Por que a economia de energia é saudável para o planeta e para o seu bolso

Banner convidando para o site do Mobills

O Brasil vive, atualmente, duas crises bastante graves e que podem trazer sérias consequências no médio e longo prazos: a energética e a hídrica. Com as mudanças no regime de chuvas, devido às alterações trazidas pelo aquecimento global, os reservatórios de água utilizada para a geração de energia hidrelétrica – nossa principal matriz energética – estão baixíssimos e, se nada for feito, podemos ter um apagão muito em breve.

Mas o que nós, cidadãos, podemos fazer em relação à essa situação? Muito, acredite! Ao economizarmos energia elétrica, fazemos nossa parte para ajudar o planeta, manter a sustentabilidade de nossa matriz energética e, de quebra, ainda economizamos uns bons trocados!

Qual a importância da economia de energia e os benefícios que isso pode trazer à sua vida? Confira no nosso post de hoje!

Por que a economia de energia é importante?

Os recursos naturais de nosso planeta são finitos, isto é, se acabarão um dia. Mesmo assim, vivemos como se isso não fosse uma realidade eminente.

Que mundo você quer deixar para seus filhos e netos? Ao não economizar energia e recursos naturais, você está contribuindo ativamente para a destruição do planeta. Por isso, por mais que a contribuição individual seja relativamente pequena em relação ao todo, esforçar-se para modificar hábitos pode fazer muita diferença na preservação dos recursos naturais e na garantia de um futuro mais limpo e próspero.

E quanto à economia financeira?

Se o argumento de contribuir para a sustentabilidade de nosso planeta não for suficiente para lhe convencer da importância de economizar energia, você pode olhar a situação sobre a ótica da economia financeira. Acredite, certas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença em sua conta de energia elétrica em curtíssimo prazo!

Trocar sua velha geladeira por um modelo novo, mais econômico, por exemplo, pode fazer com que você economize até R$ 25 em um único mês. Já se você diminuir seu tempo embaixo do chuveiro em apenas um minuto, economizará energia suficiente para assistir 45 minutos de televisão.

Convencido? Então, confira abaixo algumas dicas úteis de economia de energia e o quanto você pode economizar com cada atitude.

Dicas simples de economia de energia

Nada no “stand-by”

Aparelhos que permanecem ligados no modo “stand-by” consomem mais energia do que você possa imaginar. Carregadores de celular e notebook, micro-ondas e aparelhos de DVD ligados na tomada são responsáveis por até 12% do valor de sua conta de energia elétrica! Por isso, sempre os retire da tomada quando não estiverem em uso.

Isso também serve para aqueles pessoas que vão dormir e deixam o celular carregando. Normalmente, os celulares não demoram mais do que 2h pra carregar. Dessa maneira, se você dorme em média 8h por dia e colocou o celular para carregar exatamente na hora de ir dormir, estará gastando bastante energia à toa.

Adoção das lâmpadas LED

O preço das lâmpadas de LED pode até ser considerado “salgado”, mas a substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes de sua residência por modelos desse tipo vale a pena e se paga em poucos meses. Esse tipo de lâmpada dura até 14 anos e consome 10 vezes menos energia do que uma lâmpada incandescente.

Geladeira bem vedada

Sempre verifique o estado das borrachas de vedação de sua geladeira. Caso ela não esteja bem fechada, o ar frio interno sairá, fazendo com que ela trabalhe mais e, consequentemente, gaste mais energia.

Evite, também, abri-la e fechá-la muitas vezes seguidas. Definitivamente, não abra a geladeira para “pensar”.

Utilização consciente do chuveiro elétrico

Responsável por até 35% do valor da conta de luz, o chuveiro elétrico, se utilizado de maneira consciente, pode fazer você economizar bastante. Evite banhos longos, selecione a posição “verão” sempre que possível e limpe os furinhos periodicamente, para aumentar a vazão de água.

Os mais econômicos podem também adotar a tática de fechar o chuveiro para se ensaboar. Faz uma diferença e tanto!

Cuidado com o ar-condicionado

O ar-condicionado é o grande vilão na hora de economizar energia. Seu uso durante oito horas diárias, por exemplo, pode significar até R$ 85 ao mês, dependendo de onde você mora.

Por isso, o utilize com bastante parcimônia. Sempre o instale no alto, desligue-o caso se ausente do recinto por longos períodos e mantenha janelas e portas bem fechadas, para manter o ar fresquinho mais facilmente.

Então, é isso! Essas são as dicas de hoje, se quiser ver mais dicas sobre economia de energia, leia o nosso outro texto sobre o tema: O que fazer para reduzir o consumo de energia elétrica.

Leia mais:

Como cortar gastos supérfluos que podem atrapalhar o seu planejamento

Quer aprender como juntar dinheiro em 2017? Veja 15 dicas indispensáveis!

Como economizar na manutenção do carro

E você, como gere a economia de energia em sua casa? Conte para a gente nos comentários e enriqueça a discussão!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Economia de energia: saudável para o planeta e para o seu bolso? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários