Finanças Pessoais

Entenda as diferenças entre despesas fixas e variáveis

Óculos, calculadora, caneta e um papel para analisar despesas fixas e variáveis
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Entenda as diferenças entre despesas fixas e variáveis

Banner convidando para o site do Mobills

Reduzir despesas e cortar gastos são medidas muito comuns em tempos de crise, para evitar o endividamento e assegurar a qualidade de vida. Ter controle das despesas pessoais é estratégico para fugir das dívidas e para conseguir manter as contas em dia.

Analisar as despesas cuidadosa e minuciosamente é essencial também para saber que ações devem ser tomadas visando o controle das finanças pessoais. Sendo assim, a educação financeira é um meio muito eficiente para contornar as dívidas e obter sucesso.

Quais são as despesas fixas e variáveis? Saiba como o simples entendimento desses dois conceitos pode fazer você gastar menos no fim do mês!

Diferenças entre despesas fixas e variáveis

Mapeamento de despesas fixas e despesas variáveis

Mapear e registrar todos os seus gastos é o primeiro passo para conseguir classificar as despesas entre variáveis e fixas. No entanto, uma boa estratégia de economia é sempre acompanhada de um bom planejamento.

Ainda não elaborou o seu planejamento financeiro e por isso tem dificuldades em classificar suas despesas? Não perca mais tempo, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito sobre o tema clicando aqui.

O que são despesas variáveis?

As despesas variáveis oscilam de acordo com a frequência e intensidade de consumo.

Por exemplo, sendo alimentação uma despesa variável: quanto mais você come, mais você gasta. Seguindo o mesmo princípio, quanto menos você comer, menos você gastará com alimentação.

E o que são despesas fixas?

Por outro lado, as despesas que independem do seu nível de consumo são consideradas fixas.

São elas o aluguel ou a prestação de um imóvel, a mensalidade da academia, gastos com diarista etc. Este tipo de despesa é fixo porque não sofre alteração à medida que você consome, frequenta ou usufrui daquilo que você está tendo acesso.

Como a classificação das contas pode me ajudar?

Quando é necessário reajustar os gastos para economizar, seja por causa da inflação, porque quer fazer uma reserva ou adquirir um bem como um carro, é preciso olhar para as despesas e se planejar.

Separando as despesas fixas e variáveis, é possível identificar onde se pode cortar gastos de imediato, facilitando a ação.

Cortando gastos entre despesas fixas e variáveis

Você precisa fazer cortes no seu orçamento. E agora? Se a ideia é cortar o máximo de gastos imediatamente,  o mais indicado é mexer nos gastos variáveis, como comida, gasolina, água ou eletricidade.

Já se é um plano para o futuro, como economizar para investir, adquirir um bem ou fazer uma viagem, pode-se reduzir os gastos fixos, a fim de destinar quantia maior para o seu objetivo.

De qualquer modo, independentemente do seu objetivo, utilizar um aplicativo de controle financeiro irá te ajudar tanto a economizar como a analisar onde você está gastando mais dinheiro. Sendo assim, veja este outro e-book que ressalta as vantagens de utilizar esse tipo de aplicativo.

Transformando despesas variáveis em fixas

Uma boa dica para quem gosta de ter o orçamento bem direcionado é transformar algumas despesas que são variáveis em fixas. Com uma mudança na perspectiva dos gastos, pode-se modificar as contas pós-pagas para pré-pagas, por exemplo.

Isso pode ser feito com contas de telefone (mudança de plano), trocando o transporte individual pelo coletivo e assim por diante.

Analisando o excedente

Em um momento de crise, é preciso ver o orçamento com profundidade para ações mais efetivas. Avalie se você está fazendo um bom uso do seu seguro do carro, plano de saúde, para saber se é possível mudar de plano e escolher aquele que melhor se adeque ao seu bolso.

Não faça manobras arriscadas: a saúde de suas despesas pessoais depende só de você.

Leia mais: 

Como cortar gastos supérfluos que podem atrapalhar o seu planejamento

Entenda como um aplicativo financeiro pode salvar suas finanças

10 coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro

Conseguiu entender as diferenças entre despesas fixas e variáveis? Permanece com dúvidas? Compartilhe conosco! Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Entenda as diferenças entre despesas fixas e variáveis? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários