Economizar

22 dicas para economizar nas festividades de fim de ano

Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

22 dicas para economizar nas festividades de fim de ano

Banner convidando para o site do Mobills

Fim de ano costuma ser uma época marcada por excessos, tanto alimentares quanto financeiros. Normalmente, as pessoas compram roupas e acessórios para as festas, presentes para familiares e/ou amigos e, como manda a tradição, preparam-se para a ceia de Natal e Ano Novo.

No entanto, se não houver o mínimo de planejamento, esse período pode acabar saindo muito caro, implicando em apertos orçamentários para os primeiros meses do próximo ano.

Sendo assim, viemos trazer algumas dicas que poderão ajudar você a curtir esse momento com muita diversão, mas sem esquecer o cuidado com as finanças pessoais, uma vez que não é necessário gastar uma fortuna para se fazer uma comemoração bacana.

Dicas para economizar nas festividades de fim de ano

Ceias

ceia de natal

1. Ceia compartilhada

Não tenha vergonha de pedir para os familiares/amigos que vão participar da ceia ajudarem na preparação e custos. Se cada um colaborar com um prato ou bebida, não fica pesado para ninguém.

2. Calcule o quanto gastar com comida

Procure calcular, aproximadamente, a quantidade de comida necessária para a realização da ceia, com base no número de convidados. Isso é importante tanto para evitar gastos descessários como para evitar o desperdício de comida.    

3. Busque fazer substituições inteligentes

Quando for comprar as frutas, prefira investir naquelas da época como melancia, abacaxi, banana, laranja e limão. Procure ir ao supermercado perto das vésperas, para não correr riscos de estragarem.

Se você não está com muito dinheiro no momento, trocar o peru pelo frango pode ser uma boa saída. O gosto é muito parecido, o que muda realmente é o tamanho. Para não cair na mesmice, capriche na receita. Aposte em molhos, que podem ser feitos sem gastar tanto dinheiro. Evite receitas que levem vinho, pois pode encarecer seu prato.

Com o dólar em alta, os produtos das festividades de fim de ano, que normalmente já têm preços elevados, estão ainda mais caros. Substitua os produtos importados por similares nacionais, com preços mais acessíveis.

4. Aposte nas saladas e aperitivos

Ofereça inicialmente os pratos de salada, ou mesmo petiscos, que podem ser feitos com patê e pão. Dessa forma, quando for servir o prato principal, todos já estarão com menos apetite.

5. Escolha apenas um prato principal

Se quiser economizar, mais ainda, escolha apenas um prato principal, que seja especificamente carne. Visando deixar a mesa super colorida e com cara de fartura, procure investir em alimentos naturais, como legumes e verduras, além de ser super saudável.

6. Sobremesa barata

Você deve fazer a própria sobremesa, sai bem mais econômico! Uma ótima dica de sobremesa para ceias, onde há muitas pessoas, é o sorvete de palito. Além de ser altamente saboroso, é barato e todos poderão repetir. Contudo, se a ceia não é para muitas pessoas, a dica é comprar o bom e velho panettone. Outra sobremesa econômica e fácil de fazer é a rabanada.  

7. Bebidas na hora certa

Para economizar nas bebidas, deixe-as para servir depois da ceia.  Antes, ofereça refrigerantes ou sucos. As bebidas devem ser oferecidas com a sobremesa.  

Decoração

decoração de natal

8. Reaproveite objetos

Se você tiver objetos de anos anteriores em casa, reaproveite-os para a decoração deste ano. Lembre-se: Natal e Ano Novo só ocorrem uma vez por ano e pode não ser tão interessante gastar dinheiro com isso em um momento em que é cada vez mais necessário economizar.  

9. Use a criatividade

Além de reaproveitar objetos de anos anteriores, você também pode usar a criatividade e criar outros tipos de decoração. Há vários vídeos ensinando a fazer objetos artesanais muito bonitos, simples e baratos. Isso é chamado de DIY (Do It Yourself, em português significa Faça Você Mesmo), um movimento que se espalhou na internet.

Presentes

várias embalagens de presente

10. Respeite o seu orçamento

Não extrapole seu orçamento para comprar presentes. Se não estiver com condições, converse com os familiares. O melhor presente para todos é começar o novo ano sem dívidas.

11. Elabore uma lista

Com o orçamento mais apertado, você deverá decidir quem irá ser presenteado e estipular um valor máximo para cada presente. Lembrando que não é permitido ultrapassar os valores predeterminados.

De acordo com os especialistas, economia e criatividade serão as palavras-chave deste que vem sendo chamado de o “Ano das lembrancinhas”.

Para Fernanda Monnerat, diretora do Serasa Consumidor, as pessoas deverão se ater à lista de compras e ao orçamento pessoal/familiar.    

Segundo José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil, novas dívidas não devem ser feitas. “A lembrancinha deve ser um presente útil. Caso contrário, será desnecessário e você acabou jogando dinheiro fora”, afirma.

12. Vá às compras sozinho

Procure ir as compras sozinho ou, no máximo, acompanhado de mais uma pessoa. Sair para as compras com filhos, família ou amigos tem tudo para acabar em consumo elevado.

13. Não foque em marcas e modelos

Este definitivamente não é momento para se preocupar com marcas e modelos. Ao não se basear em produtos específicos, com certeza você conseguirá garantir preços mais baixos.

Presente bom não necessariamente significa presente caro. Seja criativo, pesquise opções interessantes e que fujam do tradicional. O melhor presente é a sua intenção e lembrança.

14. Evite o parcelamento

Você deve se perguntar qual é a real necessidade de dar um presente tão caro que necessite de um parcelamento. Se tiver que fazê-lo, divida o mínimo possível. Não é porque a loja aceita parcelar em 12 vezes que você irá fazer isso, já comprometendo boa parte do orçamento de 2018.

Se possível, pague tudo à vista. Assim você tem mais chance de negociação e aproveita os descontos. Além disso, o mês de janeiro é o mês de começar a pagar impostos, fazer matrículas e você pode acabar sem dinheiro para bancar os presentes comprados.  

Outras dicas

árvore de natal decorada

15. Pesquise antes de comprar

Embora seja um pouco mais complicado pesquisar para as compras de Natal, pela proximidade da data, ainda é possível pesquisar se for comprar alguma coisa para o Ano Novo.

Vá as compras com bastante tempo e disposição para pesquisar. Você pode não acreditar, mas os valores de mesmos produtos variam bastante de uma loja para outra.

16. Faça um amigo secreto

Essa é uma boa opção para todos saírem com um presente sem ninguém gastar demais. Estipule um valor razoável para não onerar a brincadeira. Mas atenção, não ultrapasse demais o limite do presente para não constranger ninguém.   

17. Evite comprar roupas novas

Dê uma olhada detalhada no seu guarda-roupas. Nem sempre é preciso comprar roupas novas para as festividades de fim de ano. Às vezes você tem uma roupa seminova que pode valer a pena usar.

18. Aproveite as liquidações

Deixe as suas compras pessoais (como as roupas do item anterior) para janeiro, que é uma tradicional época de liquidações. Além disso, você já terá ganhado os seus presentes e poderá avaliar melhor o que ainda precisa comprar.

19. Recicle

Reaproveite brinquedos em bom estado de conservação. Aquela bicicleta que está parada, pode fazer a alegria do filho pequeno. Basta mandar pintar, trocar o banco ou colocar adesivos novos. O smartphone ou o tablet antigo de algum adulto também pode alegrar a criança que deseja baixar seus joguinhos.

20. Fuja das tentações

Tente evitar ir várias vezes ao shopping fazer compras, para não estourar o orçamento. Nessa época do ano, a tentação de comprar é grande.

21. Vá de carona

É bem provável que você tenha algum familiar ou amigo que mora perto de você. Que tal pedir carona para ele? Você irá economizar na gasolina. Mesmo que pareça pouca coisa, nunca devemos menosprezar as pequenas economias.

Se a pessoa for tanto para festa de Natal e Ano Novo com você, faça uma troca! Em uma festa ela te leva e na outra você leva ela.

22. Alugue uma casa na praia barata

É mais comum passar o Natal em casa, mas não o Ano Novo. Se sua família é grande, alugue uma casa na praia que esteja com o preço em conta, assim não sairá caro para cada um.

Ou faça a festa em casa mesmo e na hora da virada vá para a praia (caso more em cidade litorânea).

*****

LEIA TAMBÉM:

Como elaborar um planejamento financeiro pessoal incrível em 13 passos

Quer economizar na viagem de férias? Veja algumas orientações.

27 dicas práticas para você economizar no dia a dia

*****

Curtiu conhecer essas 22 dicas para economizar nas festividades de fim de ano? Conhece alguma outra? Compartilhe conosco!

 

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 22 dicas para economizar nas festividades de fim de ano? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários