Escolher a melhor plataforma para e-commerce não é uma tarefa tão simples. Até porque, essa escolha pode impactar profundamente os rumos do seu negócio.

5 dicas para escolher a melhor plataforma para seu e-commerce

O mercado do e-commerce no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço.

De acordo com um levantamento da Mastercard, em 2019 o crescimento do setor foi de 13,5%, frente a um avanço de apenas 1,5% das vendas no varejo como um todo.

Nesse cenário, o empreendedor que quiser atuar nessa área pode se sair muito bem.

Todavia, quem se pergunta sobre como vender pela internet precisa estar atento a algumas etapas anteriores à de, finalmente, colocar a mão na massa.

É preciso planejar muito bem todos os aspectos da sua estratégia para que seu negócio possa prosperar.

Se você já começou suas pesquisas e decidiu que vai criar uma loja virtual para ser seu principal canal de vendas, hora de escolher como colocar isso em prática!

Uma possibilidade muito simples para criação da sua loja é fazê-lo por meio de uma plataforma de e-commerce.

Ao utilizar esse serviço, você pode criar seu site para vendas na internet a partir de sistemas que já existem e que permitem que você tenha acesso a meios de pagamento e de envio, entre outras funcionalidades.

Mas, entre tantas opções no mercado, como escolher a melhor plataforma para e-commerce?

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A seguir, vamos conhecer algumas dicas para que você possa escolher a opção mais adequada para a sua loja virtual. Vamos lá?

Como escolher a melhor plataforma para seu e-commerce

1. Planos disponíveis e possibilidade de mudança

Antes de escolher a melhor plataforma para e-commerce que vai atender ao seu negócio, é preciso observar cada um dos planos disponíveis, suas funcionalidades e valores.

Avalie o que eles oferecem e se essas utilidades são suficientes para o que você acredita que sua loja vai necessitar.

Além disso, entenda se há possibilidade de mudança de plano, seja para um mais caro ou para um mais barato.

Muitas vezes, seja para bem ou para mal, nossas previsões iniciais não se concretizam e pode ser que você não precise de todas aquelas funcionalidades ou, então, que você precise de mais delas.

Nesse contexto, é bom saber se a plataforma de e-commerce te auxiliará na escalabilidade do seu negócio.

Por fim, mas não menos importante, busque entender o que está incluso no valor da mensalidade.

Existem plataformas que cobram valores extras por produto cadastrado na loja virtual ou então se o número de acessos no site excede uma determinada cifra, por exemplo.


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2. SEO para plataforma de e-commerce

Outro aspecto de grande importância na hora de escolher a melhor plataforma pra seu e-commerce é o quanto ela é otimizada para SEO.

É claro que existem coisas que você pode fazer manualmente para ser encontrado pelos mecanismos de busca, mas nem todas.

Existem fatores fundamentais que dependem do sistema, como, por exemplo, o tempo de carregamento das páginas.

Além disso, os sites devem ser responsivos para mobile — ou seja, precisam carregar bem nos smartphones e tablets —, já que boa parte dos consumidores online compram por esses dispositivos e o Google considera esse fator na hora de ranquear os resultados das pesquisas.

Por isso, você deve escolher uma plataforma de e-commerce que tenha funcionalidades que propiciem seu site ser encontrado nas pesquisas dos usuários.

Assim, você atrai mais visitantes sem depender apenas de anúncios na internet e aumenta as chances de conversão em seu e-commerce.

3. Integrações

Mais um ponto fundamental no momento de escolher a melhor plataforma para seu e-commerce é em relação às integrações que ele oferece.

Quais meios de pagamento você poderá oferecer se escolher aquela plataforma? E de envio? Há possibilidade de integração com um sistema de gestão?

Além de quais serviços podem ser utilizados, procure saber se há possibilidade de usar algum outro, caso seja sua preferência, mesmo que não haja uma integração nativa da plataforma.

Finalmente, atente para a possibilidade de vincular contas de marketplaces e de redes sociais.

Isso porque esses também são ótimos canais de venda e podem agregar muito nas vendas da sua marca.

Vender pelo Instagram e por marketplaces também pode ajudar na visibilidade da sua loja virtual.

E ter todas as vendas desses canais unificadas em um mesmo painel vai simplificar muito seu trabalho.


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4. Facilidade de uso

Tão importante quanto os vários detalhes técnicos e integrações na hora de escolher a melhor plataforma para e-commerce é a facilidade de uso.

Procure saber se você se adapta bem à forma como aquele sistema funciona.

Para isso, converse com outros lojistas que utilizem as plataformas pelas quais você se interessou.

Além disso, existem serviços que permitem que você execute um período gratuito de testes.

Aproveite essa oportunidade para simular seu trabalho com a loja virtual e já prever possíveis problemas.

5. Servidor estável

A última dica que apresentamos é em relação aos servidores.

Procure pela plataforma de e-commerce que possa te dar a maior estabilidade.

Afinal, você não quer que sua loja pare de funcionar em períodos de muito tráfego, como o Dia das Mães ou a Black Friday, certo?

Para isso, além de pesquisar sobre o tempo de uptime — ou seja, quanto tempo no ano o sistema da plataforma funcionou — no site daquela empresa, pergunte para outros lojistas.

Eles já tiveram problemas com aquela plataforma? A loja virtual deles já saiu do ar num momento crítico?

E, mais do que isso, o que a empresa fez para ajudá-los naquela situação?

Conclusão

Escolher a melhor plataforma para e-commerce não é uma tarefa tão simples.

Até porque, essa escolha pode impactar profundamente os rumos do seu negócio. Por isso, não tenha pressa!

Teste, pesquise e pergunte. Dessa forma, você consegue optar pelo serviço que vai atender melhor às suas necessidades.

Então, está pronto para escolher a melhor plataforma para seu e-commerce?

Para finalizar, uma dica que também não pode faltar é sobre o controle financeiro pessoal, principalmente nesse momento de crise.

Se quiser resolver seus relacionados a isso, a solução é o utilizar o Mobills, o aplicativo de gerenciamento financeiro pessoal mais bem avaliado do Brasil.

Informações da autora

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!


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Postado em: Empreendedorismo


Escrito por Equipe Mobills Edu


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