Finanças Pessoais

Controle financeiro pessoal: saiba como fazer o seu!

Homem utilizando o smartphone para fazer o seu controle financeiro pessoal
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Controle financeiro pessoal: saiba como fazer o seu!

Banner convidando para o site do Mobills

Controlar as finanças pessoais não significa apenas se livrar das dívidas e pagar o seu cartão de crédito em dia. Um controle financeiro pessoal eficiente pode te dar a chance de poupar, investir e realizar seus sonhos sem ter que fazer grandes sacrifícios!

Entenda como elaborar o seu controle financeiro pessoal

 

O que é o controle financeiro pessoal?

É um registro de todas as entradas (receitas) e saídas (despesas) de capital.

O controle financeiro pessoal possibilita a organização de todos os gastos, a identificação das principais despesas, ajuda a entender para onde o dinheiro está indo e a evitar gastos desnecessários.

Por que fazer o controle das finanças?

Quando o assunto é finanças pessoais, muita gente ainda não sabe quanto ganha e quanto gasta por mês. Contudo, para quem deseja alcançar a independência financeira ou simplesmente melhorar a saúde financeira o controle de finanças pessoais é essencial.

Como fazer o controle financeiro pessoal?

Muita gente costuma fazer o controle de gastos pessoais em planilhas do Microsoft Excel ou até mesmo em um caderninho em casa. No entanto, a melhor forma controlar as finanças atualmente é utilizar um aplicativo gerenciador financeiro no celular que tenha integração com a web, para que você possa conferir seus dados online a qualquer momento e onde estiver. E, dentre os existentes no mercado, com certeza o Mobills se destaca.

Realizar o controle financeiro pessoal não é tão complicado quanto parece, mas realmente não é difícil se perder quando há várias fontes de renda ou despesas diferentes. Para evitar erros fatais no seu controle financeiro e, ainda, ganhar muito mais tempo e praticidade, usar um gerenciador financeiro é uma excelente ideia.

O Mobills permite que você registre todas as entradas e saídas de dinheiro do seu bolso ou conta bancária. Ademais, você pode visualizar suas finanças em forma de gráficos e relatórios, criar metas de economia para o seu orçamento e muito mais. Dessa maneira, fica muito mais fácil manter a sua saúde financeira!

Depois dessas explicações iniciais, vamos ao que interessa! Veja os 5 passos necessários para que você possa fazer o seu controle financeiro de maneira eficaz.

Controle financeiro pessoal em 5 passos

1. Registre tudo

O passo inicial para um bom controle financeiro pessoal é registrar, se possível diariamente e na hora que ocorrer, cada entrada e saída de dinheiro (no seu gerenciador financeiro online).

Desse modo, você saberá exatamente o quanto está ganhando e gastando e poderá tomar as medidas necessárias para equilibrar suas finanças pessoais ou melhorar sua situação financeira.

Atenção!

Em casos de despesas fixas, no seu controle financeiro deve constar a previsão do pagamento. Assim, você saberá o saldo disponível para as demais despesas sem deixar de cumprir com as suas obrigações.

Não esqueça também das despesas eventuais, pois são despesas que muitas vezes são esquecidas e que podem influenciar negativamente o seu orçamento, como: viagens, reformas, festa de aniversário, troca de carro etc.

2. Estabeleça prioridades e veja onde poupar

Quando você sabe exatamente para onde está indo o seu dinheiro, torna-se mais fácil verificar o que é essencial e o que é dispensável em seu orçamento pessoal. Dessa maneira, você evita comprometer sua receita com compras que não pode pagar e dificilmente irá ficar endividado.

Além disso, o dinheiro que você deixa de gastar em itens supérfluos pode ser utilizado para investimentos, poupado para a aposentadoria ou servir para que você possa realizar algum de seus sonhos.

3. Defina suas metas

Com base no seu histórico de despesas, determine o seu orçamento mensal e estipule uma meta de gastos. Defina um valor que possibilite uma poupança para constituir uma reserva de contingências para eventuais imprevistos, como uma doença ou um acidente de carro.  

O controle das finanças pessoais deve ser constante para que você possa ajustar seus futuros gastos de acordo com a sua meta. Transforme o controle financeiro pessoal em um hábito e desafie-se!  

4. Saiba utilizar o cartão de crédito

Utilizar o cartão de crédito para comprar pela internet, parcelar compras e até mesmo equilibrar suas despesas mensais não é algo ruim (quando o seu controle de gastos está bem organizado).  

Ao parcelar, avalie quanto de sua renda ficará comprometida no próximo mês e se você realmente tem a capacidade financeira para contrair esta dívida. Além disso, fique atento às taxas de juros, à data do pagamento e à anuidade.

5. Planeje-se!

Sempre avalie o impacto que tal compra terá nas suas despesas e se suas receitas comportam a compra de um novo carro, por exemplo. Tente se acostumar a pensar como estará sua situação financeira no futuro. Planejamento é fundamental para que você possa atingir seus objetivos financeiros!

Por fim, lembre-se: fazer o controle financeiro pessoal não é difícil, mas é necessário persistência e disciplina. E com o Mobills fica bem mais fácil! Comece a utilizar nossa ferramenta agora mesmo e organize-se!

Leia mais:

Como sair das dívidas rapidamente: 7 passos simples

Descubra quais são os erros financeiros que você comete sem perceber

Entenda as diferenças entre despesas fixas e variáveis

Curtiu nossas dicas para ajudar você a controlar suas finanças de maneira simples e eficiente? Compartilhe conosco! 

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Controle financeiro pessoal: aprenda a fazer o seu!? Compartilhe no Facebook e no Twitter. Sugira novos temas. Deixe seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário