Economizar

5 dicas para economizar na ceia de Natal

Vários alimentos numa mesa simbolizando como economizar na ceia de Natal
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

5 dicas para economizar na ceia de Natal

Banner convidando para o site do MobillsO fim do ano é marcado por festas, desde a ceia de Natal ao amigo secreto, virada do ano e festas das empresas. Todos esses eventos, no entanto, demandam um pouco mais além de sua presença e tempo, eles também levam uma parte de sua renda, e do tão esperado 13º salário.

Por isso, nesse ano e nos próximos, que tal aprender a economizar na ceia de Natal? Um bom planejamento e gerenciamento dos seus recursos garante um mês mais tranquilo, podendo aproveitar todas as celebrações. Vamos às dicas!

5 dicas para economizar na ceia de Natal

1 – Organize a ceia de Natal

O primeiro passo é definir onde será a ceia, caso sua família seja pequena a casa de alguém sempre pode ser utilizada. Cada pessoa contribui com uma parte em dinheiro ou cozinha e leva um prato para aliviar a carga da renda.

Caso a família seja grande e o costume é passar juntos, pesquise cerca de 6 meses antes um local para alugar que possa ser dividido por todos. Se todos arcam com uma parte, ninguém sai com dívidas que não possa pagar. Faça uma lista de comidas e bebidas que seja econômica e que ao ser dividida, caiba no bolso de todos.

2 – Compras antecipadas

Tanto os itens da ceia quanto os presentes representam um rombo no orçamento, porém, não é apenas pelos impostos, mas pelo fato da procura ser grande. Converse com os familiares e disponha de uma lista com limite de preços para os presentes, procure comprar antecipado e saber o tamanho e gosto da pessoa para evitar trocas.

Em novembro o Brasil tem agora o mesmo costume dos Estados Unidos, toda última sexta-feira do mês ocorre a Black Friday com descontos em vários setores de lojas. Aproveite para riscar a lista de presentes de Natal e amigo secreto nessa data.

Quanto à ceia, compre antecipadamente apenas os ingredientes necessários para o cardápio que não são tão específicos. Há mercados que vendem no atacado com preço mais barato que compensa uma boa compra. Sem contar que a validade dos produtos também compensa. Calcule mais ou menos quanto cada pessoa deverá comer e evite desperdícios.

3 – Reinvente a decoração

Uma casa bonita e decorada para o Natal é sempre convidativa, mas gastar uma parte do orçamento ostentando com enfeites usados apenas uma vez ao ano, não é aconselhável.

Se tiver tempo, procure vídeos na internet de como fazer você mesmo alguns enfeites, usando material reciclado, sustentável ou transformando enfeites antigos. Lembre-se que menos pode ser mais, priorize pontos específicos da casa para enfeitar e ganhe em simplicidade e sustentabilidade.

4 – Trajes e eventos sociais

Uma tradição é usar roupa nova no ano novo, roupa bonita no Natal, roupa para impressionar nas festas de fim de ano etc. Muitas vezes isso não é necessário, sabendo fazer novas combinações um mesmo vestido pode ser usado em diversas ocasiões, assim como camisas masculinas ou polos.

O ideal é saber investir em peças-chave que podem te ajudar a estar arrumado em minutos, e não sair gastando para diferentes trajes que provavelmente não serão usados tão cedo. Pense nisso!

5 – Ajuste suas finanças com aplicativos

Colocar na ponta do lápis o quanto de dinheiro se tem e em que ele precisa ser gasto é a fórmula mais antiga para controlar o fluxo de caixa.

O milagre, no entanto, é seguir dicas para poupar e priorizar as economias com sonhos que deseja realizar, como viajar para o exterior no Natal com toda a família. Os aplicativos de controle financeiro orientam você com dicas e apontam setores em que você pode economizar fazendo pequenas mudanças.

Leia mais:

Não se endivide para impressionar ninguém!

7 hábitos benéficos para as finanças pessoais

Consumismo: como evitar o excesso de compras por impulso

Curtiu nossas dicas para economizar na ceia de Natal? Conhece mais alguma? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 5 dicas para economizar na ceia de Natal? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário