Economizar

5 dicas para economizar na compra do material escolar

material escolar

5 dicas para economizar na compra do material escolar

Para quem tem filhos na escola, o começo de ano é um sombrio fantasma devorador de orçamentos, com as temidas despesas de uniforme e material escolar. E para os pais, a sensação é de que, a cada ano que passa, a lista fica maior e os preços cada vez mais altos.

No entanto, a compra dos materiais de escola é um gasto que não pode ser evitado, já que educação é prioridade na grande maioria das famílias. E, com dois ou mais filhos, as despesas se multiplicam e as dívidas aumentam.

Mas afinal, há um meio de economizar na compra do material escolar? A resposta é sim, existem várias formas de reduzir essa despesa. Confira abaixo nossas dicas:

5 dicas para economizar na compra do material escolar

1. Recicle o material escolar do ano anterior

Antes de comprar qualquer coisa para o próximo ano letivo, verifique se há algo do ano anterior que possa ser aproveitado. Sempre há canetinhas, lápis, cadernos, que podem ser aproveitados de um ano para o próximo.

A escola também deve devolver ao aluno, no final de cada ano, materiais que eventualmente não foram utilizados pelo mesmo no período escolar. Converse com os professores do seu filho, afinal, se há sobras, você não precisa comprar novamente a mesma coisa. Você pode também pode conversar com pais de alunos de outras séries, para ver se há a possibilidade de doação ou troca de apostilas.

2. Compre material escolar no atacado

Comprar itens pelo atacado já é uma medida de economia usada há muito tempo, porém, difícil de se fazer devido à grande quantidade de itens que devem ser comprados nessa modalidade. Dividir as compras e as despesas com outros pais torna tudo mais barato e compensador para todos.

3. Compre material escolar no final do ano letivo e não no começo

Antecipe-se: em janeiro, os preços do material escolar vão sempre às alturas, junto com a inevitável afluência de pais às lojas, ocasionando filas e aglomerações. Com tanta gente querendo a mesma coisa, fica até difícil avaliar as opções e encontrar bons preços.

Em compensação, em novembro e dezembro as papelarias estão mais vazias e os preços, melhores. Peça à escola do seu filho, que mande a lista de material escolar no fim do ano letivo, e você ainda pode aproveitar o décimo terceiro para essa despesa, desfalcando ainda menos seu orçamento.

Caso a escola não forneça a lista, faça um inventário com base na lista do ano anterior e veja materiais que você sabe que são necessários e que precisarão ser comprados de qualquer forma.

4. Não leve as crianças para comprar material escolar com você

Crianças gostam de produtos da moda, com os seus personagens favoritos e iguais aos que os seus colegas têm. No entanto, pedagogicamente falando, esses produtos não apresentam nenhuma vantagem sobre itens com preço inferior, mas sem a marca ou estampa daquele personagem da TV.

Se a criança não gostou da capa do caderno, uma opção é encapar e customizar. Ficará com um aspecto personalizado e bem diferente, muitas vezes agradando até mais do que aquela capa já pronta e igual à de todo mundo. Considere a faixa etária da criança: adolescentes podem não gostar de cadernos com essas características.

5. Pesquise preços em diferentes lojas

Uma das vantagens da compra com antecedência é a pesquisa de preço, que pode variar mais de 50% de uma loja para outra. Uma opção a ser levada em conta são as lojas virtuais, que costumam oferecer preços mais vantajosos do que os cobrados pelas lojas físicas. No entanto, é necessário cautela com o prazo de entrega, que pode ser maior ou menor dependendo da loja.

Caso você não consiga se preparar para as compras desse ano, não se preocupe! Comece a se organizar para as compras do próximo ano letivo assim que começar o segundo semestre.

Curtiu nossas sugestões? Quais estratégias você utiliza para a temida compra do material escolar? Compartilhe conosco!

Quer melhorar sua situação financeira? Acesse www.mobills.com.br para conhecer todos os recursos do aplicativo ou se cadastre diretamente clicando aqui.

Gostou do artigo 5 dicas para economizar na compra do material escolar? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário