Conheça os diferentes tipos de empréstimos e as suas características

Banner convidando para o site do Mobills

Em meio à crise que estamos vivenciando, é mais do que normal que mais pessoas recorram a empréstimos para quitar dívidas ou lidar com urgências que possam surgir. Pensando nisso, resolvemos criar este post.

O objetivo é apresentar os diferentes tipos de empréstimos possíveis e quais as vantagens de cada um deles (pessoal, consignado e rotativo). Explicaremos como cada um funciona.

Quer saber quais são os tipos de empréstimos disponíveis, suas vantagens e o mais adequado de acordo com seu perfil? Continue acompanhando o nosso artigo!

Tipos de empréstimos e as suas características

Empréstimo pessoal

Essa modalidade é solicitada a um banco ou agência financeira, mediante assinatura de contrato. Antes que o contrato seja aprovado, é necessário realizar uma avaliação completa da documentação fornecida pelo solicitante.

A contratação costuma ser feita de forma bem ágil e é bastante acessível. Contudo, é necessário estar atento às taxas de juros que são cobradas — e podem ser bem altas — e ao prazo para pagamento.

Empréstimo consignado

Nesse caso, o limite máximo para pagamento mensal é de, no máximo, 30% referente ao valor do salário do solicitante. Além disso, as taxas de juros cobradas nessa modalidade são bem inferiores ao que é cobrado no caso do empréstimo pessoal, por exemplo.

A principal desvantagem desse tipo de empréstimo é que o pagamento das parcelas é feito pelo desconto em folha, mas isso também contribui para que o valor dos juros seja menor, como mencionado anteriormente, devido à garantia de recebimento.

Empréstimo rotativo

O empréstimo rotativo está ligado ao uso do cartão de crédito. Se o valor pago na fatura é inferior ao valor total, automaticamente o usuário pega emprestado o valor restante com o banco para pagamento.

Por sua vez, o banco realiza o pagamento desse valor, mas ele é cobrado nas próximas faturas, com juros que costumam ser bem abusivos. A vantagem é a flexibilidade para pagamento e evitar que o usuário seja inserido em serviços de proteção ao crédito.

Entretanto, embora essas vantagens pareçam atraentes, a princípio, esse tipo de empréstimo deve ser evitado a todo custo, em virtude das taxas de juros estratosféricas que são cobradas quando ele é ativado. Veja agora mesmo algumas questões que você deveria saber a respeito do seu cartão de crédito!

Empréstimo por cheque especial

Esse é um dos tipos de empréstimos que mais se assemelha ao pessoal em termos de vantagens e desvantagens. Contudo, a principal diferença é que, nesse caso, não é necessário haver a contratação.

Normalmente, os bancos já o liberam em forma de limite embutido na conta corrente e ele pode ser utilizado a qualquer momento. Porém, deve-se se atentar às cobranças de juros, que também costumam ser bastante abusivas.

Juros

Em todos os tipos de empréstimos que citamos no post, existe a cobrança de juros muito altos. Portanto, o ideal é que eles sejam utilizados apenas quando realmente houver a necessidade do dinheiro.

Ainda assim, das opções apresentadas, o empréstimo consignado é a que oferece as melhores condições em termos de cobrança de juros.

A dica principal é a de que as finanças sejam bem organizadas e planejadas, evitando ao máximo estourar o orçamento e recorrer a essas opções.

*****

Você sabia que estamos postando 2 textos novos por dia (de segunda a sexta-feira)?  Não perca a oportunidade de ler artigos incríveis, acesse o Portal Mobills diariamente e aprenda cada vez mais sobre todos os temas relacionados às finanças pessoais, empreendedorismo, dicas de produtividade e muito mais!

Leia mais:

Vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas?

6 cuidados fundamentais na hora de pegar dinheiro emprestado!

Entenda o que é necessário para conseguir crédito pessoal

Curtiu conhecer os diferentes tipos de empréstimos? Já precisou fazer algum? Como foi sua experiência? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Conheça os diferentes tipos de empréstimos e as suas características? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários