9 erros financeiros que pessoas pobres costumam cometer

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Ao contrário do que muitos pensam, o que define a pobreza de uma pessoa não o quanto ela ganha, seus bens materiais ou qualquer outra coisa que esteja relacionado a dinheiro.

Ser pobre está diretamente vinculado com a maneira de pensar e com o comportamento financeiro. Pessoas pobres estão sempre culpando as circunstâncias e o destino for sua falta de dinheiro, enquanto as pessoas ricas mentalizam soluções para mudar sua situação atual de vida.

Você pode não ser rico financeiramente agora, mas você se cultivar bons hábitos financeiros e pensar além do tradicional, poderá ser rico em um futuro próximo.

Você se considera uma pessoa pobre ou rica? Leia o nosso artigo até o final e descubra 9 erros financeiros que pessoas pobres costumam cometer e como evitá-los.

Descubra 9 erros financeiros que pessoa pobres cometem

1. Acumular dívidas

Com certeza, acumular dívidas é um dos erros mais comuns entre as pessoas pobres, e a forma mais rápida de gerar um grande problema na sua vida financeira.

No nosso país é muito comum as pessoas pedirem dinheiro emprestado para amigos e parentes. O maior problema não é não pagar a pessoa de volta, e sim acumular dívidas (mesmo que pequenas) e mais dívidas, como uma bola de neve.

A primeira coisa que você precisa fazer é tentar renegociar suas dívidas com os credores para pagá-las o mais rápido possível. E claro, não gerar mais dívidas durante e nem após o processo.

2. Gastar tudo o que ganha

Um dos maiores erros financeiros cometidos pelas pessoas é gastar tudo o que ganha durante o mês. Como você vai alcançar seus objetivos? Realizar aquela tão sonhada viagem?

O seu salário não serve apenas para pagar as contas e comprar itens necessários, serve para você alcançar suas metas e pode comprar supérfluos sem precisa se preocupar com o seu orçamento, pois ele está já bem encaminhado.

Mas por que as pessoas gastam tanto mesmo não podendo? O desejo de consumir, de comprar tudo o que ver é um mal na nossa sociedade capitalista.

É claro que o capitalismo não é ruim, mas precisamos lidar com ele. Se você trabalha muito apenas para pode quitar suas dívidas, então algo está errado. Você precisa rever os seus hábitos financeiros com urgência.

Quem gasta tudo o que ganha jamais se tornará uma pessoa rica. O segredo da prosperidade financeira é poupar uma parte dos rendimentos mensais e conseguir multiplicar esse dinheiro.

3. Não fazer o controle financeiro dos seus gastos

O controle financeiro é muito importante para você saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo. As pessoas pobres acham essa atividade muito chata e cansativa, e talvez seja mesmo! Porém, precisamos deixar a preguiça de lado e pensar além. Você só vai conquistar o que deseja se der o melhor de si, não é mesmo?

O Mobills é um sistema de controle financeiro pessoal que te permite registrar despesas e receitas para te ajudar a organizar o seu orçamento. Ele também possui várias funcionalidades incríveis que vão te ajudar a controlar seus gastos e melhorar seus hábitos financeiros.

tela inicial do mobills

4. Não estabelecer orçamentos

Uma das funcionalidades do Mobills se chama Orçamentos. Nela, você pode estabelecer o quanto você quer gastar em uma determinada categoria. Por exemplo: eu quero gastar até 300 reais em alimentação por mês, então eu crio um orçamento nessa funcionalidade.

Quando eu estou perto de atingir esse valor, o app me avisa, assim eu tenho uma noção bem maior do quanto eu estou gastando.

Mas claro, você precisa registrar todas as suas despesas para isto dar certo.

5. Não possuir objetivos e metas

Para você ser bem sucedido financeiramente é muito importante que você tenha objetivos e metas, pois, assim, você sabe exatamente aonde quer chegar.

As pessoas com uma mentalidade rica conseguem ter motivação e disciplina para alcançar aquilo que desejam justamente porque estabelecem objetivos e metas.

Você precisa ter objetivos e metas a curto, médio e longo prazo, pois toda meta grande, precisa de objetivos menores para ser alcançada.

Qual o seu maior sonho? Não pense que ele é impossível, pois com determinação você consegue.

O Mobills possui uma funcionalidade chamada Objetivos, que você estabelece o que deseja alcançar em um determinado tempo. Por exemplo: daqui a 3 anos eu quero ir para a Copa do Mundo, então quanto eu preciso economizar por mês para conseguir o dinheiro suficiente? O app te diz.

6. Não possuir uma reserva de emergência

É indispensável você ter uma reserva de emergência para prováveis futuros imprevistos. É claro que ninguém quer que aconteça o pior, mas é melhor se prevenir do que remediar, como diria o velho ditado.

A sua reserva pode ser aplicada a algum investimento, como a poupança ou tesouro direito.

Todo mês você vai separar uma porcentagem de seus ganhos mensais para a reserva de emergência. Não esqueça, é todo mês!

7. Não investir seu dinheiro

No tópico anterior citei dois investimentos de renda fixa: poupança e tesouro direito, mas existem outros exemplos, como CDB e debêntures.

Por que é importante investir? Pois o seu dinheiro vai multiplicar e você vai ficar perto de ficar rico deste jeito.

Se você nunca investiu na vida, então te indico um dos títulos do tesouro direto, pois é fácil entender como funciona.

Porém, se você é um investidor que já está no mercado, que tal arriscar na renda variável? Investimentos, como bolsa de valores, ações e commodities.

O Mobills possui uma funcionalidade chamada Módulo de Investimentos, que te permite registrar todos os seus investimentos e acompanhar de perto.

Você também pode fazer um teste e descobrir qual o seu perfil de investidor, entre conservador, moderado, moderado-agressivo e agressivo.

8. Não focar em aumentar a sua renda

Economizar e reduzir os gastos ao máximo é fundamental para que você consiga guardar mais dinheiro mensalmente.

Contudo, chega um momento que por mais esforço que você faça, não tem como você economizar mais sem perder qualidade de vida.

Então, como fazer isto sem diminuir a sua qualidade de vida? Você pode buscar formas alternativas de como aumentar a sua renda, como artesanato ou se jogar na culinária. Sabe aquele hobby que você adora? Você pode usá-lo para ganhar dinheiro.

9. Falta de educação financeira

Você não precisa ser um expert em finanças, mas é fundamental você entender este mundo, pois a educação financeira te permite aproveitar as melhores oportunidades que o dinheiro pode te proporcionar.

Por isso, é essencial você investir na sua educação financeira. Existem vários livros, artigos, vídeos, documentários, revistas, etc. que vão expandir os seus conhecimentos sobre o mundo das finanças.

Você também pode fazer cursos (existem vários gratuitos) e ganhar até certificados para o seu currículo. Incrível, não é mesmo?

Conclusão

Se você quiser ficar rico financeiramente e mentalmente, é essencial que você não cometa mais estes 9 erros que eu te mostrei durante este artigo.

Sua força de vontade de mudar, de conseguir conquistar seus objetivos e metas, e claro, se tornar rico, é essencial nesta jornada.

Milhões de brasileiros estão endividados, sem conseguir controlar seus impulsivos compulsivos por compras e gastando todo o salário. Você não precisa ser igual a eles. Mude e se torne rico!

E lembre-se, o Mobills pode te ajudar durante e após todo esse processo, por isso se você ainda não se tornou um usuário, se torne agora!

Vídeo “9 erros maiores financeiros que pessoa pobres cometem”

*****

LEIA TAMBÉM:

8 erros que milionários não cometem

*****

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários