Como encaixar grandes sonhos em um pequeno orçamento
Por favor, avalie esse Post

Como encaixar grandes sonhos em um pequeno orçamento *

*Texto produzido originalmente por Erin Huffstetler no site The Balance

Banner convidando para o site do Mobills

Grandes sonhos não são apenas para pessoas com muitos recursos. Aqui estão maneiras de fazer grandes coisas acontecerem mesmo com um orçamento apertado:

Defina o que você quer

Sonhos tendem a ser vagos e abstratos (por exemplo:  eu quero construir uma casa dos sonhos, comprar uma fazenda, viajar pelo mundo, aposentar-me cedo).

Tire algum tempo para definir o quê você quer o mais detalhadamente possível. Dessa forma, seu sonho se tornará algo real e você poderá começar a trabalhar para alcançá-lo.

– Quão grande sua casa dos sonhos será? Qual será a aparência dela? Quantos banheiros ela terá? Onde será localizada?

– Quantos hectares sua fazenda terá? Ela terá um lago? Um celeiro? Rebanhos? Uma casa? Quais equipamentos você precisará para gerenciá-la?

– Para quais países você irá na sua viagem ao redor do mundo? Quanto tempo passará fora? Onde você se hospedará?  Que tipo de coisas você quer fazer na estrada? Você levará alguém com você?

Quantos anos você quer ter quando se aposentar? O que fará com o seu tempo? Onde você irá viver?

Calcule o custo

Uma vez que você tem uma clara ideia do que está almejando, pesquise quanto custará para fazer acontecer/para realizar seu sonho.

Verifique a oferta imobiliária; visite sites de viagens; conheça um organizador financeiro; ou converse com pessoas que fizeram o que você deseja fazer.

Preços podem mudar ao longo do tempo, mas você terá pelo menos um ponto de partida.

Estabeleça um prazo

Grandes sonhos tendem a vir acompanhados de altos preços, mas não deixe isso intimidar você.  

Decida quanto tempo você irá disponibilizar para realizar seu sonho, e então comece a formular seu plano de ataque.

Estabeleça metas de poupança

Uma vez estabelecidos o custo e o prazo, calcule quanto precisará poupar cada mês para atingir a meta. E, então, encontre maneiras de fazer acontecer.

Analise seu orçamento atual e procure por gastos que você pode cortar – dispense sua tv a cabo; evite sair para comer; demore mais para cortar o cabelo. Seja tão implacável quanto precisar ser para conseguir o dinheiro que você precisa. Grandes sonhos valem o sacrifício.

Ainda precisa achar mais dinheiro? Pense em maneiras de ganhar uma renda extra. Trabalhar duro só fará você apreciar seu sonho ainda mais.

Sonho de consumo

Pense em tudo que você precisará para realizar seu sonho (além do dinheiro). Então, procure barganhar quando você for às compras.

Qualquer coisa que você seja capaz de conseguir com um desconto irá ajudá-lo a atingir sua meta mais rápido. 

Mantenha sua motivação

Reveja seu progresso regularmente para manter seu entusiasmo. Se você começar a comprar coisas que não precisa, escreva seu sonho em etiquetas (post-it) e cole-as em seus cartões de crédito e débito. Ver sua meta fará você pensar duas vezes antes de comprar.

Precisa de mais para ajudá-lo a permanecer motivado? Nesse caso, vá mais fundo no seu processo de planejamento. Recorte fotos inspiradoras de revistas; crie uma pasta no Pinterest para colocar suas ideias; matricule-se em aulas para aprender habilidades que você precisa; pesquise livros em bibliotecas.

Permita-se acreditar que coisas grandes são possíveis e vá atrás dos seus sonhos com afinco!

Leia mais:

Aprenda a elaborar seu orçamento corretamente em 4 passos

Controle do orçamento familiar: os 7 erros mais frequentes

3 ferramentas para controlar seu orçamento

Curtiu as dicas para que mesmo os maiores sonhos possam ser encaixados em pequenos orçamentos? Conhece mais alguma dica útil? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como encaixar grandes sonhos em um pequeno orçamento? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários