A esteticista que superou as dificuldades para criar uma franquia milionária
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A esteticista que superou as dificuldades para criar uma franquia milionária

A esteticista Luzia Costa, 35 anos, criou no final de 2013 uma das maiores redes de estética do Brasil, a Sóbrancelhas. A franquia já conta com 79 unidades em funcionamento. Em 2014, atingiu o faturamento de R$ 1,5 milhão e em 2015 aproximadamente R$ 3 milhões. Sem dúvidas, pode-se dizer que a empresária mineira é bem-sucedida, mas até chegar aos dias de prosperidade Luzia teve que superar uma série de dificuldades para criar uma franquia milionária.

Primeira tentativa de empreender: um carrinho de lanche

Luzia sempre buscou empreender, desde a adolescência já fazia alguns bicos como manicure e depiladora para tentar ganhar o próprio dinheiro. Após casar-se, a jovem teve a ideia de fabricar quitutes e oferecê-los no quartel onde o marido trabalhava, para ajudar na renda da família. Em pouco tempo, Luzia conseguiu juntar dinheiro e investiu em um carrinho de lanche. “Notei que no bairro onde morava ainda não tinha boas opções para quem queria comer. Eu vendia bolos, sanduíches e biscoitos para a hora do café. Com o dinheiro extra conseguia ajudar nas despesas de supermercado e a pagar a prestação da casa”, conta.

Os negócios iam muito bem quando o esposo Renatto passou em um concurso para trabalhar no presídio de Tremembé, perto de Taubaté (cidade onde moravam). Com isso, ela teve a ideia de vender a casa onde moravam e usar o dinheiro para montar uma pequena lanchonete na rodoviária da cidade. Com cerca de R$ 15 mil, ela investiu no pequeno negócio – a família a chamou de louca por abrir mão da casa própria por causa do sonho. “Acordava às cinco da manhã, preparava os salgadinhos e corria para vendê-los na lanchonete”, recorda.

Logo depois, ela passou a ter dois pontos na rodoviária: o da lanchonete e o da venda de bilhetes para os passageiros. Contudo, a situação não era tão boa quanto se poderia imaginar. “Percebi que aquilo era uma verdadeira escravidão. Eu não tinha mais tempo para nada. Trabalhava de segunda a segunda. Era hora de tentar outra coisa.”

Como tinha dois filhos pequenos, Luzia achou que uma forma de ganhar um pouco de estabilidade seria deixar os negócios na rodoviária e investir em uma pizzaria. Mas o sonho não durou muito, o que parecia ser uma boa aposta se transformou em um naufrágio.

“O grande erro foi misturar a vida pessoal e a profissional. Errei na gestão e prejudiquei minha vida familiar. Foi um desastre”, lamenta. “Tive que fechar a pizzaria, perdi tudo e fiquei com uma dívida absurda.” Na época, Luzia teve um prejuízo de cerca de R$ 30 mil, entre dívidas com banco, fornecedores e estoque.

O período era de muita dificuldade financeira. Um dia, enquanto cozinhava, o gás acabou e o desespero foi grande, mas durou pouco, porque o espírito de empreendedora falou mais alto. Luzia improvisou um fogão à lenha e percebeu que poderia explorar um outro negócio.

“A chapa do fogão à lenha demora muito para esfriar, então, percebi que poderia aproveitar o calor para desidratar tomates e abastecer as pizzarias e restaurantes da região com tomate seco. Como não tinha dinheiro, fui até meu pai e pedi a ele uma caixa de tomates. Consegui as etiquetas e os potes e voltei a ganhar dinheiro“, diz.

Impaciente por viver apenas dos tomates secos, Luzia decidiu que aprenderia a fazer em casa os famosos pirulitos vermelhos, comuns no interior de São Paulo.  Depois de muitos testes, a empreendedora já tinha uma pequena produção caseira.

A esteticista que superou as dificuldades para criar uma franquia milionária

A hora da virada!

“Um dia uma amiga contou que a prefeitura da cidade estava com inscrições abertas para um curso de massagem. Lembrei do tempo do trabalho de manicure e de depiladora e me inscrevi. Ali eu me encontrei profissionalmente”, explica.

Luzia ia à casa das clientes e usava a mesa da cozinha para fazer as massagens, uma vez que não tinha uma maca para o atendimento e não contava com crédito para investir no equipamento. Uma das clientes, empolgada com a dedicação da massagista, decidiu ajudá-la e ofereceu o próprio cartão de crédito para que Luzia comprasse a maca.

Depois de muito trabalho, Luzia teve a ideia de seguir para o litoral paulista e oferecer o serviço de massagista na praia, durante o verão. “Foi assim que consegui levantar o dinheiro para pagar a dívida da época da pizzaria com o banco e os fornecedores.”

Após recuperar o fôlego financeiro, Luzia e o marido voltaram a morar em Taubaté. Eles alugaram uma casa e a massagista passou a atender em um dos cômodos. Para conseguir as primeiras clientes, ela visitava faculdades e escolas e fazia uma demonstração gratuita de suas massagens. Quem gostava a procurava depois.

Além disso, Luzia passou a oferecer serviços de design de sobrancelha, depilação e limpeza de pele. Com o crescimento da clientela, ela fez vários cursos e pôde alugar uma sala comercial para oferecer os serviços.

Expansão

O sucesso obtido pela excelência no atendimento fez com que Luzia começasse a ser procurada para treinar pessoas que queriam aprender sobre as técnicas de tratamentos estéticos, principalmente de design de sobrancelha. Era o momento de decidir sobre a expansão do negócio.

“Aluguei uma casa para dar treinamentos. A procura era grande, até mesmo para treinar equipes de pequenas empresárias que queriam oferecer aquele serviço. Então, percebi que poderia ir além e pensar na possibilidade de transformar aquele negócio em uma franquia. No entanto, era necessário investir em uma loja-piloto, procurei um local e tive uma nova surpresa. Os custos eram bem maiores do que os que eu tinha antes. O dono de um ponto comercial chegou a me dizer que eu não conseguiria pagar o aluguel fazendo sobrancelha. Foi quando decidi investir em um ponto em um shopping”, conta.

Apesar dos altos custos, Luzia não desistiu. Em dezembro de 2013 ela inaugurou a primeira unidade da Sóbrancelha. O primeiro contrato de franquia foi fechado em abril de 2014 – hoje a franqueada tem três unidades e o irmão abriu duas lojas da marca.

“Os negócios foram expandidos com muita serenidade, sempre lembrando dos momentos em que houve má gestão. Tomo muito cuidado. Me preocupo com a gestão das pessoas e mantenho os pés no chão. Tudo que ganho reinvisto no negócio. Meu marido é o responsável pela parte financeira e meu filho, que tem 14 anos, é assistente financeiro, contratado como menor aprendiz”, ensina. Para crescer de maneira sustentável, Luzia contratou um consultor de franquia e um coach que acompanham o dia a dia da empresa.

Luzia diz, ainda, que mantém distância da vida de ostentação. “Foram dez anos difíceis. Hoje tenho um carro, uma casa própria e só. Isso é um luxo perto do que eu vivi com a minha família. E todos sabem dar muito valor ao que conquistamos.”

O atual momento como empresária bem-sucedida acabou de vez com os comentários frequentes que ouvia da família e de alguns amigos. “Diziam para eu parar de sonhar, que era uma louca e deveria ter juízo, sossegar e arrumar um emprego. Eu respondia ‘voces vão ver. Não é essa a vida que Deus quis para mim. Eu posso oferecer o meu melhor”, recorda.

Finalmente, Luzia acredita que o empreendedorismo é como um dom. “Se me trancarem em um quarto e me derem apenas uma folha de papel eu vou pensar em uma forma de ganhar dinheiro com aquilo. Nem acender o fogão à lenha eu sabia e consegui enxergar uma oportunidade naquela dificuldade. Enquanto viver vou criar alguma coisa”, afirma.

A empresária pretende abrir mais dois empreendimentos em 2016: uma franquia de depilação e uma esmalteria.

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