Cartão de Crédito

Os 6 piores erros que você pode cometer com o cartão de crédito

Cartões e moeda simbolizando o tema erros que você pode cometer com o cartão de crédito
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Os 6 piores erros que você pode cometer com o cartão de crédito 

Banner convidando para o site do Mobills

Cartões de crédito podem ser uma maneira segura para fazer compras e contribuir para a melhoria do seu score de crédito. No entanto, se utilizados indevidamente, eles também podem se tornar um grande pesadelo que poderá te colocar em um tribunal com o emissor do cartão.

A grande diferença não está tanto nos cartões em si, mas na maneira que você os utiliza. Aqui, estão 6 dos grandes erros que você pode cometer com o cartão de crédito, e o que você deverá fazer para evitá-los. Confira!

Piores erros que você pode cometer com o cartão de crédito

 

1. Não utilizá-lo de maneira estratégica

Cartões de crédito oferecem mais proteção aos consumidores, além de funcionarem como intermediários quando você tem disputas com varejistas ou prestadores de serviços. Muitos cartões também oferecem vantagens adicionais, tais como substituição de objetos que foram roubados e prolongar o tempo de garantia de um determinado produto.

Dessa maneira, você deve utilizar cartões de crédito para todas as compras importantes e para transações que envolvem um alto risco de fraude como, por exemplo, compras online ou em postos de gasolina.

2. Esquecer de efetuar pagamentos

Quer ver o seu score de crédito cair 100 pontos ou mais de uma só vez? Deixe de efetuar o pagamento de uma fatura do seu cartão de crédito.

Pagar com alguns dias de atraso significa pagar juros, mas efetuar o pagamento após 30 dias significa, para a fórmula do score de crédito, que você está com sérios problemas (mesmo que você tenha apenas esquecido o pagamento nesse mês).

Para complicar ainda mais as coisas, pagar com 30 dias ou mais de atraso, dependendo do valor da sua fatura, pode fazer com que sua dívida vire uma bola de neve nos próximos meses e que você fique totalmente endividado com o seu cartão de crédito.

Então, tente utilizar aplicativos de controle financeiro ou outras ferramentas que emitam alertas para o vencimento das faturas do seu cartão.

3. Estourar limite do cartão

Uma boa parte do seu score de crédito vem do quanto do crédito disponível você está usando. Quanto menos utilizar, melhor. Estourar o limite do cartão, mesmo que você pague o total da fatura depois, pode prejudicar o seu score de crédito.

Uma opção é dividir os seus gastos entre cartões de crédito e débito e não passar de 30% do valor do limite do seu cartão. Se você quer melhorar o seu score de crédito, tente manter-se sempre entre 20% e 30% do limite do cartão.

4. Efetuar somente o pagamento mínimo

Se tem algo pior do que estourar o limite do cartão de crédito, é pagar somente o mínimo. Nem mesmo as emissoras de cartão de crédito gostam desse tipo de comportamento, pois isso pode significar que você está em uma má situação financeira e mais propenso a parar de pagar suas faturas.

A fatura do seu cartão mostra exatamente quanto irá custar para pagar seu saldo atual se você paga somente o mínimo. (Dica: É muito. Você vai pagar mais em taxas do que você realmente pegou emprestado, o que significa que você pagará duas vezes mais por tudo o que comprar.)

5. Não conferir a fatura

Quando foi a última vez que você conferiu cada compra feita no seu cartão de crédito?

Muitas pessoas não se dão conta do custo dos pagamentos mínimos que aparecem em suas faturas, porque nunca se preocupam em olhar direito para elas. Péssimo hábito!

Se você não comunicar os erros e as transações fraudulentas prontamente, poderá ter problemas para ser reembolsado depois.

6. Ignorar recompensas

Se você não tiver um controle poderá perder os descontos, recompensas em dinheiro, milhas de viagem e outros benefícios oferecidos por alguns cartões de crédito. Caso você ainda não tenha atentado para essa possibilidade, procure saber se o seu cartão oferece estas vantagens.

Apesar dos benefícios, não vale a pena gastar mais do que você pode pagar cada mês. E evite ficar tentado de gastar mais para conseguir mais recompensas. Gastar o que você normalmente gasta para receber benefícios é o certo, mas gastar mais do que o normal para conseguir recompensas é um desperdício de orçamento.

*****

Você sabia que estamos postando 2 textos novos por dia (de segunda a sexta-feira)?  Não perca a oportunidade de ler artigos incríveis, acesse o Portal Mobills diariamente e aprenda cada vez mais sobre todos os temas relacionados às finanças pessoais, empreendedorismo, dicas de produtividade e muito mais!

Leia mais:

Saiba como usar o cartão de crédito a seu favor

Como sair das dívidas do cartão de crédito em 5 passos

8 sinais que você tem problemas com o cartão de crédito

Curtiu conhecer os piores erros que você pode cometer com o cartão de crédito? Comete algum deles? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Os 6 piores erros que você pode cometer com o cartão de crédito? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing e especialista em finanças pessoais do Mobills, além de ser o editor-chefe do Portal Mobills. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.