Saiba por que empreender é algo bem mais amplo do que abrir um negócio
Por favor, avalie esse Post

Saiba por que empreender é algo bem mais amplo do que abrir um negócio

Banner convidando para o site do Mobills

Ser um empreendedor de sucesso é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, infelizmente, muitos daqueles que decidem tentar tornar isso uma realidade acabam fracassando.

Sendo que, na maioria dos casos, o principal culpado pelo insucesso é o fato de que, para ser um verdadeiro empreendedor, é necessário algo bem mais amplo do que abrir um negócio próprio.

Por isso, mostraremos abaixo algumas das características indispensáveis para obter êxito no mundo do empreendedorismo!

Empreender é algo bem mais amplo do que abrir um negócio

 

O bom empreendedor tem uma elevada capacidade de identificar boas oportunidades

homem escolhendo a opção certa
Não perca uma boa oportunidade!

Muitas pessoas que abrem um negócio próprio o fazem por necessidade (desemprego) ou pela vontade de deixarem de ser apenas mais um colaborador de uma empresa.

Sendo que, muitas vezes, o empreendimento é aberto de maneira “forçada”. Ou seja, sem que tenha havido a identificação de uma oportunidade realmente promissora.

E esse é um dos fatores que difere o empreendedor de sucesso daqueles que simplesmente possuem um negócio próprio. É óbvio que quem está desempregado ou insatisfeito com o seu emprego deve buscar alternativas.

Entretanto, decidir abrir uma empresa sem que isso seja algo amplamente planejado (o que envolve a identificação de uma boa oportunidade de negócio) é um grande passo rumo ao fracasso.

A possibilidade real de obter sucesso deve se sobrepor à necessidade

De acordo com o que foi dito acima, pode-se concluir que mais relevante do que a necessidade deve ser a possibilidade real de obter êxito.

Isso é algo tão verdadeiro que não são raros os casos em que o empreendedor que alcança o sucesso até tinha um bom emprego e estava satisfeito com a função que desempenhava e com o salário que ganhava antes de decidir abrir sua empresa.

Contudo, ao identificar a falta de oferta em um segmento que tinha muita demanda (procura), decidiu abrir um negócio para preencher aquela lacuna (oportunidade) que havia no mercado.

O empreendedor de sucesso é um estudioso incansável

dois livros, sendo um aberto com um óculos de grau em cima, e do lado um smartphone
Estudar é muito importante, principalmente para se manter atualizado sobre sua área.

Assim como em qualquer profissão, o empreendedor que deseja ser realmente bem-sucedido deve ter um gosto natural pelos estudos.

Isso fica claro pelo fato de que até mesmo aquelas pessoas que já possuem negócios milionários continuam se dedicando a aprender coisas novas constantemente.

Estudar é a “estratégia” mais eficiente para se sobressair em relação à concorrência

Independentemente do segmento, todos os mercados são bastante concorridos atualmente.

E isso faz com que aqueles negócios que são liderados por pessoas que estão sempre atentas às novas exigências do seu público se sobressaiam em relação aos seus concorrentes.

Desse modo, se o empreendedor não for um estudioso nato, é improvável que ele consiga ser assertivo em questões como:

  • Fazer pesquisas de mercado;
  • Desenvolver seu plano de negócios;
  • Manter um controle financeiro eficiente;
  • Tomar decisões relevantes para o futuro do negócio;
  • Analisar resultados para identificar pontos positivos e negativos;
  • Implementar ajustes para otimizar os resultados.

Diante disso, acompanhar conteúdos (artigos, vídeos, entrevistas…) de pessoas que são referências dentro do seu segmento de atuação é um fator de extrema relevância para o empreendedor absorver conhecimentos que serão essenciais para que ele comande o seu negócio adequadamente e o coloque no caminho do sucesso.

20 FATORES IMPORTANTES PARA AJUDAR VOCÊ A MONTAR UM NEGÓCIO DE SUCESSO

A coragem para tomar decisões arriscadas é um aspecto indispensável ao verdadeiro empreendedor

homem em cima de um tronco que atravessa a cidade
Não tenha medo de tomar decisões!

É claro que a tomada de decisão é algo que envolve, indispensavelmente, uma ampla avaliação do cenário em questão. Porém, é impossível ter convicção sobre os acontecimentos futuros.

Por isso, ter coragem para fazer escolhas que envolvem riscos é um fator fundamental para o sucesso de um empreendedor.

Até porque, aqueles que não têm essa característica tendem a permanecer sempre no mesmo lugar. Ou seja, ficam em uma zona de conforto que, inevitavelmente, impede que o negócio cresça.

Assim, esse tipo de pessoa, por mais que consiga manter a sua empresa em funcionamento e até tendo um lucro razoável, jamais poderá se considerar um empreendedor bem-sucedido, mas sim apenas alguém que tem um negócio próprio.

Capacidade de liderança é uma habilidade crucial para o sucesso no empreendedorismo

mulher segurando uma caneca que tem escrito like a boss que traduzindo para o português significa como um chefe
Não tenha medo de liderar uma equipe. Sempre pense que você é capaz!

Para ser bem-sucedido, um empreendimento tem que manter um ritmo constante de crescimento. Assim, na medida em que isso ocorre, é necessário contratar novos colaboradores.

Consequentemente, para terem uma boa produtividade, eles precisam ser bem liderados.

Dessa maneira, o empreendedor que não desenvolve a capacidade de ser um bom líder, enfrenta sérias dificuldades para manter o seu negócio nos trilhos do crescimento.

Liderar significa agregar valores, inspirar e motivar os colaboradores

No tocante à liderança, entenda líder, não como alguém que comanda, que é o patrão. Na verdade, liderar se trata de ganhar a confiança dos colaboradores de modo que eles “comprem” as ideias do líder.

Para isso, aspectos como saber desafiar os colaboradores, inspirá-los a desempenharem suas funções com extrema dedicação e motivá-los na busca pelas metas corporativas são fundamentais.

A capacidade de ouvir (e realmente levar em conta) as opiniões de seus liderados também é um grande diferencial para o empreendedor que deseja ver o seu negócio prosperar não apenas no tocante à lucratividade, mas também no que se refere à qualidade do ambiente de trabalho e ao engajamento dos colaboradores.

Um empreendimento que alia a obtenção de bons lucros com a criação de equipes compostas por profissionais satisfeitos e motivados tem tudo para alcançar o sucesso.

VEJA A ENTREVISTA COM CARLOS TERCEIRO: FUNDADOR DO MOBILLS

Conclusão

Como foi possível acompanhar ao longo do artigo, são diversos os aspectos que diferenciam o verdadeiro empreendedor daquelas pessoas que querem simplesmente montar um negócio próprio e rapidamente começarem a desfrutar dos benefícios que isso supostamente vai proporcioná-las.

Portanto, se você deseja ser um empreendedor de sucesso, antes de abrir o seu negócio, busque desenvolver as características/habilidades que foram mencionadas.

Isso certamente aumentará de maneira considerável as chances de você obter êxito no mundo do empreendedorismo.

Você pretende empreender ou já está dando seus primeiros passos nesse sentido e se identificou com o nosso conteúdo? Então, deixe seu comentário com sugestões ou perguntas!

Teremos muita satisfação em interagir com você e ajudar naquilo que estiver ao nosso alcance!

*****

LEIA TAMBÉM:

Como montar um pequeno negócio em 10 passos

Saiba qual o grande erro da maioria dos empreendedores

Negócios em casa: orientações importantes para que possam prosperar

11 ferramentas essenciais para microempreendedores e gratuitas

Saiba como escolher o sócio ideal para o seu negócio

Banner convidando para o site do Mobills

Comentários