Promoções: devemos aproveitar todas?
Por favor, avalie esse Post

Promoções: devemos aproveitar todas?

Cada vez mais e mais brasileiros estão se interessando pelo controle das finanças pessoais e por aprimorar os conhecimentos sobre educação financeira. Embora a inflação tenha aumentado fortemente nos últimos tempos, ela ainda segue relativamente sob controle, o que torna mais fácil o planejamento dos gastos, uma vez que o dinheiro não perde seu poder de compra de maneira tão rápida.

Promoções: devemos aproveitar todas?

No entanto, um inimigo poderoso na batalha diária de controlar e equilibrar o orçamento é, sem dúvida, o impulso por comprar. E quando aquele item que você tanto deseja está em promoção, fica mais difícil ainda resistir, mesmo sabendo que não há necessidade de comprar naquele momento. Promoções, descontos, queima de estoque: parecem inofensivos e vantajosos, mas podem facilmente arruinar nossas finanças.

Quando estamos focados em reduzir nossas despesas, automaticamente procuramos itens com preço inferior ao usual. E é nessa hora que podemos cair na armadilha das promoções. Prestamos atenção no preço, que realmente pode ser mais vantajoso do que o normal, porém, esquecemos de refletir sobre a real necessidade daquele item. Blusas de frio, sapatos, móveis, bebidas, alimentos, entre outros são comprados com o pensamento de que “está pela metade do preço”.

Além do baixo preço, outra técnica muito utilizada pelas lojas é o fator “urgência”. A “promoção imperdível” é sempre oferecida num espaço muito curto de tempo, dando ao consumidor a sensação de que se ele não aproveitar naquele instante, perderá uma oportunidade “única” de adquirir aquele produto ou serviço a um preço reduzido.

É por isso que as lojas sempre oferecem produtos a preços promocionais, ou tentam nos fazer acreditar que os produtos estão com um preço bastante inferior ao normal, por um período curtíssimo de tempo. Um exemplo dessa tática é a famosa Black Friday, onde muitas lojas vendem seus produtos “pela metade do dobro”, sendo esse procedimento abusivo amplamente divulgado pela mídia e tendo ocasionado várias denúncias ao PROCON por parte de consumidores. Ainda assim, as pessoas não deixaram de comprar, fazendo da Black Friday um sucesso sempre que é promovida, trazendo muitos lucros para as lojas participantes.

Muitas vezes, estamos realmente determinados a não gastar nada além do previsto, mas ao nos depararmos com as tais promoções, acabamos por comprar mais do que o planejado. O problema é que essas compras “para aproveitar o preço” não deixam de ser gastos, e gastos não previstos, normalmente expressivos, o que acaba gerando um desequilíbrio no orçamento. Por essa razão, devem a todo custo ser evitadas.

Como evitar as tentações?

Mas como evitar a tentação de aproveitar as promoções?

O primeiro passo é se perguntar: há realmente a necessidade de adquirir o produto ou serviço? Os economistas aconselham esperar 24 horas antes de comprar alguma coisa: se, depois desse período, você ainda estiver motivado a comprar, é porque realmente é necessário, ou a promoção vale muito a pena.

Segundo passo: evite parcelar no cartão. A facilidade do cartão de crédito é um forte aliado das compras por impulso, e um grande inimigo do nosso bolso. Prefira comprar sempre à vista, de preferência em dinheiro.

Terceiro passo: evite ficar observando as ofertas e promoções das lojas. Aquele encarte com as novidades daquela loja é tentador, mas se você não está precisando de nada no momento, para que ficar olhando? Há sempre muitas promoções nesses encartes, e uma delas certamente irá chamar sua atenção e despertar em você o desejo de compra. Afinal, foi para isso que eles foram criados. O mesmo vale para sites de lojas, anúncios de outlet e queima de estoque. Fique longe deles.

Com esses cuidados, você mantém seu orçamento em dia e aproveita todas as vantagens que as promoções podem oferecer, ao invés de transformá-las em inimigas traiçoeiras.

Quer melhorar sua situação financeira? Acesse www.mobills.com.br para conhecer todos os recursos do aplicativo ou se cadastre diretamente clicando aqui.

Quer compartilhar dicas financeiras e ver as dicas de outras pessoas? Utilize o Mobills Social.

Gostou do artigo Promoções: devemos aproveitar todas? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários