Quer economizar na viagem de férias? Veja algumas orientações.
Por favor, avalie esse Post

Quer economizar na viagem de férias? Veja algumas orientações.

Banner convidando para o site do Mobills

Economizar na viagem de férias, esse é o desejo de todos que se organizam para os merecidos dias de descanso, mas que não querem comprometer as finanças pessoais. Sendo assim, é necessário seguir algumas dicas para que o seu orçamento não apresente problemas ao final do passeio.

Após escolher o destino, você deverá fazer uma vasta busca em sites que oferecem passagens com desconto e promoções em hotéis. Uma boa dica é fazer essas buscas em horários menos movimentados na internet; normalmente são nesses horários que aparecem as melhores promoções.

Outro cuidado essencial é com os pacotes de viagem, é importante analisar tudo que eles oferecem e, dessa maneira, escolher o mais vantajoso para você. Por exemplo, há pacotes que oferecem somente café da manhã, outros já oferecem todas as refeições. No caso de viagens com crianças, o segundo é o mais indicado, pois ajuda a economizar nos gastos em restaurantes.

Outra alternativa, geralmente adotada por quem irá viajar sozinho ou por casais é se hospedar em um hostel. Além de ser uma experiência bem divertida, uma vez que você conhece várias pessoas, o custo com hospedagem acaba sendo bem menor e assim você consegue economizar um bom dinheiro. O único inconveniente é a falta de privacidade, principalmente para casais, tendo em vista que na maioria das vezes são quartos coletivos.

Se o destino escolhido permite que você viaje de carro e você vai viajar em grupo, uma opção interessante é concentrar o maior número de pessoas em um único carro.  Dessa forma, você consegue dividir os gastos com gasolina e pedágio, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Contudo, essas dicas terão o efeito minimizado se você tiver escolhido como destino cidades muito procuradas, porque esses lugares tendem a elevar bastante o custo da viagem.  Portanto, o ideal é que se busque lugares menos procurados, ou mesmo cidades mais próximas de onde você mora, já que a proximidade pode lhe ajudar a reduzir consideravelmente as despesas.

Outra sugestão é que você e seus amigos se reúnam em uma chácara, sítio ou casa de campo, principalmente se ela for de propriedade de alguém da turma. Isso ajudará vocês a aproveitar os dias tranquilos de descanso, sem estourar o orçamento dos meses seguintes.

Abaixo, listamos outras orientações interessantes para quem quer pretende economizar na viagem de férias.

Orientações essenciais para economizar na viagem de férias

Internet como aliada

Para os que não gostam de seguir as regras de uma viagem em grupo, mas buscam economia, a internet é uma importante aliada. Pesquisar em fóruns de discussão pode render ótimas dicas.

Samy Dana, professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) explica que “nos grupos virtuais há dicas de pechinchas em hotéis ou reclamações de quem pagou caro por um mau serviço”.

Segundo Gustavo Cerbasi, autor do livro “Como Organizar sua Vida Financeira”, visitas pontuais aos sites de compra também podem revelar surpresas agradáveis.

“Sexta-feira é um ótimo dia para comprar nesses sites. Desistências de última hora são comuns e, para não ficarem no prejuízo, as empresas disponibilizam passagens a preços baixíssimos”, explica.

Cuidado com as compras!

Outra boa dica é estabelecer um limite para gastos diários com as compras. “Sair com dinheiro vivo na mão ou com um cartão de débito pode ser uma referência precisa para saber a hora de frear os gastos“, afirma o economista Antonio De Julio, diretor da empresa de educação financeira MoneyFit.

O especialista também alerta para as taxas alfandegárias de cada país, se a compra for no exterior. “Elas costumam ser altíssimas! Se está no plano do turista fazer compras, um estudo prévio sobre os impostos locais é indispensável”, diz De Julio.

O preço da fidelidade

“Se você gostou de um estabelecimento, não se acanhe em pedir um desconto para uma próxima visita”, aconselha Cerbasi. “Muitos restaurantes oferecem uma sobremesa grátis ou cupons de desconto de até 10% na conta do turista que aparece pela segunda vez”.

Para quem não dispensa as delícias de uma gastronomia típica, o caminho para conseguir descontos é aproveitar as vantagens da “fidelização”. Nas cidades que vivem de turismo, bares e restaurantes disputam a preferência dos visitantes e oferecem alguns mimos.

Atenção especial com os juros!

Investir em pacotes de viagem é uma decisão esperta, mas fuja dos parcelamentos. “Contrair juros em pagamentos a prazo é bobagem. Pagamento à vista é garantia de economia e dinheiro vivo aumenta a possibilidade de barganha”, aconselha o educador financeiro Mauro Calil.

Caso você ainda não tenha saldo bancário suficiente, vale economizar e comprar o pacote na data mais próxima da viagem.

“As operadoras costumam pressionar o cliente alegando que se a compra não for feita na hora, acabarão as vagas na excursão. No entanto, sempre há novos grupos sendo organizados pelas empresas turísticas, o cliente pode ficar tranquilo”, observa o especialista.

Conveniência pode custar caro

O descanso na casa de praia com a família também requer cuidados especiais. “Pagar pela conveniência é uma armadilha para quem passa férias no litoral”, afirma Cerbasi.

Ele cita como exemplo clássico o pesadelo da fila no supermercado. “Para não enfrentar a espera e o estresse, nos entregamos à tentação de comprar na mercearia perto de casa. O problema é que nesses estabelecimentos menores os preços costumam ser bem inflacionados”, alerta.

Dica do especialista é levar no bagageiro do carro a maior parte possível dos mantimentos que forem ser consumidos nas férias. “Tudo é mais barato na cidade. Até as grandes redes no litoral costumam ter preço mais altos”.

Dirigir pode valer à pena, quando se pensa em economizar na viagem de férias

Outra pesquisa importante a ser feita no cálculo prévio do orçamento é verificar se vale à pena usar o meio de transporte público do destino escolhido, táxi ou alugar um carro.

“Em algumas cidades é preciso percorrer grandes trajetos para chegar aos pontos turísticos. E, muitas vezes, elas não contam com um sistema eficiente de ônibus e metrô e os táxis são caros”, avalia Calil. “Nesses casos, fechar um pacote com uma empresa de locação de carros pode ser interessante”.

Alimentação e serviços encarecem viagens dentro do Brasil

As viagens de férias dentro do Brasil podem sair mais caras do que para o exterior, segundo o economista Fábio Machado. Ele disse que os setores de alimentação e serviço contribuem na elevação do índice de inflação.

De acordo com Machado, o turista deve comparar não somente o preço do pacote turístico, mas também todos os outros custos. “Normalmente a visitação aos pontos turísticos no Brasil é paga”, disse o economista. Ele lembrou que além do hotel, os passeios e deslocamentos encarecem as férias. “No exterior os pacotes de viagens são mais completos”, afirmou.

Para quem não vai viajar nessas férias

Aqueles que não vão viajar nessas férias, podem começar o planejamento para uma grande viagem no fim do ano. Para isso, o economista Samy Dana recomenda que a renda mensal seja dividida em três partes iguais.

“A primeira destinada aos gastos básicos, como alimentação, transporte e contas da casa. A segunda com entretenimento, como idas a restaurantes, cinema e vestuário. A terceira parte chamo de gastos com acúmulo de patrimônio. Nisso estão inclusos a compra de um carro, imóvel ou uma grande viagem”, explica.

*****

Ama escrever e gosta do tema finanças pessoais? Conte suas experiências voluntariamente no Portal Mobills e colabore para a educação financeira de outras pessoas. Preencha o formulário para se cadastrar!

Leia também:

Como se preparar para uma viagem de férias

7 cuidados financeiros para suas férias não se transformarem em dor de cabeça

Planejamento financeiro pessoal: 5 dicas para montar o seu

Curtiu as orientações para economizar na viagem de férias? Vai viajar nessas férias e tem outras dicas para ajudar na economia? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Quer economizar na viagem de férias? Veja algumas orientações.? Compartilhe nas redes sociais. A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários