Empreendedorismo

11 ferramentas essenciais para microempreendedores e gratuitas

Empreendedor utilizando o smartphone simbolizando o tema Ferramentas essenciais para microempreendedores
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Essas ferramentas auxiliam bastante os empreendedores que estão começando um negócio.

11 ferramentas essenciais para microempreendedores e gratuitas 

Banner convidando para o site do Mobills

Normalmente, quando estão começando um negócio, os microempreendedores individuais (MEI) precisam efetuar uma grande quantidade de tarefas, não têm muitos ajudantes para realizar os afazeres e contam com um orçamento limitado.

Entretanto, existem várias ferramentas úteis para o dia a dia desses pequenos e novos empresários, embora nem todo empreendedor conheça o potencial da tecnologia.

Não é necessário nem mesmo utilizar o computador, uma vez que os smartphones, mesmo os mais básicos, têm capacidade técnica para executar milhares de aplicativos.

Conheça algumas das ferramentas gratuitas e essenciais que podem ajudar bastante no funcionamento e na gestão da sua microempresa. 

Ferramentas essenciais para microempreendedores (e gratuitas)

Para reduzir os gastos com telefone

Skype e Viber são ótimas ferramentas para evitar as altas tarifas cobradas pelas operadoras de telefonia móvel. Você baixa os programas e, se estiver conectado à internet, não paga pelos serviços, desde que a pessoa para quem você for ligar também tenha os aplicativos instalados.

O Skype permite que você faça videochamadas gratuitamente, enquanto o Viber é mais focado em chamadas apenas com áudio. Os dois possuem versões para celular e computador.

Além disso, tanto o Skype quanto o Viber, por meio de créditos, permitem ligações para telefones fixos a custos mais baixos. Há, ainda, planos em que o usuário faz ligações interurbanas e até internacionais gastando muito pouco. 

Para utilizar a computação em nuvem

Com a utilização em massa da internet, a chamada computação em nuvem – onde os arquivos ficam armazenados em servidores na web – também se tornou popular.

Ao usar a computação em nuvem, você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Os três serviços mais utilizados são o Google Drive, o OneDrive e o DropBox

Para não esquecer nenhuma atividade importante

Evernote é a ferramenta perfeita para aqueles que gostam de fazer anotações, mas que esquecem de realizar as atividades.

Com ele é possível salvar textos,  criar listas de tarefas, tirar fotos, gravar lembretes de voz, digitalizar cartões de visita e organizar todas essas informações, gratuitamente. 

Tudo fica guardado na nuvem. Dessa forma, se o celular for perdido, os registros ficam preservados. Outra vantagem é que as notas podem ser editadas no computador, pois o serviço faz sincronização entre dispositivos.

Para o gerenciamento da empresa

QuickBooks ZeroPaper 

Ótima ferramenta para gestão: organiza o fluxo de caixa (contas a pagar e receber), emite boleto bancário, faz relatórios de resultados e envia alertas por SMS.

Com a plataforma, o empreendedor pode controlar as finanças do seu negócio onde estiver. Além disso, é possível tirar fotos de recibos e guardá-los em um lugar seguro, dentre outras facilidades.

Qipu 

Aplicativo gratuito do Sebrae. Foi lançado com a finalidade de ajudar os microempreendedores individuais a melhorar a gestão de seus negócios e finanças. Ele é compatível com aparelhos de sistemas operacionais iOS e Android.

A ferramenta permite que o empreendedor controle suas vendas e despesas; receba mensagens lembrando das datas de pagamento de tributos, avisos sobre benefícios e dicas para melhorar os negócios, entre outras coisas.

Para agilizar o trabalho

Ferramentas como o Asana e o Wunderlist eliminam o trabalho repetitivo e dão maior agilidade ao controle de projetos, de demandas ou do planejamento estratégico.

Ambas são compatíveis com os sistemas Android e iOS e operam em modo web.

Para escapar de engarrafamentos

O Waze ajuda os usuários a escapar de engarrafamentos e encontrar rotas alternativas, o que diminui o risco de se atrasar para compromissos importantes.

No Waze, os próprios usuários alertam sobre acidentes, vias bloqueadas, engarrafamentos e blitz. Ele é exclusivo para celular.

*****

Leia mais:

9 dicas para quem deseja iniciar um negócio próprio

Saiba como escolher o sócio ideal para o seu negócio

20 fatores importantes para ajudar você a montar um negócio de sucesso

Já conhecia essas ferramentas essenciais para microempreendedores? Utiliza alguma outra? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 11 ferramentas essenciais para microempreendedoresA sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário