Erros comuns em entrevistas de emprego: saiba como evitá-los

Banner convidando para o site do Mobills

É comum sair de uma entrevista de emprego com uma sensação esquisita, pode ser porque você estava nervoso ou porque você pensa que não se saiu tão bem como o esperado depois que acabou.

Às vezes você foi até bem na entrevista, mas em outras você pode fazer o empregador se perguntar se você realmente queria essa vaga. É isso que queremos impedir. Como? Simples, aprendendo a evitar erros comuns.

Tudo o que você faz em uma entrevista de emprego conta para a avaliação e opinião do recrutador e é visto como uma “amostra” do seu trabalho e do profissional que você é. Então, mostre a essas pessoas que você seria uma ótima aquisição ao time da empresa. Confira quais são os erros para que você possa fugir deles!

Não cometa esses erros comuns em entrevistas de emprego

Mentir sobre algo

Mentir tanto na entrevista quanto no currículo é algo que pode te eliminar imediatamente. É muito mais fácil ser honesto.

De que adianta mentir sobre sua capacitação se você vai ter que mostrar competência para executar o trabalho depois? Ou pior, ser eliminado durante a entrevista porque cometeu qualquer deslize, mesmo que pequeno.

COMO SE COMPORTAR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Mexer no celular durante a entrevista

Você realmente quer esse emprego? Então, esteja lá não só presencial, mas fisicamente. Saia do mundo virtual, deixe o celular guardado.

Nada de atender ligações nem enviar mensagens, você pode sim aguentar meia hora longe do seu celular.

Parecer desinteressado

Pode apostar que existem muitos candidatos interessados na vaga. Se você parece folgado, desinteressado, com ombros caídos, lentidão nas respostas ou falta de entusiasmo, o empregador vai pular para o próximo candidato e se ele parecer mais empolgado que você, sinto informar que você estará eliminado.

Para evitar isso, deixe o celular desligado e se vista de forma adequada, demonstre interesse na empresa e no cargo, também não esqueça de fazer seu dever de casa e pesquisar um pouco para se preparar.

Outra maneira de demonstrar interesse é fazendo perguntas, mas não uma que possa ser respondida ao olhar o site da empresa. Por isso, a importância de estudar antes.

Parecer arrogante

Um empregador não vai te contratar se parece que você se acha bom demais para aquele cargo. As empresas querem alguém que saiba trabalhar em equipe, o que não é o caso de pessoas arrogantes.

Se você se acha bom demais para o cargo que está disputando, já considerou trabalhar para si mesmo?

Falar “demais”

Você perde muitos pontos falando mal de uma experiência passada. Caso você tenha tido um emprego anterior ruim ou com condições péssimas de trabalho, não fale sobre seu descontentamento. Foque em passar o que você aprendeu na sua experiência anterior e tente compartilhar algo positivo.

Mas também não vale mentir, se te perguntarem algo, tente enxugar a resposta. Se eles quiserem mais informações certamente vão perguntar.

Caso seja um assunto que te incomoda, você não precisa esticar muito o raciocínio, responda de maneira direta e em seguida faça sua própria pergunta.

Mostrar despreparo

Se você comparecer a uma entrevista despreparado, pode ter certeza que o recrutador vai perceber. Sendo assim, a dica é: se prepare como puder, leia o site e blog da empresa (se tiver) para chegar ao local da entrevista munido de informações. Isso vai até te ajudar a mostrar maior interesse na vaga e aumentar suas chances.

Ademais, releia seu currículo e a descrição da vaga antes da entrevista e traga junto de você o que lhe for solicitado. Um caderninho e uma caneta são sempre ótimos para se ter por perto, além de você poder fazer anotações, vai também te dar uma aparência mais profissional.

Chegar atrasado

Chegar atrasado em uma entrevista é o mesmo que pedir para não ser contratado.

Chegue pelo menos 15 minutos antes, encontre um local discreto e observe o que está acontecendo, talvez você consiga aprender um pouco mais sobre a empresa apenas analisando o ambiente.

Se vestir de forma inapropriada

Parece meio óbvio, não é? Mas acredite, muitos candidatos são eliminados todos os dias apenas pela forma como se vestem.

Para evitar erros, procure sobre o que é apropriado no ambiente que você deseja trabalhar. Terno e gravata, ou algo mais casual? Isso vai de acordo com a cultura da empresa. Como regra geral, não invista em algo muito fora do comum.

Não fazer perguntas

Ao fim da entrevista você terá um momento de liberdade para fazer perguntas, podem ser sobre a empresa ou sobre alguma dúvida em relação ao trabalho, fazer um questionamento bem elaborado pode te garantir alguns pontos positivos e demonstrar que você têm um real compromisso com aquela vaga. Se você não faz uma pergunta, você deixa estampada sua falta de preparação e interesse, ou pior, faz com que você não pareça inteligente.

E tão ruim quanto não fazer perguntas é fazer as perguntas erradas, como por exemplo, fazer perguntas apenas sobre promoções, férias e benefícios essas questões aparentemente indicam que você está apenas interessado em benefícios pessoais específicos em vez do trabalho.

Em vez disso: faça as perguntas que lhe vieram a mente enquanto fazia sua pesquisa sobre a empresa, quando você conversou com as pessoas durante a entrevista ou quando observou pessoas no local. Peça detalhes sobre o trabalho, como é um dia normal? Essa vaga é nova ou está sendo ofertada porque o colaborador anterior foi promovido? etc.

10 PERGUNTAS SOBRE DINHEIRO QUE TODOS DEVERIAM FAZER A SI MESMOS

Parecer irresponsável

Talvez você nem perceba essa pergunta chegando, mas acredite, ela existirá, o empregador vai perguntar sobre algum erro passado ou conflito para saber quem você é e, caso você deixe transparecer que usa desculpas quando não consegue fazer um trabalho direito, isso vai te deixar taxado como irresponsável.

Uma solução para isso, pode ser falar sobre suas realizações e resultados. Todo mundo gosta de um funcionário proativo, logo, demonstrar isso na entrevista vai ser uma forma de passar uma boa imagem.

Cuidado com a linguagem corporal

Parece até balela, mas sua linguagem física também é avaliada durante uma entrevista. Desse modo, fique de olho nessas atitudes.

  • Não fazer contato visual
  • Não sorrir
  • Se distrair com algo na mesa
  • Se remexer demais em seu assento
  • Braços cruzados
  • Má postura
  • Aperto de mão fraco
  • Gesticular demais com as mãos
  • Aperto de mão muito forte

É muito comum passar por nervosismo durante uma entrevista de emprego, os entrevistadores costumam estar cientes disso e são bem tolerantes quanto ao nervosismo, mas só até certo ponto. Uma boa preparação pode te ajudar a aliviar essa sensação.

Parecer com raiva ou irritado

Você acha que o recrutador vai querer te contratar se você parece excessivamente irritado? Pessoas assim tendem a piorar o ambiente de trabalho e assustar colegas e clientes.

Então, se você se encontra em uma má fase, procure aliviar essa raiva de alguma forma, nem que seja temporária, respire fundo e abra um sorriso pensando nas futuras oportunidades.

ESTRESSE, APRENDA COMO LIDAR COM ELE

Flerte ou outro comportamento inadequado

A menos que você esteja sendo entrevistado para um trabalho como comediante ou anfitrião/anfitriã em um clube social, não tente se divertir ou fazer graça.

E, obviamente, não flerte com ninguém, incluindo a recepcionista e o segurança da empresa, mesmo que seja por brincadeira ou sejam conhecidos seus. Lembre-se, você estará sendo observado.

Esquecer de coletar informações de contato ou fazer as perguntas sobre as próximas etapas

Muitos candidatos vão embora do local da entrevista sem a menor ideia do que os espera na próxima etapa do processo seletivo, até quando devem aguardar uma resposta, ou qual a melhor maneira de entrar em contato com a empresa.

Não cometa esse erro! Perguntas são sempre bem-vindas, porém, fique atento para não perguntar algo que já foi dito.

Falha em fazer um acompanhamento pós-entrevista

A entrevista já acabou, agora é só esperar o contato, certo? Errado!  Muitos candidatos falham em fazer um acompanhamento depois que a entrevista acaba.

Para se destacar, o mínimo que você pode fazer é demonstrar um interesse extra. Para começar, você pode enviar um e-mail agradecendo a oportunidade e elogiando a cultura da empresa, cite também os pontos que você se identificou e como você se vê contribuindo naquela empresa.

Para alcançar o sucesso

Boa parte dos empregadores já sabem nos primeiros cinco minutos de entrevista se o candidato tem ou não potencial para assumir o cargo, então, você deve se preparar para conquistar a tão sonhada vaga.

A preparação bem-sucedida tem vários elementos:

  • Analise a descrição do trabalho e como você corresponde a ele.
  • Escreva os requisitos  da vaga e como você atende esses requisitos. Em seguida, determine suas realizações que se alinhem com esses requisitos e escreva-os para te ajudar a lembrar.
  • Conheça suas respostas às perguntas-padrão da entrevista de emprego.
  • Esteja pronto para as perguntas como “O que você conhece sobre nós?” e “Por que você quer trabalhar aqui?”, especificamente relacionadas com esse empregador e a oportunidade de trabalho.
  • Pesquise sobre o empregador.
  • Sim, confira o site. O que eles fazem? A empresa tem uma “missão”? Como eles estão organizados? Onde eles estão localizados? Eles fazem parte de uma organização maior?
  • Observe os nomes de seus produtos e/ou serviços e familiarize-se com o que cada um faz.

COMO MANTER O FOCO, FAZER O QUE É NECESSÁRIO E TER SUCESSO

Saiba chegar ao local

Pode ser que a empresa onde você vai fazer entrevista seja bem longe de onde você mora. Dessa maneira, para evitar atrasos, procure uma rota para chegar o quanto antes.

Planeje uma logística. Você vai de ônibus? Vai ter que andar ao chegar no ponto? Ou vai de carro e terá de procurar um estacionamento por perto?

Entreviste também

Você já pensou que a empresa também precisa se adequar às suas necessidades, não adianta se sair maravilhosamente bem na entrevista para no fim não gostar do seu ambiente de trabalho.

Por isso, você também deve descobrir sobre a empresa a qual está se candidatando, e nisso as perguntas podem te ajudar bastante.

Além disso, você pode observar as pessoas. Os funcionários parecem contentes? O lugar parece agradável para passar o dia? Fique atento aos detalhes!

Esses foram alguns erros e dicas de como se preparar para uma entrevista. Controle o nervosismo, se você foi chamado é porque gostaram do seu currículo e existe chance de contratação, portanto, dê o melhor de si para conquistar essa vaga e boa sorte!

*****

LEIA TAMBÉM:

10 coisas que você deveria fazer antes de aceitar um emprego

22 frases inspiradoras sobre dinheiro, sucesso e comportamento

Descubra quais são as 10 atitudes comuns em pessoas bem-sucedidas

*****

Já conhecia esses erros comuns em entrevistas de emprego? Ouviu falar sobre algum outro? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Erros comuns em entrevistas de emprego: saiba como evitá-los? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários