanças familiares

1. Identifique os gastos

Moça pensando sobre como identificar gastos

Saiba onde está cada gasto familiar. Isso é uma das coisas mais importantes, pois um dos piores vilões para a vida financeira saudável é não saber quanto entra e quanto sai de dinheiro a cada mês.

Uma boa dica para identificar os gastos é usar um aplicativo ou planilha e estabelecer a renda total do mês. Em seguida, tudo deve ser anotado: salários, aluguel, pensão, rendimentos extras, gastos grandes e pequenos.

Com essa prática, é comum se impressionar com o quanto é gasto sem que a gente perceba.

2. Defina suas prioridades

Antes de consumir, analise bem o seu orçamento disponível.

É importantíssimo saber separar o que é importante e realmente necessário, do que é supérfluo. Diferencie bem o que é essencial do que é apenas um desejo que pode impedir a realização de um sonho no longo prazo.

3. Programe os gastos

Com gastos bem programados, fica mais fácil pagar todas as contas integralmente e não se afogar em dívidas.

Pagar as contas em dia é importante para não gastar dinheiro em juros e multa. Para facilitar essa tarefa, você pode utilizar um aplicativo de controle financeiro. Conhece os benefícios de usar um? Não? Confira clicando na imagem!

Banner convidando para baixar e-book sobre benefícios de usar aplicativo de controle financeiro

4. Deixe o modismo de lado

Sabe aquele item que todo mundo está comprando por que está na moda? Não caia nessa. Tente não cair no consumismo ou modismo e compre apenas itens que sejam úteis para você e sua família.

Comprar algo por impulso ou por estar na moda aumenta a probabilidade que o item caia no esquecimento e não seja usado pela família, além de tirar o dinheiro de algo que poderia ser mais importante.

5. Faça uma poupança

2 cofrinhos em forma de porco

Mesmo com todo planejamento, imprevistos acontecem. Por isso que ter uma poupança é tão importante.

Ela vira uma ferramenta de ouro para evitar que a família se endivide após eventuais imprevistos, além de se tornar uma quantia em rendimento que pode ser usada em oportunidades posteriores.

6. Trace um objetivo

Planejar bem os gastos e poupar é importante, mas traçar um objetivo também é essencial.

Ele ajuda também no sentido emocional, já que ter um bom objetivo em mente pode estimular a seguir as demais dicas.

7. Estipule um prazo

Ilustração de um homem vendo o dinheiro como objetivo

Estipular um prazo também ajuda a fazer as práticas rotineiras de planejamento e economia. Após traçar um objetivo, estipule um prazo para alcançar esse objetivo.

O prazo pode variar de acordo com o caminhar das coisas, mas ele é importante para se ter uma ideia do valor que deve ser economizado a cada mês.

8. Compre à vista

Não pense no parcelamento como uma opção interessante e satisfatória. Em vez de dividir uma compra em 12, 24, 36 vezes, procure não se endividar a longo prazo e pague à vista.

Num período de tempo tão grande, podem acontecer imprevistos e você pode não conseguir pagar uma parcela. Além disso, pagamentos à vista costumam ter desconto.

9. Economize no supermercado

Quanto maior a família, mais complicado esse item pode ser. Mas uma boa dica para economizar na hora de fazer a feira é criar uma lista de produtos a comprar antes de sair de casa. Isso evita comprar produtos que não seriam necessários.

Também é recomendado criar uma boa lista de compras que leve em conta validade dos alimentos para que tudo possa ser consumido sem estragar.

10. Economia no celular

Outra ótima forma de economia para controlar as finanças familiares é usar planos família para celular. Muitas vezes, esses planos são bem mais vantajosos do que contas individuais.

Pesquise ao máximo antes de fechar contrato com uma empresa para encontrar a melhor opção.

Colocando as dez dicas acima em prática, certamente o orçamento da sua família ficará mais folgado e vocês poderão realizar grandes sonhos dentro do prazo estipulado.

*****

Leia mais:

Como manter o foco, fazer o que é necessário e ter sucesso

Aprenda a elaborar seu orçamento corretamente em 4 passos

Como cortar gastos supérfluos que podem atrapalhar o seu planejamento

10 coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro

Controle do orçamento familiar: os 7 erros mais frequentes

*****

Se você tiver mais dicas sobre como controlar melhor as finanças familiares, compartilhe com a gente nos comentários!  

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Veja 10 dicas essenciais para controlar melhor as finanças familiares? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing do Mobills e editor-chefe do Portal Mobills, tem 26 anos, mora em Fortaleza-CE. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.

Deixe um comentário