Estilo de Vida

8 erros que milionários não cometem

Milionário "nadando" em dólares simbolizando erros que milionários não cometem
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Se você deseja se tornar milionário e não sabe como, comece aprendendo com os erros que milionários não cometem e evite-os também.

8 erros que milionários não cometem

Banner convidando para o site do Mobills

De um modo geral, pessoas traçam alguns perfis sobre a vida dos milionários que não correspondem em nada com a realidade. Muitos até têm em mente aquela imagem cômica de um rico acendendo o charuto com notas de dólar, ou ostentando vida em iates e mansões.

Sim, há os que utilizam o dinheiro como uma forma de compensação pessoal, e acabam por entrar para o grupo dos “reis do camarote”, buscando agregar valor e muito status. Porém, os que dão real valor ao dinheiro, estão bem longe disso.

Milionário de sucesso, e não de fama, sabe o valor de cada moeda que conquistou, e respeita o dinheiro que tem. Aliás, o desrespeito pelo patrimônio e a indiferença pelo controle do que se tem, acaba por atrair perdas diversas.

Sendo assim, saiba quais são os 8 erros que milionários não cometem e veja o que pode fazer para melhorar sua vida e rotina.

Conheça os 8 erros que milionários não cometem

1 – Milionários não perdem a atenção nem esquecem do planejamento

Milionários espertos estão sempre de olho nos acontecimentos. Geralmente as pessoas que não obtêm sucesso em seus empreendimentos têm em comum o fato de não conhecerem seus patrimônios.

Estão sempre arredondando contas, fazendo cálculos de cabeça e de maneira apressada, ou mesmo evitando pensar nas perdas.

Alguns de forma até supersticiosa batem na madeira quando falam em dívidas; acabam se esquecendo de que números não respeitam superstições.

Milionários costumam planejar tudo, sabendo o quanto entra e o quanto sai, de forma organizada e objetiva.

2 – Milionários não cometem o erro de se perder nos gastos

Engana-se quem pensa que ricos são esbanjadores, cheio de pompa em todos os lugares. Esses que assim procedem só estão em contagem regressiva para a falência.

Basta, aliás, ver a situação financeira de muitos ricos (sem citar nomes) que eram pura ostentação, e hoje estão com o patrimônio sendo bloqueado pela justiça e tudo mais.

Se isso acontece com quem tem muito, imagina como não será com quem está apenas pensando em aumentar o patrimônio que é miúdo!

Tudo precisa ser encarado como investimento; seja um carro, ou mesmo a compra do mês, tendo sempre em vista que não se pode gastar mais do que se recebe. Anote aí: milionários não se enrolam em contas.

3 – Milionários não se deixam desestabilizar por fatores emocionais

Há muitas coisas que acontecem conosco que nos tiram mesmo o chão. Seja a morte de alguém amado, a perda de patrimônio com separações, ou doenças que precisem de cuidado.

Esses fatores são inevitáveis muitas vezes, mas é nesse momento que a racionalidade precisa ficar ligada. É preciso ponderar, mesmo quando a emoção fala mais alto, que o patrimônio é um abrigo que necessita de cuidado.

Sempre é bom rever metas, recontar recursos e manter o olho aberto na quitação de dívidas contraídas emergencialmente.

O banco não vai se solidarizar com a situação, e nem também os credores que precisem da grana que emprestaram. Faça como os bem-sucedidos e ponha a cabeça no lugar, enxergando números de forma menos emocional.

4 – Milionários não descuidam das taxas e juros

Milionários amam ficar com a calculadora bem próxima. Sabem que tudo o que adquirimos vem com alguma taxa ou imposto embutido.

Seja um bem ou um serviço, sempre há custos que variam de banco para banco, ou de estabelecimento para estabelecimento.

É comum entre os milionários separar um tempo para uma auditoria financeira para saber se há taxas que podem ser riscadas, ou serviços bancários que possam ser otimizados para algo menos custoso.

5 – Milionários não comem as sementes

Milionário que espera frutos não come as sementes. Um dos piores hábitos de alguns aspirantes a empreendedor é enterrar talentos e não multiplicá-los.

Assim como na parábola bíblica dos Dez Talentos, onde o que tinha menos enterrou para que não fosse roubado, ao invés de granjear mais dinheiro, muitos não investem e preferem guardar.

Dinheiro chama dinheiro e se não houver planos para multiplicar patrimônios, no fim acabará até o que se conseguiu poupar.

6 – Milionários não perdem em qualidade para poupar em preço

Já reparou em como os ricos gostam de coisas boas? Nem sempre, ou quase nunca é bom procurar só pelo que é barato.

Claro que não é só porque tem etiqueta de renome que é um produto melhor que outros, mas também não dá para confiar em coisas que sejam muito abaixo do mercado de forma inexplicável.

É sempre bom pesar na balança e obter produtos cujo preço compense em durabilidade. O custo com consertos ou mau funcionamento de equipamentos e produtos pode ser uma porta para desperdício de capital e de tempo.

Quer fazer como os grandões da grana? Invista em qualidade!

7 – Milionários nunca deixam de desenvolver projetos paralelos e planos “B”

Milionários que se prezem não se deixam pegar por surpresas. Muitas pessoas não pensam no futuro e nem sabem o que querem da vida. Pior ainda são os que andam sem um plano B, caso as coisas não ocorram como o planejado.

Muitas vezes até entram em projetos, mas não sabem nem ao certo se pode ou não vingar; possuem recursos modestos, mas querem viver como se fossem já ricos.

8 – Milionários nunca dispensam tecnologia de ponta

Para um milionário consciente a tecnologia não pode ser obsoleta. Atualmente o mercado dispõe de programas de computador e para celulares que podem ajudar as pessoas a se situarem em uma escalada patrimonial.

Softwares intuitivos e abrangentes fazem a gestão de custos e indicam saídas mais acertadas em situações de administração patrimonial.

Somando-se a eles, uma boa disciplina financeira pode abrir caminhos impensados até então, permitindo que se tenha possibilidades maiores de ganho.

*****

Leia mais:

Saiba quais são as 4 características dos milionários que você deveria aplicar na sua vida

Descubra 12 hábitos dos milionários que, se praticados, irão mudar sua vida

As 10 principais diferenças entre os milionários e as outras pessoas

*****

O que achou dos erros que milionários não cometem? E você, comete algum deles? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 8 erros que milionários não cometem!? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing e especialista em finanças pessoais do Mobills, além de ser o editor-chefe do Portal Mobills. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.

Deixe um comentário