*Conteúdo publicado originalmente por Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

O Conselho Monetário Nacional aprovou mudanças na conta salário. As regras, que entrarão em vigor em 1 de julho deste ano, tornarão mais fácil a troca do banco para o recebimento do dinheiro, de forma bem parecida à portabilidade de operadoras de celular.

Antes, a transferência de recursos da conta-salário só poderia ser solicitada ao banco contratado pelo empregador para depósito do salário.

Agora, a transferência pode ser realizada também pela instituição que vai receber o recurso, como no modelo de portabilidade telefônica.

Quer controlar as suas finanças? Comece a utilizar o MOBILLS WEB!

Nas regras definidas pelo BC, a instituição financeira ou instituição de pagamento que irá receber os recursos transferidos da conta-salário precisará, além de obter manifestação da vontade do cliente, confirmar e garantir a sua identidade, a legitimidade da solicitação, bem como a autenticidade das informações exigidas.

Além de contas bancárias, os clientes da conta-salário poderão transferir recursos para outras contas de pagamento, as de cartões pré-pago de empresas que não são bancos (as fintechs), como Nubank e PayPal, mesmo que a conta tenha saldo limitado a R$ 5 mil.

Para a portabilidade salarial, poderão ser exigidos documentos que informem nome completo, nome completo da mãe, data de nascimento, CPF, endereço e telefone do cliente que será beneficiado com a migração dos recursos, além da identificação da empregadora.

Conta-salário

A conta-salário é uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador, em nome do empregado, para efetuar o pagamento de salários, aposentadorias e similares.

Apenas o empregador pode fazer depósitos, e o empregado conta com isenção de tarifas em relação a serviços como fornecimento de cartão magnético para movimentação, limite de cinco saques a cada crédito, duas consultas de saldo e dois extratos por mês, além da transferência gratuita para outras contas, que é justamente a portabilidade salarial.

*****

LEIA TAMBÉM:

7 dicas para que você consiga aumentar seu salário em pouco tempo

Controle do orçamento familiar: os 7 erros mais frequentes

Finanças pessoais: como organizar o orçamento em tempo de crise

Como elaborar um planejamento financeiro pessoal incrível em 13 passos

15 despesas mensais para cortar e economizar dinheiro

*****

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web