Empreendedorismo: tudo o que você precisa saber para se tornar um empreendedor de sucesso

O empreendedorismo é sem dúvida a maneira mais positiva de se melhorar a vida das pessoas em diversos aspectos.

Por isso, precisa ser cada vez mais incentivado para que mais brasileiros tenham a coragem de empreender, gerar empregos, movimentar a economia e transformar seus sonhos em realidade.

Nesse artigo, você vai encontrar tudo que precisa saber sobre empreendedorismo para tirar seus planos do papel e colocá-los em prática.

Não deixe de ler o texto até o final, tenho certeza que você não vai se arrepender!

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo, por definição, é uma caraterística que pode ser natural em muitas pessoas, mas que pode também ser desenvolvida como habilidade por qualquer um.

Essa habilidade pode ser utilizada tanto para criar, idealizar, gerir ou realizar projetos dos mais diversos tipos, quanto para promover inovações, mudanças e melhorias em uma empresa ou em um mercado.

Ao contrário do que se costuma achar, o empreendedorismo não está ligado apenas ao mundo dos negócios, mas também a sua vida pessoal, sua casa e seus estudos.

O pensamento empreendedor pode e deve ser utilizado na busca por soluções para problemas do dia a dia que precisam ser encarados de maneira criativa e com estratégia.


13 excelentes oportunidades de negócios para abrir no seu bairro


Conceito de empreendedorismo

O conceito mais amplamente conhecido do empreendedorismo é o de que empreender é o processo de criar algo que tenha valor.

Onde o empreendedor assume todos os riscos inerentes ao negócio dedicando tempo e esforço necessário para a criação, manutenção e prosperidade do mesmo.

Empreendedorismo no Brasil

Quando se fala em empreendedorismo, o Brasil ainda pode ser considerado um iniciante no que diz respeito ao incentivo ao pensamento e à atitude empreendedora perante à população, principalmente jovens e adultos.

A busca pela eterna sensação de “segurança” que empregos em boas empresas ou cargos públicos proporcionam ainda é o principal objetivo da grande maioria das pessoas.

Isso faz com que os benefícios que o empreendedorismo pode trazer não apenas para o indivíduo, mas para toda a sociedade, acabem ficando de lado.

Nas escolas, o empreendedorismo raramente é citado, o que contribui para que a cultura empreendedora não se expanda.

Infelizmente, se não houver mudanças, essa realidade continuará impactando as futuras gerações, onde existirão mais pessoas em busca de emprego do que novos negócios que criam vagas de trabalho.

Apesar desse cenário não muito animador, o que se viu, nos últimos anos, foi um aumento considerável no número de brasileiros empreendedores.

Principalmente, em razão do desemprego ou da instabilidade econômica, o que forçou as pessoas a empreenderem, para conseguir o mínimo necessário para sua sobrevivência e de seus familiares.

A prova desse aumento é que em 2018 o número de pessoas físicas que se tornaram MEI (Micro Empreendedor Individual) foi 18% maior do que em 2017.

Com a dificuldade de retomada do crescimento econômico (e a consequente geração de novos empregos), a tendência é que o número de MEIs em 2019 seja ainda maior.


11 ferramentas essenciais para microempreendedores e gratuitas


Características de um empreendedor

Um empreendedor precisa reunir um conjunto de características para conseguir ser bem-sucedido no empreendedorismo, tanto nos negócios quanto na vida pessoal.

As características mais importantes de um empreendedor são:

  • Autoconfiança;
  • Iniciativa;
  • Criatividade;
  • Pensamento estratégico;
  • Resiliência;
  • Otimismo;
  • Inteligência emocional;
  • Adaptação.

Quando um empreendedor reúne todas essas características, ou boa parte delas, alcançar seus objetivos e colocar seus projetos em andamento se torna muito mais fácil.

Por esse motivo, é importante que o empreendedor seja extremamente sincero consigo mesmo para identificar quais dessas características ainda precisam ser desenvolvidas.

Tipos de empreendedorismo

Veja, a seguir, tipos de empreendedorismo que possuem diferenças relevantes entre si.

Empreendedor individual

Esse é o tipo de empreendedorismo que trata da criação de novos negócios e, certamente, é o tipo mais comum de empreendedorismo.

Todo negócio, independentemente do mercado onde ele esteja inserido ou de seu tempo de existência, teve início com base em uma ideia de um empreendedor individual.

Os empreendedores individuais estão espalhados por todo o país criando negócios em nichos bastante diversificados como estética, alimentação, transportes e comércio, por exemplo.


Negócios em casa: orientações importantes para que possam prosperar


Empreendedorismo Social

O principal objetivo do empreendedorismo social não é apenas o lucro, mas também o resgate de pessoas em condição de risco.

Por meio da geração de valor social, na forma de benefícios, para a localidade onde o negócio está inserido.

O empreendedorismo social é formado por três componentes que são o norte de suas ações:

  • Reconhecimento de um equilíbrio injusto causador de exclusão ou marginalização de um grupo de pessoas que não possui meios para gerar benefícios. 
  • Identificação de uma oportunidade de geração de valor (diante dessa situação de marginalidade ou exclusão) que traga benefícios para aquela localidade ou grupo de pessoas. 
  • Fomentar a criação de um ecossistema estável para que os envolvidos possam ter assegurado um futuro mais digno.

Empreendedorismo corporativo

O empreendedorismo corporativo tem como finalidade a identificação de oportunidades de melhoria.

A principal ideia por trás dele é implementar ações e estratégias para explorar um novo nicho ou o desenvolver um novo produto.

Esse tipo de empreendedorismo mostra bem como é possível empreender mesmo não sendo dono do seu próprio negócio.

Uma vez que muitas dessas oportunidades são identificadas por colaboradores que estão presentes no dia a dia da empresa.

Empreendedorismo digital

Talvez esse seja o tipo de empreendedorismo que mais cresceu nos últimos anos devido ao grande avanço tecnológico ocorrido principalmente na última década.

Com as recentes dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, que resultaram em altíssimos índices de desemprego, o empreendedorismo digital acabou se tornando uma grande alternativa. 

Basicamente, o empreendedorismo digital consiste na criação de um negócio que ofereça bens ou serviços através da internet, com possibilidades ilimitadas de nichos e modelos de negócios a serem explorados.


Trabalho online: 10 maneiras de ganhar dinheiro sem sair de casa


Empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino é um dos que mais cresce não somente no Brasil, mas em todo o mundo.

Quando falamos em empreendedorismo feminino, vamos além da criação de negócios para geração de lucros.

O empreendedorismo dá à mulher mais espaço na sociedade, independência, autonomia, meios para o sustento da família…

Isso faz com que o ato de empreender se torne um instrumento de transformação que impacta direta e indiretamente a vida de milhares de pessoas. 

Portal do Empreendedor

O Portal do Empreendedor é uma plataforma disponibilizada pelo Governo Federal onde estão disponíveis vários serviços e conteúdos que tem como finalidade ajudar o empreendedor em questões burocráticas.

Ou então, auxiliá-lo nos primeiros passos do seu negócio.

No Portal do Empreendedor, o empreendedor encontra:

  • Serviço de cadastro como Micro Empreendedor Individual;
  • Emissão de guias para pagamento das mensalidades;
  • Conteúdos educativos e informativos;
  • Suporte para dúvidas dos empreendedores.

Como montar um pequeno negócio em 10 passos


Feira do Empreendedor

O evento idealizado pelo Sebrae tem como objetivo a criação de um ambiente favorável para a geração de novas oportunidades de negócio.

Assim como, incentivar a cultura e o estilo de vida empreendedora.

A Feira do Empreendedor acontece em diversos estados e é cada vez mais importante para ajudar a incentivar o empreendedorismo em todas as regiões do país.

Serasa Empreendedor

Essa é uma plataforma criada pela Serasa Experian com a finalidade de ajudar os empreendedores a melhorar a saúde financeira de seus negócios.

Com isso, a empresa espera contribuir para que os negócios possam crescer de uma maneira mais sustentável.

Acesse o site para mais detalhes.

Sala do empreendedor

A Sala do Empreendedor foi criada com o objetivo de:

  • Facilitar a abertura de empresas;
  • Regularizar as atividades de empresas que ainda estão na informalidade;
  • E estimular o encontro entre empreendedores.

Também são oferecidos serviços aos Microempreendedores individuais e orientação aos negócios que se enquadrem na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Empreendedores de Sucesso

O Brasil tem muitos empreendedores de sucesso. Por isso, fizemos uma relação com alguns dos mais conhecidos empreendedores de sucesso do país.

  • Jorge Paulo Lemann – Ambev, Heinz, Burger King;
  • Carlos Wizard Martins – Wizard Idiomas;
  • Romero Rodrigues – BuscaPé;
  • Robinson Shiba – China in Box;
  • Rodrigo Minotauro – Team Nogueira;
  • Alexandre Costa – Cacau Show;
  • Rick Chester.

Mulheres empreendedoras

As mulheres também têm grande destaque quando se fala sobre empreendedores de sucesso no Brasil.

Confira algumas delas a seguir:

  • Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza;
  • Nathalia Arcuri;
  • Anitta;
  • Camila Coutinho;
  • Paula Abreu;
  • Chieko Aoki.

Como ser um empreendedor de sucesso

Empreender e alcançar o sucesso é um desafio que muitas pessoas não estão preparadas para enfrentar.

Apesar disso, é possível que qualquer pessoa consiga se tornar um empreendedor de sucesso observando e desenvolvendo algumas atitudes, como por exemplo:

  • Ser apaixonado pelo trabalho;
  • Resolução rápida de problemas;
  • Ser autoconfiante.

Com essas três atitudes, é possível desenvolver todas as características necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso.


Como aumentar sua produtividade pessoal e no trabalho


Cursos de empreendedorismo

Para quem tem vontade de empreender, mas não sabe por onde começar, é possível encontrar uma grande quantidade de informação relevante na internet.

Instituições que fomentam o empreendedorismo como o Sebrae, o Instituto Endeavor e outras plataformas de cursos online como Coursera ou iPed.

Muitos desses cursos sobre empreendedorismo são gratuitos e podem ser acessados de qualquer lugar, o que facilita bastante para que você possa consumir todo o conteúdo sem pressa.

Filmes sobre empreendedorismo

O cinema possui diversos títulos que são essenciais e podem ensinar lições importantes para empreendedores iniciantes ou experientes.

Veja alguns dos principais filmes que todo empreendedor precisa assistir:

  • À Procura da Felicidade;
  • Fome de Poder;
  • Jobs;
  • Joy: O Nome do Sucesso;
  • Startup.com;
  • Coco Antes de Chanel.

Os 15 melhores filmes sobre finanças que você DEVE assistir!


Livros sobre empreendedorismo

É possível encontrar milhares de livros sobre empreendedorismo, desde conteúdos mais técnicos a biografias de grandes empreendedores dos mais diversos setores.

Separamos alguns desses títulos aqui:

  • Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki;
  • A Loja de Tudo – Brad Stone;
  • Empresas Feitas Para Vencer – Jim Collins;
  • Trabalhe 4 Horas por Semana – Tim Ferris;
  • Marketing 4.0 – Philip Kotler;
  • Rápido e Devagar – Daniel Kahneman.

25 livros para ler se você quiser se tornar rico


Ideias de empreendedorismo

A seguir, você encontra algumas ideias de negócios onde você pode empreender e conseguir conquistar sua independência, sucesso e gerar empregos.

  • Barbearia;
  • Venda de bijuterias;
  • Passeador de cães;
  • Agência de marketing digital;
  • Comidas saudáveis congeladas;
  • Manutenção residencial;
  • Venda de infoprodutos;
  • Foodtruck;
  • Canil, creche ou hotel para pets.

Conclusão

O empreendedorismo está em alta e deve continuar assim por um bom tempo, o que faz desse o momento ideal para que você tire aquele seu sonho de montar o próprio negócio do papel.

E para ter um negócio saudável saber controlar as finanças é essencial, independentemente do que você oferece para seus clientes.

Por isso, assine nossa Newsletter e ative as notificações para receber em primeira mão os conteúdos lançados. 

O objetivo do Mobills é simplificar e tornar mais eficiente o seu controle financeiro pessoal.

No entanto, também traremos sempre novas dicas para que você consiga ter sucesso em seus empreendimentos desde o início.

View this post on Instagram

QUAIS AS SUAS FONTES DE RENDA? ⠀ Thomas Corley, pesquisador e respeitado consultor financeiro norte-americano, passou 5 anos estudando quais eram os hábitos que faziam de alguém um milionário. ⠀ De acordo com as pesquisas do especialista, um dos principais hábitos identificados foi a diversificação das fontes de rendimento dos entrevistados ricos, dos quais 65% possuíam três fontes de renda, 45% quatro e 29% cinco ou mais. ⠀ O grande ensinamento em diversificar suas fontes de renda está no fato de não ficar à mercê de possíveis imprevistos. Assim, se uma das fontes falhar é possível se reequilibrar sem mudar drasticamente seu estilo de vida. ⠀ Muito dificilmente uma pessoa que possui 3 ou mais fontes de renda sofrerá crises em todas as suas formas de ganhos de uma vez só. ⠀ Enquanto não for possível construir fontes alternativas de ganhos mais seguras, a renda extra pode te ajudar a investir em diferentes vertentes, até que futuramente se torne um NEGÓCIO próprio, ou proporcione valores suficientes para desenvolver uma das fontes citadas. ⠀ Para ficar mais claro, vamos especificar algumas: ⠀ 💵 Remuneração mensal: é o salário de quem tem carteira assinada, mas pode ser as comissões de quem ganha apenas dessa forma ou ainda os valores dos serviços prestados em um mês por um freelancer, ou seja, é o valor que você pode contar para pagar suas contas, sua fonte de renda principal. ⠀ 💰 Dividendos: é um valor distribuído aos acionista com base em um percentual do lucro da empresa. ⠀ 💎 Royalties: é o valor que um produto pode render ao dono pelo uso do mesmo. ⠀ Siga @mobillsedu ⠀ 📲 Ative as notificações!⠀ 💙 Gostou? Deixe seu like e comentário, isso é muito importante para nós. 📌 Se não tem tempo para ler agora, salve este post para ler depois. ⠀ #mobillsedu #planejamentofinanceiro #controlefinanceiro #financaspessoais #educacaofinanceira #milionario #milionarios #dicasfinanceiras #aprender #rico #riqueza #inteligenciafinanceira #liberdadefinanceira #renda #fontesderenda

A post shared by Mobills Educação Financeira (@mobillsedu) on


LEIA TAMBÉM:

O que fazer para ganhar dinheiro rápido? Veja 33 ideias de coisas fáceis de vender!


Esse artigo foi produzido em parceria com a equipe do site www.oblige.com.br.