Por que você precisa fazer um controle de gastos pessoais
Por favor, avalie esse Post

Por que você precisa fazer um controle de gastos pessoais

Banner convidando para o site do Mobills

O controle de gastos pessoais deveria ser feito por todos não apenas uma vez, mas ao longo de todo o ano. Você ficaria surpreso com a quantidade de despesas supérfluas e coisas que poderiam ser cortadas sem qualquer tipo de prejuízo.

Isso ocorre porque não temos uma visão geral do nosso dinheiro e, assim, acabamos sendo influenciados por vendedores ou ocasiões. Planejar as suas finanças e controlar os gastos, por outro lado, ajudará você a economizar.

Com a quantia que sobrar, você pode aplicar inicialmente em uma caderneta de poupança ou investimentos de baixo risco, como é o caso dos produtos de renda fixa.

Quer ajuda no seu planejamento? Então, veja o nosso passo a passo de como ter um controle de gastos pessoais!

Por que você precisa fazer seu controle de gastos pessoais

 

Crie uma rotina de planejamento e controle

Planilhas e aplicativos podem te ajudar no seu controle financeiro. Você pode encontrá-los facilmente com uma busca na internet.

No entanto, nós recomendamos fortemente que você dê preferência a aplicativos de controle financeiro, porque como eles ficam no seu smartphone o acesso é muito mais rápido e você conseguirá cadastrar mais facilmente suas movimentações financeiras.

De toda forma, escolha o que parecer mais adequado à sua realidade e registre todos os seus ganhos e gastos do mês. Crie uma rotina para fazer esse registro com frequência, pois isso evitará que o seu controle financeiro fique desatualizado.

COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL INCRÍVEL EM 13 PASSOS

Organize os seus rendimentos e pagamentos

Com o aplicativo escolhido, você poderá registrar e acompanhar todas as suas fontes de rendas.

Também é importante sempre consultar seu holerite ou contracheque (caso você receba pelo regime de CLT), pois existem muitos descontos que podem variar mensalmente, como os planos de saúde com coparticipação.

Com todos os rendimentos sob seu controle, também ficará mais fácil controlar os gastos mensais fixos e variáveis.

Para isso, guarde os recibos e comprovantes de pagamento para não se esquecer de nada e consulte periodicamente todos os débitos lançados em sua conta corrente.

Contar com um aplicativo pode ajudar bastante nisso, principalmente se ele permitir acessar o seu controle de gastos de qualquer dispositivo com internet, sejam smartphones, computadores/notebooks ou tablets.

Com a devida disciplina, não haverá espaços para esquecimentos.

Categorize os seus gastos

Uma forma simples de identificar como o seu dinheiro tem sido gasto é categorizando as despesas.

Isso permite identificar quanto por mês você gasta com alimentação, lazer, moradia, estudos, transporte, viagens e demais categorias e, assim, encontrar pontos em que pode economizar.

Por isso, ao escolher seu aplicativo, certifique-se de que ele te oferece essa opção. O Mobills oferece.

Normalmente, a categoria de lazer é a que tem mais despesas e, ao mesmo tempo, é sempre a primeira que podemos reduzir.

No item de moradia, as contas de consumo podem ser cortadas com o uso consciente da eletricidade, água e telefone, por exemplo.

Tenha disciplina e defina suas metas de gastos

Como já mencionamos, é importante ter uma rotina para fazer os lançamentos das receitas e despesas no seu controle financeiro.

Por isso, tenha um prazo definido — e o cumpra!

O ideal mesmo é que o registro das suas transações seja feito no momento em que elas ocorrerem, pois isso evita que você se esqueça de alguma delas.

Caso sua rotina no dia a dia seja muito corrida, você também pode fazer esse registro no fim de cada dia ou até semanalmente, mas nunca deixe passar muito tempo.

Após conseguir se disciplinar e registrar todas as suas despesas, você deverá definir suas metas de gastos.

Por exemplo, vamos considerar que, depois de passar um mês inteiro cadastrando todos os seus gastos em um aplicativo de controle financeiro, você descobriu que gastou R$ 500 com a categoria lazer.

No mês seguinte, você poderia estabelecer um teto de gastos de R$ 400 reais para esta categoria e, ao não ultrapassar esse teto, só aí você já conseguiria economizar 100 reais ou 20% em um único ponto do seu orçamento.

Para te ajudar a cumprir suas metas de gastos com mais facilidade, o Mobills tem um sistema de alerta que te avisa quando você já atingiu 80% de uma meta estabelecida.

Assim fica mais fácil se policiar e controlar os impulsos consumistas, não é mesmo?

Reveja seus hábitos

Depois de categorizar, revisar seus gastos e definir metas para eles, reveja seus hábitos com esse fluxo de controle de gastos pessoal.

Você perceberá que o seu controle financeiro lhe ajudará a entender melhor como você usa o seu dinheiro durante o mês.

Com isso, será mais fácil identificar alguns hábitos que podem prejudicar a sua saúde financeira, como os gastos supérfluos nos momentos de lazer.

Assim, nas próximas compras, você entenderá melhor o quanto do valor da compra reflete no seu orçamento mensal para decidir se, de fato, comprará ou não.

*****

LEIA TAMBÉM:

Os 17 melhores aplicativos para controle financeiro pessoal

Saiba como elaborar seu orçamento corretamente em 4 passos

Controle do orçamento familiar: os 7 erros mais frequentes

Entendeu por que você precisa fazer seu controle de gastos pessoais? Tem alguma dica diferente? Compartilhe-a com a gente!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Por que você precisa fazer um controle de gastos pessoais? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários