10 dicas para pedir aumento de salário

Conseguir o tão sonhado aumento salarial é um dos desejos de muitos funcionários. Mas, para isso se tornar realidade, depende de uma série de fatores estratégicos que partem, desde o seu comportamento diário no ambiente de trabalho, até seu desempenho profissional.

Para que o seu pedido seja bem sucedido, separamos algumas dicas que vão te ajudar a conquistar esse objetivo.

Confira 10 dicas para pedir aumento de salário

1. Tenha uma boa postura no ambiente corporativo

Adotar um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é essencial para qualquer tipo de aprovação. Independente da área de atuação, ao analisar a conduta do funcionário, o supervisor sempre leva em consideração esse fator para a decisão final.

2. Seja proativo e responsável com as suas atividades

Ter responsabilidade com as tarefas do dia a dia faz toda diferença. Isso revela uma postura profissional e madura, mostrando que você está alinhado e atento com os seus objetivos profissionais e os da empresa.

3. Estude e mantenha-se atualizado

Além de ter um bom desempenho profissional, manter o hábito constante de estudar e sempre participar de projetos e iniciativas que estimulem o conhecimento – dentro e fora da sua área de atuação -, são observados como atitudes positivas.

4. Analise a situação financeira da empresa

Como falamos no início desse texto, o aumento de salário não é uma decisão que depende somente do chefe. Além do desempenho profissional, a situação financeira é uma das principais características que podem influenciar na aprovação ou reprovação do pedido.

Então, vale a pena analisar a condição da instituição e refletir se essa possibilidade realmente é viável naquele momento.

5. Seja profissional e transparente ao falar com o seu chefe

Ao se dirigir ao seu superior, a postura que você adota é muito importante. Procure não ser agressivo, ou intimidador, pois além do seu pedido ser negado, isso pode causar uma má impressão e, consequentemente, pode acabar atrapalhando seu desempenho profissional.

6. Respeite o tempo da resposta

A resposta pode não ser imediata, então, é importante não pressionar e não se precipitar antes do veredito final. Deixe seu superior refletir e averiguar a possibilidade.

7. Prepare argumentos

Além de demonstrar interesse, é importante que você tenha bons argumentos – de preferência que sejam facilmente possíveis de serem visualizados na prática – para convencer seu chefe.

Reúna e apresente progressos, conquistas e aprendizados que você adquiriu durante sua experiência, além de explicar quais vantagens que esse progresso representaria para sua área de atuação dentro da organização.

8. Não seja invasivo

Independente da resposta, seja sim ou não, tentar apressar ou questionar a decisão final é um erro. De tempo ao tempo. Depois do feedback do pedido, espere que as coisas aconteçam, não se rebele ou tente antecipar o procedimento.

9. Esteja preparado para o não

Nem sempre o que desejamos pode se tornar realidade. Se o pedido for negado, agradeça seu chefe por ter te escutado, mostre-se compreensivo, e pergunte quais metas e objetivos você deve alcançar para que em uma próxima oportunidade seu pedido possa ser atendido.

10. Reflita se você realmente merece essa conquista

Sua postura e empenho profissional condiz com o seu pedido de ter um aumento salarial? Questione- se sobre isso .Elogios, críticas e sugestões recebidas não somente pelo seu gestor, mas também pelo seus seus colegas de trabalho, são pontos que podem ser analisados para que você possa refletir se você merece esse reconhecimento.

Mais do que dinheiro, ter um aumento trata-se de reconhecimento

Além dessas dicas, procure pensar no seu avanço e sucesso profissional, e não só no dinheiro. Um aumento de salário representa muito mais do que um valor a mais todo mês na conta, é um reconhecimento por parte da empresa, é um reflexo do seu mérito.

*****

Texto escrito por Julia Araujo – da equipe de redação do Juros Baixos

*****

LEIA TAMBÉM:

Como não gastar todo o seu salário

*****