5 dicas para viajar gastando pouco
Por favor, avalie esse Post

5 dicas para viajar gastando pouco

Reformar a casa, trocar o carro ou fazer a compra do mês requer um planejamento financeiro bem elaborado, sobretudo por quem objetiva economizar nos mínimos detalhes.

Assim como essas ações, quem deseja viajar gastando pouco deve fazer um controle orçamentário consistente e seguí-lo à risca. Apesar disso, preocupar-se com as finanças não é sinônimo de perrengue, especialmente quando falamos de viagens.

Quer ter um controle financeiro em dia? Siga as nossas dicas e verá que viajar gastando pouco é moleza!

Viajar gastando pouco: antes da viagem

1- Planejando minuciosamente

Para viajar gastando pouco, os primeiros passos devem começar muito antes da viagem, lá, na fase do planejamento. Sendo assim, na hora de planejar suas férias é muito importante que você responda a uma série de questionamentos que irão te guiar desde a escolha do destino até a compra das passagens, por exemplo:

  • Qual meu orçamento?
  • Qual o meu objetivo: festejar ou turismo cultural?
  • Como está o câmbio?
  • Quem está indo comigo?
  • Qual o preço médio das passagens?
  • Quanto tempo pretendo viajar?
  • Quando é a baixa temporada?

As respostas para essas perguntas vão te direcionar melhor para que a viagem caiba no seu bolso.

2- Escolhendo o destino

Hoje, o mundo abriga mais de 180 países, logo, mais de 180 possibilidades. Portanto, abra sua mente para elas e escolha um destino que não torture seu bolso.

Para tanto, verifique fatores como a moeda (o Real é mais valorizado do que a moeda do destino?), vistos e taxas de entrada (quanto vou gastar com a documentação?) e custo de vida na cidade (vou ter dinheiro suficiente para sobreviver?).

Viajar gastando pouco: durante a viagem

3- Diversificando as formas de hospedagem

Existem muitas opções que oferecem a mesma estrutura de um hotel e são mais baratas, como é o caso dos albergues. Essa alternativa de hospedagem é uma mão na roda para viajar gastando pouco e, de quebra, conviver com pessoas de todo canto do mundo, expandindo seu capital cultural.

Para os mais aventureiros, também há a opção do Couchsurfing, que é uma rede social em que os participantes oferecem seu sofá, gratuitamente, para os outros integrantes.

4- Montando o roteiro certo

Quando elaboramos um roteiro corretamente, agrupando os pontos turísticos mais próximos em uma única visita, conseguimos economizar bastante com deslocamentos e gastar menos tempo se locomovendo pela cidade.

Além disso, conferir se as atrações oferecem benefícios, por exemplo, desconto estudantil ou dia de entrada gratuita, podem lhe poupar uns bons trocados. E ah, não se esqueça de conversar com os locais, eles podem te dar aquelas dicas valiosas e baratas que não se encontram nos guias turísticos.

Viajar gastando pouco: depois da viagem

5- Abusando do programa de milhagens

Definitivamente, uma das melhores formas de viajar mais e gastar menos é participar dos programas de milhagem. Afinal, quanto mais se viaja, mais pontos são acumulados. Assim, você pode resgatar suas milhas em troca de diversas vantagens, como a compra de passagens, estadia em hotéis, aluguel de carros, vendê-las por dinheiro, entre outros benefícios que vão aumentar a frequência de viagem e diminuir seus gastos.

Com essas dicas, viajar gastando pouco vai virar uma arte para você. Mas lembre-se, de nada adianta saber como planejar uma viagem econômica, se as etapas explicadas não forem cumpridas. Compartilhe com a gente nos comentários seus truques para economizar e viajar ao mesmo tempo!

Quer melhorar sua situação financeira? Acesse www.mobills.com.br para conhecer todos os recursos do aplicativo ou se cadastre diretamente clicando aqui.

Quer compartilhar dicas financeiras e ver as dicas de outras pessoas? Utilize o Mobills Social.

Gostou do artigo 5 dicas para viajar gastando pouco? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários