Finanças Pessoais

Devemos confiar no gerente de banco?

Gerente de banco tirando dúvidas dos clientes
Isabelle Lima
Escrito por Isabelle Lima

Independentemente de qualquer opinião, lembre-se que a melhor pessoa para cuidar do seu dinheiro é você mesmo!

Devemos confiar no gerente de banco?Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

O gerente de banco sabe bastante sobre a vida financeira de grande parte dos brasileiros. Se duvidar, ele é a pessoa que mais sabe sobre esse assunto.

Assim, é normal que recorra-se a ele em certo momentos, como pedidos de empréstimo, para saber mais sobre aplicações ou dúvidas específicas relacionadas à conta.

Ele costuma transmitir uma certa confiança e sempre parece saber o que falar, mas por mais amistoso que seja, ou pelo menos tente parecer ser, o gerente é um funcionário como qualquer outro que cumpre uma série de ordens e diretrizes da instituição bancária.

Entenda que é o banco que paga o salário dele e é aos interesses do banco que o gerente deve atender em primeiro lugar!

Então, será que realmente devemos confiar no gerente de banco? Quer saber a resposta? Fizemos um artigo que busca trazer algumas reflexões sobre essa profissão e clarear um pouco sua mente.

Descubra se devemos confiar no gerente de banco

 

Ele possui metas que precisam ser batidas

homem escrevendo em uma lousa branca suas metas

Pode ocorrer um conflito de interesses entre o gerente e você, pois ele precisa cumprir metas impostas pelo banco.

O gerente de banco possui metas internas a cumprir e, baseado em sua performance, ele poderá subir mais rapidamente na carreira, sendo promovido e indo para agências melhores.

Isso quer dizer que, dependendo da situação, pode ocorrer um conflito de interesses entre o gerente e você, o cliente do banco.

Ou seja, ele pode te influenciar a aceitar uma aplicação X ou Y, por exemplo, para ajudar ele mesmo a bater a meta.

Dessa maneira, talvez possa existir uma discordância entre as metas que o gerente precisa bater e as indicações de investimento ou aplicações que realmente sejam as melhores para você.

Por isso, não aceite uma indicação se você não concordar com a aplicação ou investimento sugerido.

Pode até parecer brincadeira, mas existem casos de pessoas que aceitam determinadas sugestões apenas para agradar o gerente, visando uma maior facilidade para resolver seus problemas quando precisarem de ajuda.

Isso pode sair muito caro para o seu bolso, então não aceite absolutamente nada que não seja adequado para você.

Quer controlar seu dinheiro de maneira efetiva? Comece a utilizar o MOBILLS WEB!

Divergência sobre tarifas bancárias

homem tirando muito dinheiro da carteira com uma aparência triste simbolizando que ele está gastando muito dinheiro

Algumas tarifas bancárias você não precisa pagar, mas o seu gerente não lhe avisa isso. Fique atento!

Quando você abre uma conta em um banco, existem algumas tarifas bancárias que você é “obrigado” a pagar. Os gerentes justificam essas tarifas dizendo que são necessárias, pois você está pagando para ter acesso àquele serviço.

A verdade é que elas são apenas uma fonte extra de renda para o banco, pois eles lucram com o simples fato de você ter dinheiro em uma conta aberta nele.

No Brasil, existe uma resolução do Banco Central que obriga os bancos a oferecerem serviços essenciais, como fornecimento de cartão de débito e X saques por mês, de conta-corrente e de poupança sem qualquer cobrança de tarifa.

Sendo assim, fique esperto para não pagar tarifas desnecessárias!

COMO CORTAR GASTOS SUPÉRFLUOS QUE PODEM ATRAPALHAR O SEU PLANEJAMENTO

Ele não oferece alguns investimentos

mulher mostrando alguns gráficos simbolizando investimentos

Talvez o seu gerente não ofereça o melhor investimento para você, pois ele não lucraria com isso.

Quando você vai falar com o seu gerente e diz que está pensando em começar a investir e gostaria de dicas sobre qual investimento é o melhor para você, ele provavelmente vai te dizer para investir em algum título de capitalização.

E sabe por quê? Porque o gerente lucra com isso (e consequentemente o banco).

Os títulos de capitalização são desvantajosos em relação à rentabilidade de outros investimentos, inclusive até em relação à poupança.

Na verdade, ele nem deveria ser considerado um tipo de investimento, quando mais parece um “jogo” onde você joga para ganhar ou perder tudo.

Os gerentes não oferecem Tesouro Direto, por exemplo, porque eles não lucram nada com isso, só você.

Já os fundos de investimentos também são oferecidos às vezes por eles, mas cuidado! Mesmo esses fundos sendo bem melhores que títulos de capitalização, analise muito bem a proposta do seu gerente.

Geralmente, eles nem perguntam sobre seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo, nem se você tem uma reserva de emergência ou se vai precisar daquele dinheiro em breve.

É importante você ter pelo menos uma noção sobre os tipos de investimentos disponíveis no mercado para não depender totalmente da opinião do seu gerente.

Aliás, o gerente de banco não é um consultor financeiro. É óbvio que ele entende do assunto, mas não é a pessoa mais indicada para se pedir conselhos sobre investimentos e afins.

Além disso, você não precisa do seu banco para investir. Basta fazer suas próprias escolhas de investimentos, ter um relativo conhecimento sobre o assunto e procurar uma corretora de valores.

Tome cuidado ao negociar suas dívidas

homem pegando no bolso sem nada simbolizando não ter dinheiro

Tome muito cuidado na hora de negociar suas dívidas com o seu gerente!

Se você está endividado e precisa negociar suas dívidas com seu gerente, geralmente ele te dirá para optar pelo reparcelamento; o que é um erro enorme, pois só fará você se endividar mais.

As políticas de renegociação da maioria dos bancos são abusivas. Eles impõe regras sem levar em consideração as rendas dos clientes, pois só querem lucrar mais e mais.

Lembrando que o gerente trabalha para o banco e não para você, então óbvio que ele vai obedecer a política da instituição.

Por isso, só aceite um refinanciamento ou algo do tipo se você tiver condições de quitar as parcelas.

25 FORMAS SIMPLES DE GANHAR UM DINHEIRO EXTRA

Analise bastante antes de contratar uma previdência privada

mãos de um idoso

Tem certeza que os planos da previdência privada são o certo para você? Analise bem.

Os planos de previdência privada são ofertados pela maioria dos gerentes. À primeira vista essa opção parece bastante razoável, mas como sempre é preciso ficar de olho nas taxas e juros.

Esses planos investem seu dinheiro com baixo risco, e assim, em tese, lhe rendem uma boa aposentadoria no futuro.

Mas investimentos de baixo risco tendem a ser, na maior parte das vezes, investimentos de baixa complexidade, e justamente por isso, encarregar um gerente para fazer isso não é uma boa ideia.

Afinal, você mesmo pode gerenciar seu dinheiro se tiver conhecimento sobre o assunto e, sempre que tiver alguma dúvida, pode recorrer a um consultor financeiro, que será bem mais imparcial sobre o assunto.

O fato é que conseguir lhe convencer a aceitar um plano de previdência privada, faz parte das metas do gerente. Logo, fique bastante atento.

Conclusão

Então, devemos confiar no gerente de banco? Em tese, a resposta é não. Mas calma! Não estou dizendo que o seu gerente é uma má pessoa e que você deve desconfiar dele a todo momento.

Porém, você precisa entender que ele é funcionário do banco, ou seja, ele sempre cumpre a política da instituição bancária.

Claro que na parte de prestação de serviço, ele é ótimo. Vai te ajudar a resolver muitas questões burocráticas e vai facilitar sua vida em muitos momentos.

Entretanto, ele também cumpre o papel de lhe mostrar o que existe no banco e que pode (talvez) atender às suas necessidades.

Dessa maneira, como todo vendedor, a sua posição costuma ser parcial a favor da instituição. E é nesse ponto que você precisa ficar atento.

Por isso, é importante você ter uma boa educação financeira para saber quando o gerente está pensando mais em si mesmo do que no cliente (você).

Eduque-se e esteja sempre preparado para qualquer proposta que seu gerente te ofereça. Mostre a ele que você sabe do que ele está falando, mas óbvio que tudo isso na maior paz e educação do mundo.

O que estamos explicando aqui é que você deve estar preparado para quando ele falar algo que você não concorde, você possa jogar uma contraproposta. Assim, ele verá que você não é besta.

Ademais, lembre-se que a melhor pessoa para cuidar do seu dinheiro é você mesmo!

Gostou do artigo? Então, compartilha com os seus amigos e familiares. Também deixe o seu comentário logo abaixo, a sua opinião é muito importante para nós!

*****

 

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários