Empreendedorismo

Descubra o erro que você não pode cometer ao criar um negócio

erro que você não pode cometer ao criar um negócio

Descubra o erro que você não pode cometer ao criar um negócio

Criar um negócio é um sonho de muitas pessoas. Afinal, quem não tem vontade de ser seu próprio chefe, definir seus horários, usufruir da flexibilidade de poder cuidar da carreira e ainda por cima fazer só o que gosta?

Parece um sonho, mas sair da segurança do emprego para montar um negócio não é fácil. Os desafios são enormes, a insegurança é grande e o momento econômico não ajuda.

Por isso, todos os empreendedores devem ter uma grande dose de motivação interna. Tem de existir uma enorme paixão. Se você não é apaixonado pelo que faz é comum que desista nas primeiras dificuldades.

Entretanto, mesmo que a paixão seja essencial para o projeto que se propõe a iniciar, ela não é o único ingrediente para o sucesso dos empreendedores. E é aqui que reside o grande erro da maioria dos empreendedores.

Descubra o erro que você não pode cometer ao criar um negócio

Para criar um negócio com sucesso econômico e financeiro duradouro não devemos ser movidos apenas pela paixão. É preciso muito mais do que a paixão se o seu objetivo for ganhar dinheiro e fazer crescer um negócio.

Ter paixão pelo que faz é fundamental, mas não é o suficiente. Assumir que a paixão é o que vai fazer o negócio dar certo é muito perigoso. Para ser dono da sua empresa, você precisa trabalhar muito, bem mais do que trabalhava antes. Além de entender de várias outras questões: a parte administrativa, financeira, marketing, e assim por diante.

Vários negócios são lançados todos os meses. Contudo, muitos destes projetos estão condenados ao fracasso desde o início, pois não foi feita uma análise cuidadosa de um conjunto de fatores. Antes de iniciar um negócio devem ser respondidas algumas perguntas, tais como: Qual o mercado para o seu produto? Como se vai diferenciar? Quais os riscos e como minimizá-los? Quem vai financiar o seu negócio?

Para ganhar dinheiro você deve definir um determinado mercado e satisfazer indispensavelmente uma ou mais necessidades. Os clientes não se importam em pagar por um serviço que precisem. Se a oferta for reduzida ou de fraca qualidade melhor ainda. O que deve evitar no seu negócio é criar um projeto num local mal pensado, com muita oferta ou com um produto que não se distingue da concorrência por algum motivo.

A diferenciação do seu produto ou serviço é fundamental para atrair os clientes. Pense como irá se distinguir dos concorrentes. Irá proporcionar um melhor serviço? Vai optar por produtos mais sofisticados? Ou irá diferenciar-se pelo preço? Responder a estas perguntas é o mesmo que responder à pergunta: o que torna o meu negócio único?

Antes de começar pode parecer que não faz sentido pensar em contrariedades no seu negócio, mas quanto mais cedo pensar nos riscos que irá correr, melhor preparado estará para minimizá-los. Reflita sobre os riscos. Pense nos desafios. E defina uma estratégia para superar os problemas que certamente irão surgir no decorrer de sua atividade. O risco é grande: de acordo com o IBGE, 48% das novas empresas fecham as portas depois de três anos.

Isso ocorre porque muitos negócios demoram mais tempo do que o previsto para atingir o ponto em que as receitas superam os custos. Sendo assim, você deverá desenhar um modelo de negócio que leve em consideração não apenas o componente de marketing, mas também o lado financeiro. Você deverá ter uma base financeira que lhe permita sobreviver durante alguns meses antes do negócio atingir o lucro, ou seja, é necessário definir previamente sobre como será o financiamento do seu negócio. Muitos negócios fecham as portas por insuficiência financeira dos seus acionistas.

Portanto, se você pretende abrir um negócio, é necessário realizar um estudo de mercado para saber com clareza qual é o potencial deste negócio. Quantas pessoas comprariam o produto ou o serviço, a frequência com que compram, os pontos que você poderia ter como diferencial, e assim por diante. Para montar um negócio, você deve ter paixão pelo que faz, mas também precisa se apaixonar pelo negócio e buscar entender todos os aspectos que vão permitir que você seja bem-sucedido.

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