3 ferramentas para controlar seu orçamento
Por favor, avalie esse Post

3 ferramentas para controlar seu orçamento

Se uma das suas metas é ficar em paz com as finanças, nada melhor do que começar a organizar o seu orçamento familiar.

De acordo com o físico irlandês William Thomson Kelvin: “Aquilo que não se pode medir não se pode melhorar”. Sendo assim, registrar as despesas e receitas é o ponto de partida de qualquer projeto financeiro, seja para alcançar o primeiro milhão, comprar um imóvel ou apenas para se livrar das dívidas.

Saber quanto gasta com a prestação da casa, com a faculdade e com o financiamento do carro é muito fácil. Mas para ter real controle de sua situação financeira é fundamental se preocupar com todas as despesas, principalmente as menores. Apesar de parecerem insignificantes, essas despesas do dia a dia podem ter grande impacto no orçamento pessoal se não forem devidamente controladas.

Desse modo, listamos 3 opções de ferramentas para controlar seu orçamento de maneira mais eficiente. Veja qual das ferramentas se encaixa melhor ao seu modo de gerenciar o orçamento.

3 ferramentas para controlar seu orçamento

1. Aplicativos mobile de controle financeiro

Existem diversos aplicativos que buscam contribuir para uma melhor organização do seu orçamento. Desde os mais simples até os que possuem mais funcionalidades e, portanto, são mais completos e eficientes. Esses apps facilitam tanto a inserção de dados, por estarem na palma da mão (instalados em seu celular), como permitem diversos tipos de análises sobre como estão seus gastos.

Dentro deste perfil pode-se citar como o mais funcional e completo, o Gerenciador Financeiro Mobills, que apesar de possuir diversas funcionalidades consegue ser totalmente simples e prático, facilitando a utilização por parte do usuário.

O aplicativo já foi baixado por mais de 1 milhão de pessoas e pode ser acessado por smartphones (Android ou iOS) e/ou pelo computador. Ele permite que você cadastre e categorize suas despesas com ou sem internet; crie metas de gastos; seja avisado via notificações quando sua meta estiver perto de ser atingida; analise suas finanças pessoais através de gráficos organizados por categorias, projeção de gastos e por movimentação mensal. Além disso, os gráficos são muito dinâmicos e interativos.

Se você ainda não possui nenhum aplicativo deste gênero no seu celular, sugerimos que faça o download do Mobills e comece a utilizar imediatamente. Isso ajudará bastante no seu controle financeiro.

2. Planilhas Excel

Para aqueles que ainda preferem a boa e velha planilha Excel, também existem algumas sugestões que podem ajudar a organizar o orçamento. Embora as planilhas não tenham a mesma praticidade dos aplicativos mobile também podem cumprir um papel importante no controle das finanças pessoais.

Dentre as planilhas mais interessantes, pode-se citar: a planilha elaborada pela própria equipe do Microsoft Excel, que é bem intuitiva e clara; a planilha da Academia do Dinheiro, elaborada pelo consultor financeiro Mauro Calil; a planilha da BM&FBovespa, que é interessante para quem deseja acompanhar a evolução dos investimentos; e, a planilha do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), indicada para aquela pessoa que sempre anotou os gastos no papel e ainda não está muito acostumado ao uso de planilhas no computador.

3. Adquirir conhecimento através da internet e Mobills Social

Outra ferramenta que pode auxiliar bastante o controle de suas finanças pessoais é a internet. Existem diversos blogs que tratam do assunto, com textos sobre os mais variados temas.

Obviamente que para melhorar o seu modo de tratar suas finanças é necessário conhecimento sobre o assunto e para entender melhor sobre um assunto você necessita de informação, que você pode obter a partir da leitura dos blogs, como o próprio Blog Mobills ou blogs mais voltados a investimentos.

Mobills Social

No Mobills Social, você interage com outros usuários da comunidade Mobills através de dicas financeiras. Você pode comentar em uma dica postada por outro usuário, pedir conselhos sobre controle das finanças pessoais, investimentos, livros de educação financeira, além de encontrar sugestões de promoções enviada pelos próprios usuários.

Tudo isso para facilitar a troca de informação e experiência entre os usuários e ajudar você a economizar e melhorar a organização das finanças pessoais. Esse é mais um diferencial do Gerenciador Financeiro Mobills.

Essas são nossas dicas de ferramentas para auxiliar o controle do seu orçamento pessoal. Se ainda não começou, a partir de hoje busque organizar seu orçamento. Não perca tempo nem dinheiro, economize mais para ser mais!

Curtiu conhecer os 3 tipos de ferramentas para controlar seu orçamento? Utiliza alguma delas? Compartilhe conosco!

Quer melhorar sua situação financeira? Acesse www.mobills.com.br para conhecer todos os recursos do aplicativo ou se cadastre diretamente clicando aqui.

Quer compartilhar dicas financeiras e ver as dicas de outras pessoas? Utilize o Mobills Social.

Gostou do artigo 3 ferramentas para controlar seu orçamento? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários