7 dicas para economizar nas compras pela internet

Há algum tempo, muitas pessoas tinham receio em comprar pela internet. Entretanto, com o aumento dos mecanismos de segurança, muitos internautas passaram a se sentir mais confiantes para adquirir diversos tipos de produtos com a comodidade de não ter que sair de casa, até mesmo em lojas de outros países.

Dessa maneira, decidimos listar 7 técnicas que você pode e deve utilizar para poupar dinheiro quando for fazer compras pela internet.

7 dicas para economizar nas compras pela internet

1. Comparação de preços é fundamental

Do mesmo modo que na “vida real”, esta é a regra básica para economizar nas compras pela internet. Pesquise no máximo de lojas possível. No caso do ambiente virtual, a vantagem é que você tem a sua disposição ferramentas que facilitam o processo de comparação de preços. 

Existem inúmeros serviços online que reúnem sites e produtos, permitindo a avaliação de preços e o acesso à oferta original de forma descomplicada. Muitos deles possuem, inclusive filtros por categorias. Os sites de maior destaque nesse ramo são: Buscapé, Zoom, Bondfaro e  JáCotei.  

2. Não compre por impulso!

Evite comprar por impulso, isso ajudará você a não gastar dinheiro à toa. Além disso, tome bastante cuidado com aqueles anúncios de mega promoções, com banners gigantes e que piscam constantemente na tela do seu computador.  

Isso não significa que você não possa acessá-los nunca. Algumas vezes, essas publicidades, sobretudo as “promoções relâmpago”, oferecem descontos interessantes. Contudo, para saber se o produto desejado está realmente barato, você deve estar atento ao preço normal dele.

3. Pague no boleto ou por transferências

O notebook ou smartphone que você deseja não está em promoção? Não conseguiu encontrar um cupom de desconto e o atendente não melhorou o preço na negociação? Ainda há uma possibilidade.

Diversas lojas dão descontos para pagamentos à vista, como o boleto bancário ou transferências via internet bankings. Ademais, devido a parcerias com serviços de cobranças, muitas empresas viabilizam parcelamentos sem juros, até um determinado prazo. Perder alguns minutos conferindo essas alternativas pode significar centenas de reais a mais no seu bolso, dependendo da situação.   

4. Sites de cupons de desconto

A disponibilização de cupons de desconto foi outra modalidade promocional que ganhou bastante força com o crescimento do comércio online. As lojas com maior visão estratégica usam os cadastros de seus clientes para oferecer percentuais de redução nos preços dos produtos. Agindo dessa forma, elas incentivam os internautas a comprarem mais e a se tornarem consumidores fiéis. 

Para melhorar a situação, você não tem que esperar que os sites enviem descontos para o seu email. Com alguma pesquisa, é possível achar cupons em sites que reúnem ofertas promocionais das principais lojas virtuais do país. Os principais sites que oferecem esse serviço são Cuponeria, Mélliuz, Busca Descontos e Cuponomia.   

5. Negociar, sempre que possível

Algumas lojas virtuais disponibilizam ferramentas que permitem a comunicação direta entre você e um atendente, o qual permanece online, normalmente durante o horário comercial. Com isso, você pode buscar a famosa e eficiente negociação de preços.  

Se esse meio de interação for oferecido pela empresa, você pode, tranquilamente, tentar reduzir um pouco o valor do produto ou quem sabe conseguir uma melhor forma de pagamento.

Observação: informações sobre preços nos concorrentes podem ser essenciais para a obtenção de sucesso na negociação. 

6. Descontos nas redes sociais

É possível conseguir alguns descontos também nas redes sociais. Várias lojas usam seus perfis nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Twitter, para disponibilizar códigos que dão direito aos seus seguidores de adquirir produtos com preço mais acessível.

Portanto, atente para as postagens de seus sites de e-commerce favoritos e não perca a chance de economizar.

7. Cuidado com os cookies

No momento que você realiza pesquisas na internet, as buscas ficam armazenadas nos cookies mantidos pelo seu navegador. É dessa maneira que as lojas online descobrem sobre os produtos que mais te interessam. que você anda pesquisando habitualmente e oferecem o produto específico ou outro semelhante.

O que a maioria das pessoas não sabe é que podemos usar esse mecanismo a nosso favor. Como muitos sites usam esse método para encontrar clientes em potencial e possuem produtos em comum, os seus sistemas podem entrar em uma briga para sempre disponibilizar o menor preço nos resultados apresentados pelo Google Shopping — ofertas patrocinadas mostradas pelo buscador. 

O que achou das nossas dicas para economizar nas compras pela internet? Conhece mais alguma dica interessante? Compartilhe conosco!

Quer melhorar sua situação financeira? Acesse www.mobills.com.br para conhecer todos os recursos do aplicativo ou se cadastre diretamente clicando aqui.

Quer compartilhar dicas financeiras e ver as dicas de outras pessoas? Utilize o Mobills Social.

Gostou do artigo 7 dicas para economizar nas compras pela internet? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários