Sair das dívidas

Empréstimo online: Tire suas principais dúvidas sobre o assunto

Mãos dando dinheiro para simbolizar o tema Empréstimo online
Ariane Lopes
Escrito por Ariane Lopes

Veja 4 pontos cruciais que devem ser levados em consideração para fazer um empréstimo online de forma segura, fácil e com o melhor custo benefício

Empréstimo online: Tire suas principais dúvidas sobre o assunto

Banner convidando para o site do Mobills

Gastos inesperados sem reserva de emergência para custeá-los e o descontrole financeiro são duas das principais causas de endividamento. No entanto, quando não se tem como pagar as contas no final do mês, o que fazer?

As alternativas de acesso ao crédito são várias e, atualmente, estão sendo oferecidas também na forma de empréstimo online.

Porém, é preciso ter atenção tanto para não cair em golpes e acabar piorando sua situação financeira quanto para não deixar com que a comodidade de obter esse crédito o faça usá-lo sem necessidade ou pagar mais caro por ele.

Pensando nisso, elaboramos um artigo com quatro pontos cruciais que devem ser levados em consideração para fazer um empréstimo online de forma segura, fácil e com o melhor custo benefício. Veja a seguir:

Empréstimo online: 4 pontos cruciais

1. Como funciona o procedimento?

Primeiramente, deve-se saber quais linhas de crédito os empréstimos online abrangem. O mais comum é que sejam oferecidos o empréstimo pessoal e o cartão de crédito, entretanto, pode-se optar por um consignado, financiamento de casa ou de carro sem sair de casa.

Escolhido o tipo de crédito pretendido, a depender do valor do empréstimo é possível fazer todo o processo online e receber o crédito em sua conta corrente. Os passos necessários são, em geral:

  • Simulação;
  • Análise dos custos pelo solicitante;
  • Escolha da forma de pagamento;
  • Envio dos documentos;
  • Análise de crédito pelo banco ou financeira;
  • Liberação do valor em sua conta.

Normalmente, a aprovação ou desaprovação sai no mesmo dia ou em poucos dias.

Confira os documentos solicitados (antes de enviar) para se certificar de que estão de acordo com as exigências feitas pelo cedente do empréstimo e para que o processo não demore mais do que o necessário.

2. Vantagens e desvantagens

As primeiras duas vantagens são bem óbvias, já que a praticidade e a rapidez de um empréstimo online nem se comparam com a burocracia e a lentidão que muitas vezes assolam a solicitação de um empréstimo tradicional.

Essas vantagens ficam ainda mais claras quando se tem um limite pré-aprovado associado ao seu nome. Dessa forma, pode-se conseguir o dinheiro em questão de minutos diretamente pela internet, sem necessidade de falar com nenhum atendente.

O sentimento de segurança de poder solicitar o crédito a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial, e saber que ele estará disponível é outra grande vantagem.

Por exemplo, se você estava esperando receber um valor para pagar uma dívida, pode aguardar até o último momento e, caso não receba, pode recorrer a um empréstimo online para saudar o débito.

Outra grande benefício é a simulação dos valores a pagar, além da facilidade na comparação das taxas e formas de pagamento entre os diversos cedentes de crédito de forma rápida e prática, assim sua pesquisa de mercado se torna bem mais proveitosa. No Mobills, você pode usar a ferramenta “Empréstimos Online” para realizar essas simulações.

Ademais, através dos empréstimos online também é possível que se escolha quando começar a pagar. Quando se simula um empréstimo, o sistema permite a escolha da data para o início dos pagamentos, entretanto, cuidado, pois os juros continuam a ser cobrados e quanto mais tempo você demorar para pagar maior será o saldo devedor.

Existe, ainda, o desconto automático para pagamento antecipado. Por meio das mesmas ferramentas que você utilizou para contratar o crédito online, é possível amortizar o valor da dívida ou mesmo quitá-la com desconto automático dos juros.

Em termos de desvantagens, duas se sobressaem, são elas: juros altos e uso do crédito sem necessidade. Nessa modalidade de crédito, as taxas podem ser elevadas, porém, com uma boa pesquisa de mercado é possível encontrar boas condições para o empréstimo online.

O segundo ponto está relacionado diretamente com a facilidade e a rapidez, que para a maioria pode ser um caminho de mão dupla, pois ao mesmo tempo que ajuda em momentos de sufoco, nos quais a situação exige uma agilidade maior, pode também facilitar o consumismo por impulso, ou seja, pedir o empréstimo sem a real necessidade ou, ainda, contratar um crédito com altas taxas pela falta de análise.

3. Erros comuns ao contratar um empréstimo online

Mesmo estando acostumados a fazer muitas transações pela internet, a contratação de empréstimos online exige um certo cuidado, para que não se caia em golpes ou – pela pressão – não faça a devida análise das condições.

Por isso, listamos o que deve ser evitado para garantir sua segurança e saúde financeira ao realizar a contratação do crédito online:

Não fazer as contas

É importante estar ciente de que o compromisso de pagar um empréstimo é sério, já que se este não for quitado você pode estar trocando um dívida por outra e, o pior, esta pode ser ainda maior. Sendo assim, em regra geral, não assuma parcelas que comprometam mais de 30% de sua renda.

Além de se certificar que pode arcar com os valores das parcelas, é imprescindível a pesquisa de mercado em busca das menores taxas e estar ciente do Custo Efetivo Total – CET (é o cálculo do valor total que será cobrado de quem contrair o empréstimo, incluindo os juros, as diversas tarifas envolvidas, tributos e outros).

Não refletir sobre a necessidade do empréstimo

É essencial que antes de solicitar o crédito você tenha plena consciência de que ele é necessário e, ainda, que as dívidas que ele vai pagar sairiam mais caras ao longo do tempo, ou seja, se você for pagar várias dívidas diferentes faça os cálculos e veja se os valores delas realmente justificam o empréstimo.

Obs.: Se você tem apenas uma dívida com uma taxa muito alta de juros, como cheque especial ou rotativo do cartão de crédito, contratar um empréstimo pessoal ou consignado e saldá-la pode ser uma boa solução, já que os juros cobrados nestas modalidades são menores do que em outros tipos de crédito.

Pagar taxas adiantadas

Alerta total! Esse é o modo mais comum de se cair em um golpe em termos de empréstimos online, não é prática comum de mercado cobrar taxas antes do empréstimo.

Essas taxas e impostos deverão ser cobrados apenas após a transação.

Deixar seus dados à mostra em sites

Muitas vezes, quem deseja contratar um empréstimo deixa seus dados em posts pela internet em comentários em blogs e redes sociais. Muito cuidado, não faça isso, pois é um prato cheio para os golpistas.

Não exigir segurança

É fundamental que o site no qual a simulação da solicitação do crédito está sendo feita seja seguro. Verifique o cadeado de segurança na página, aquele que aparece na barra do navegador do lado esquerdo ou no rodapé da página, e confira também se a página é HTTPS.

Outras medidas de segurança interessantes são: verificação do CNPJ da empresa junto à Receita Federal; pesquisar no site do Banco Central (www.bcb.gov.br ou pelo telefone 145) se a empresa pode realizar o tipo de transação proposta; buscar em sites como Reclame Aqui (https://www.reclameaqui.com.br/), redes sociais e nos órgãos de defesa do consumidor sobre a credibilidade da empresa.

Deixar a formalização de lado

É imprescindível que a operação seja baseada em um contrato, mesmo que ela seja online, e que você leia com atenção os termos do contrato.

Algumas instituições oferecem juros mais baixos, mas pedem garantias como bens quitados, por isso, para não contratar algo que não deseja, fique atento!

É importante guardar panfletos e qualquer outro material impresso, eles te garantirão que os termos devem ser cumpridos de acordo com o que está escrito.

Não analisar as condições

Ao ver propostas “boas demais”, a empolgação fala mais alto e podemos nos deixar levar por promessas ilusórias, desconfie quando isso acontecer.

É possível conseguir um bom negócio com produtos financeiros, mas, em geral, por serem regulados pelo Bacen e seguirem várias normas de mercado, as condições dos empréstimos online são semelhantes. Quando encontrar algo muito fora da curva, certifique-se que não se trata de fraude.

Emprestar seu nome para terceiros

Outro erro bem comum. Mesmo para pessoas próximas ou da família, essa prática é altamente contraindicada. Ela pode levar você a entrar em problemas financeiros que não tinha, ou, até mesmo, negativar seu nome dificultando sua aprovação em análises de crédito.

Não comparar as taxas

Por último, mas não menos importante, é fundamental comparar as diferentes taxas oferecidas pelas operadoras de crédito, além das taxas praticadas pela própria instituição em um passado recente. Como fazer isso?

Muita gente desconhece, mas o Banco Central do Brasil oferece em seu site uma lista atualizada das taxas de juros praticadas pelos bancos e financeiras. Lá, é possível descobrir qual a taxa média que um banco ofereceu a seus clientes durante um determinado período.

Isso ajuda muito o consumidor que está buscando um financiamento ou mesmo uma negociação de dívida com seu banco.

4. Comparando as taxas

Como esse é um dos principais pontos que geram dúvida na hora de solicitar um empréstimo online, preparamos uma lista com 13 empresas que oferecem esse serviço e suas taxas de juros, confira na tabela abaixo:

Taxas de juros de empréstimo pessoal online
EmpresaValores (R$)Prazo máximo para pagamentoTaxa de juros mensalCET anualCrédito para negativado
1Creditas **A partir de 2.000120 mesesA partir de 1,15%**16,70% a 60,70%
2Geru2.000 a 50.00012 a 36 meses2,4% a 5,8%33,3 a 96%Não
3Lendico2.500 a 50.00012 a 36 meses2,97% a 7,5%42,80% a 33,78%Não
4Bom pra crédito*500 a 35.00036 meses3,23%*47,7% a 605,84%
5Credisfera3.000 a 15.00018 meses3,4% a 8,9%Não informaNão
6Noverde1.000 a 4.0006 a 12 meses4,46% a 9,34%Não informaNão
7Rebel1.000 a 7.0003 a 12 meses4,9% a 9,9%84,4% a 210,4%Não
8Emprestto300 a 2.50012 meses5,9% a 23%110% a 696%Não
9Ferratum200 a 3.0006 meses12,9%A partir de 338,08%Sim
10Quero financiar*5.500 a 35.00016 meses14,74%*Máx. 421,07%
11Money Man200 a 3.0003 a 12 meses15,7%294% a 5050%
12Simplic500 a 3.5003 a 12 meses15,8% a 17,9%481,44% a 621.38%Sim
13CrefisaDepende da rendaNão informa19,39%Não informaSim

*Ambos trabalham em parceria com diferentes bancos. Após a análise de seu perfil, o site retorna diferentes propostas de empréstimo. A taxa apresentada é a mínima.
** Com garantia de veículos ou imóveis.

Parceiros Mobills

Vale ressaltar que, dentre as 13 empresas citadas, apenas Geru e Lendico são parceiros Mobills, por enquanto. Mas o que isso significa?

Parceiros Mobills são instituições altamente confiáveis e sérias que oferecem empréstimos online com as melhores taxas de mercado. Eles têm a mesma visão que o Mobills, querem ajudar você a sair das dívidas, mas sem ter que pagar valores exorbitantes para isso.

Conclusão

Essas são nossas dicas para que, caso seja necessário, você possa conseguir um empréstimo online com toda comodidade e segurança que essa ferramenta oferece.

Você está pensando nessa opção ou já a usou? Conta pra gente como foi a experiência nos comentários!

*****

LEIA TAMBÉM:

Conheça os diferentes tipos de empréstimos e as suas características

Empréstimo ou financiamento: Qual a melhor alternativa?

Vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas?

Banner convidando para o site do Mobills

Comentários

Sobre o autor

Ariane Lopes

Ariane Lopes

Ariane Lopes, redatora do Portal Mobills. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pesquisadora incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir documentários, ler, organizar eventos e viajar.