Estilo de Vida

O passo a passo para consultar o saldo do FGTS pela internet

Cédulas e uma lupa focando a palavra FGTS simbolizando como consultar o saldo do FGTS pela internet
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

O passo a passo para consultar o saldo do FGTS pela internet

Banner convidando para o site do Mobills

Com o anúncio do presidente Michel Temer, na última quinta-feira (22/12) de que os trabalhadores poderão sacar os recursos integrais de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) muitas pessoas se preocuparam em conferir os seus extratos do FGTS.

Mas quem poderá sacar o dinheiro liberado? Aqueles empregados que possuírem contas inativas do FGTS até 31 de dezembro de 2015. Não sabe o que são contas inativas? Por definição, são aquelas em que o trabalhador deixa de deixa receber os depósitos da empresa por rescisão ou extinção do contrato de trabalho.

Segundo informações do Governo, aproximadamente dez milhões e duzentos mil trabalhadores terão direito a sacar os recursos das contas inativas do FGTS.

Anteriormente, só quem poderia realizar saques dessas contas era quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos. Ou em casos específicos, como compra da casa própria ou aposentadoria.

Quem estiver empregado atualmente também pode sacar o valor da conta inativa, desde que o afastamento do emprego tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2015. Porém, o trabalhador não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, depositado pelo empregador atual.

Vale lembrar, ainda, que o dinheiro não será liberado imediatamente, mas aos poucos em 2017, de acordo com a data de nascimento dos beneficiários, e que o cronograma para saque dessas contas será divulgado até fevereiro, conforme explicou o ministro do planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira.

E você, quer aprender como consultar o seu saldo do FGTS e saber se possui alguma conta inativa? Iremos explicar as duas formas mais práticas de fazer a consulta. Continue lendo o texto!

O passo a passo para consultar o saldo do FGTS pela internet

Se você é um trabalhador brasileiro e tem direito ao FGTS saiba que você pode consultar o saldo pela internet, no site da Caixa Econômica Federal, de maneira bem simples. Para isso, você precisa ter um cadastro, para acessar a sua conta vinculada ao FGTS. Siga o nosso passo a passo e descubra como se cadastrar para consultar o saldo do FGTS pela internet.

1º Passo – Acesse o site da Caixa

Endereço eletrônico:

https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS

Você verá uma tela igual à imagem abaixo.

Consultar o saldo do FGTS pela internet

2º Passo – Digite o número do seu NIS (PIS/PASEP)

Se você não souber o número do seu NIS (PIS/PASEP), acesse a página de serviços do Dataprev, através do endereço:

http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet

Número do NIS - Dataprev

Feito isso, clique no campo “Inscrição” e logo depois em “Filiado”.

Preencha os seguintes campos do formulário:

– Todos os Dados básicos: Nome do Filiado, Nome da Mãe, CPF e Data de nascimento.

– Pelo menos 1 (um) dos Documentos complementares.

– Texto da imagem (código de segurança).

Clique em “Continuar”.

Se você já possuir cadastro, provavelmente aparecerá a seguinte mensagem logo acima do campo “Dados básicos”.

Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu Número de Identificação – NIT – para efetuar recolhimentos. NIT: (seu número)

Agora, basta copiar o número que aparece após “NIT”, esse é o seu número NIS (PIS/PASEP).

3º Passo – Clique em “Cadastrar senha”

De posse do seu número NIS (PIS/PASEP), volte ao endereço eletrônico:

https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS

Digite o seu número e clique no botão “cadastrar senha”.

Em seguida, você verá algumas cláusulas referentes ao cadastramento da senha internet. Leia ou role a página até o final e clique em “Aceito”.

4º Passo – Preencha o formulário “Confrontação com o Cadastro de Informações Sociais”

Você deverá preencher todos os campos constantes no formulário e clicar em “Confirmar”.

5º Passo – Cadastrar a senha internet

Defina sua senha, digite-a novamente no campo seguinte para confirmar que foi a mesma senha digitada anteriormente e clique no campo “Confirmar”.

Sua senha foi cadastrada com sucesso!

6º Passo – Consulte seu saldo do FGTS

Para finalizar, retorne ao endereço eletrônico da CAIXA (1º Passo), digite seu número NIS (PIS/PASEP), a senha que você cadastrou e clique em “Ok”. Pronto, agora é só acessar todos os dados referentes ao seu FGTS.

Alternativa ainda mais prática

Gostou do passo a passo para consultar seu FGTS pela internet? Então, acredito que você também vai adorar esta outra dica, porque ela vai facilitar ainda mais sua vida.

Já pensou como seria bem melhor poder consultar o saldo do FGTS diretamente de um aplicativo no seu smartphone, sem precisar visitar vários sites toda vida que quisesse ver o seu extrato? Pois você já pode fazer isso, é só baixar o aplicativo Consulta FGTS e CPF.

Ele está disponível tanto para smartphones Android como iOS (basta clicar nos respectivos links para acessar as lojas e fazer o download). Baixe agora mesmo e facilite a consulta do seu saldo FGTS!

Leia mais:

Como verificar sua situação cadastral do CPF através do Mobills

Dívidas: como saber se o seu nome está sujo

Como limpar o seu nome: entenda aqui

Curtiu nossas dicas para consultar o saldo do FGTS pela internet? Compartilhe conosco se tudo tiver dado certo!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo O passo a passo para consultar o Saldo do FGTS pela internet? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing e especialista em finanças pessoais do Mobills, além de ser o editor-chefe do Portal Mobills. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.