Cartão de Crédito no Mobills iOS
Por favor, avalie esse Post

Cartão de Crédito no Mobills iOS

Banner convidando para o site do Mobills

Os cartões de crédito são, para a maioria das pessoas, o motivo que as leva à desorganização financeira.

Gastar sem nenhum controle das suas despesas no cartão, confiando que você conseguirá pagar tudo na hora em que a fatura chegar, não é uma decisão acertada se o seu objetivo é alcançar a tranquilidade financeira.

Porém, com um planejamento financeiro bem elaborado no aplicativo Mobills, os cartões de crédito podem ser utilizados como uma ótima ferramenta a seu favor.

Como utilizar o seu Cartão de Crédito no Mobills

Como adicionar o seu Cartão de Crédito no Mobills

Com o Mobills, você pode registrar quantos cartões de crédito quiser para ter um maior controle sobre seus gastos.

Agora, vamos te mostrar como você pode adicionar seu cartão ao Mobills:

A partir da tela inicial (dashboard), acesse a guia “Mais” e clique em “Cartões de Crédito”.

Em seguida, clique nos três pontinhos (°°°) localizados no canto superior direito e depois em “Criar cartão”.

Para criar um novo cartão no Mobills iOS, é necessário inserir algumas informações:

Limite: Nesse campo, você deve inserir o valor do limite do seu cartão de crédito, para que o Mobills possa ajudá-lo a não estourar esse limite.

Descrição: É como você vai identificar o cartão, para que não se perca caso tenha mais de 1. Por exemplo: Nubank, Itaú, Ourocard etc.

Bandeira: Aqui, você deve selecionar a bandeira de seu cartão. Isso não influenciará em nenhum cálculo ou funcionalidade do Mobills. Essa opção serve apenas para ajudá-lo a identificar ainda mais seu cartão de crédito.

Associar o cartão a uma conta: No Mobills, você precisa associar seu cartão a uma conta (Bradesco, Carteira ou Conta-corrente, por exemplo). Por que isso? Simples. Ao associar um cartão a uma conta, o Mobills entenderá que as faturas desse cartão serão pagas com a conta que você escolher, o que reduzirá o saldo da conta escolhida (no mesmo valor da fatura) no momento em que você avisar que a fatura foi paga. Isso também fará com que as despesas do cartão de crédito sejam contabilizadas em sua projeção de saldo.

Data de fechamento: É o dia em que sua fatura passará de aberta para fechada. Após esse dia, as despesas serão adicionadas à próxima fatura em aberto.

Data do pagamento: Dia do pagamento ou data de vencimento é a data máxima em que sua fatura deve ser paga para que você não tenha que pagar juros.

Lembrete de fatura: Você também tem a opção de permitir que o Mobills te mande um lembrete quando sua fatura estiver perto de vencer. Para isso, basta ativar esta opção, tal como mostramos na imagem a seguir.

Depois que preencher tudo corretamente, clique em “Salvar” no canto superior direito e terá concluído a criação do seu cartão. Simples, não é mesmo?

Como editar um Cartão de Crédito no Mobills

Se você precisa fazer alguma alteração nas informações do seu cartão de crédito, então siga as instruções abaixo:

Clique nos três pontinhos (°°°) do seu cartão de crédito. Depois, clique em “Editar”. 

Como arquivar um Cartão de Crédito no Mobills

Quando você arquiva um cartão, todas as despesas continuarão a existir. O que muda, apenas, é que o cartão não será mais exibido na listagem de cartões.

Essa função serve principalmente para quando você tiver cancelado um cartão de crédito, mas ainda quer continuar vendo as despesas criadas a partir dele.

Para arquivar um cartão de crédito, é preciso fazer os seguintes passos:

Clique nos três pontinhos do cartão de crédito (°°°), como mostrado na imagem abaixo.

Em seguida, clique em “Arquivar”.

Será exibida uma mensagem de Atenção na sua tela, então clique em “OK”.

Após isso, seu cartão será arquivado.

Caso queira desarquivar um cartão, então siga os passos:

Clique nos três pontinhos (°°°) no canto superior direito da tela de listagem de cartões.

Então, clique em “Cartões arquivados”, depois nos três pontinhos (°°°) do cartão e clique em “Desarquivar”.

Como deletar um Cartão de Crédito no Mobills

Atenção: Ao excluir um cartão de crédito, todas as despesas relacionadas a esse cartão também serão excluídas! Mesmo faturas que já foram pagas, serão excluídas.

Por isso, você deve ter total certeza de que deseja fazer isso antes de deletar um cartão, pois essa ação não pode ser desfeita!

Para deletar um cartão de crédito, você precisa primeiro arquivá-lo para depois apagá-lo. Portanto, siga inicialmente os passos do tópico anterior.

Quando chegar na opção de “Apagar” ou “Desarquivar”, clique em “Apagar”.

Será exibida outra mensagem de atenção na sua tela, lembrando que todas as despesas associadas ao cartão serão removidas.

Caso você queira mesmo confirmar essa ação, clique em “OK”.

Como criar uma despesa no Cartão de Crédito no Mobills

Quando você vai criar uma despesa no Mobills, pode criar diretamente em um de seus cartões de crédito já cadastrados.

Como fazer isso?

A partir da tela inicial (dashboard), clique no botão (+). Escolha a opção “Despesa Cartão”.

Na tela que se abrirá, você verá três opções: “Despesa”, “Receita” e “Desp. Cartão”. Clique em “Desp. Cartão”, informe o valor da despesa e clique em “Pronto” no final da tela.

Ao criar essa despesa, é necessário inserir algumas informações:

Primeiramente, você deve inserir o valor da despesa. Depois, há os seguintes campos a serem preenchidos.

Descrição: É como você vai identificar aquela despesa específica. Por exemplo: Riachuelo, Compras do mês, Almoço com amigos etc.

Data: Quando essa despesa foi realizada? Geralmente é “Hoje”, mas você pode alterá-la.

Categoria: Para o controle das suas despesas ser mais efetivo, você deve definir alguma categoria para elas, como Alimentação, Lazer, Pagamentos etc.

Cartão: A qual cartão de crédito sua despesa está associada? Nessa opção, você vai selecionar o cartão.

Anexo: Nessa opção, você pode carregar (upar) uma foto que tenha a ver com aquela despesa, como a nota fiscal ou a via do cartão.

Faturas: Escolha para qual fatura a despesa deve ir. Esse mês? O próximo? Lembre-se que essa informação está associada à data de fechamento da sua fatura. Porém, em casos muito específicos, uma despesa que deveria vir para esse mês, pode vir só para o próximo. Por isso, você tem a opção de editar esse campo.

Parcelada: Sua despesa foi parcelada? Se sim, marque a opção e informe em quantas parcelas. Automaticamente, o valor de cada parcela vai aparecer na tela.

Localização: Se você quiser ser mais preciso em relação à sua despesa, então marque em que local ela realizada. Em algum restaurante? Em uma loja? Vale ressaltar que para isso o serviço de localização de seu smartphone precisa estar ativado. Essa opção também e muito interessante, porque caso você especifique o local de realização da sua despesa, na próxima vez que você for àquele mesmo local, o Mobills vai enviar uma notificação te lembrando de cadastrar uma nova despesa. Isso além de automatizar, agiliza o processo de registro dos seus gastos.

Para adicionar mais detalhes da despesa, basta clicar em “+Detalhes” no final da tela.

Tags: As tags são um ótimo recurso para organizar suas receitas e despesas no Mobills. Elas funcionam como etiquetas que podem ser adicionadas aos seus lançamentos.

Assim como as categorias, as tags podem ser usadas ​​para agrupar seus lançamentos, porém, são mais flexíveis, pois diversas tags podem ser aplicadas em uma única despesa ou receita.

Digamos que você tenha uma categoria “Alimentação” e que nela você cadastra todas as despesas com alimentação, mas você deseja saber quanto gasta apenas com almoço.

Quando você for cadastrar uma despesa de almoço, além de marcar a categoria “Alimentação”, você irá adicionar a tag “almoço”. Assim, será fácil você descobrir quanto gastou somente com almoços.

Observações: Caso você queira anotar alguma observação a mais sobre aquela despesa, então utilize essa opção.

Fixa: Se essa despesa for fixa, ou seja, todo mês ela será lançada naquele seu cartão específico e você não precisará lançar todo mês como uma despesa nova.

Depois de inserir todas as informações necessárias, clique em “Salvar” no canto superior direito.

Alguns sites de compras apresentam no final da compra um código estilo QR Code. O Mobills possibilita que você escaneie suas compras que possuem esse código, facilitando sua vida e o cadastro das despesas.

Ao clicar no ícone do QR Code, ele vai abrir uma tela estilo sua câmera do smartphone. Posicione-a sobre o código e pronto! Todas (ou pelo menos quase todas) as informações já estarão transcritas.

Como editar e excluir uma despesa no Cartão de Crédito no Mobills

Caso você deseje editar ou excluir alguma despesa é super possível seguindo os passos a seguir:

A partir da tela inicial (dashboard), clique em ‘Despesas’.

Selecione qual despesa específica você quer editar. Após mudar o que deseja, clique em “Salvar” no canto superior direito da tela.

Caso você queira deletar alguma despesa específica, então araste seu dedo pelo touch screen no sentido da direita para a esquerda até aparecer a opção “Apagar”.

Será exibida uma mensagem de Atenção na sua tela. Então, se tem mesmo certeza que quer apagar aquela despesa,  clique em “Sim”.

Como pagar a fatura do seu Cartão de Crédito no Mobills

Quando você pagar a sua fatura do seu cartão crédito, não se esqueça de marcar no Mobills. Para fazer isso, siga os passos a seguir:

A partir da tela inicial (dashboard), clique em “Cartões”.

Feito isso, serão mostrados todos os seus cartões de crédito cadastrados. Clique em cima do cartão desejado.

Depois clique nos três pontinhos (°°°) no canto superior direito da tela e clique em “Pagar fatura”.

Uma tela com o valor da fatura será aberta. Então, você clica em “Pagar” no canto superior direito da tela e aparecerá uma mensagem de validação dessa ação.

Como pagar parcialmente a fatura do seu Cartão de Crédito com o Mobills

Siga os passos iniciais do tópico anterior, mas clique em “Pagamento parcial” ou “Pagamento adiantado”.

Uma tela com o valor zero será aberta. Então, você insere o valor que deseja pagar parcialmente ou adiantado. Depois, clique em “Pagar” no canto superior direito da tela.

Como fazer uma transação de estorno no seu Cartão de Crédito com o Mobills

Siga os mesmos passos iniciais do tópico anterior, mas clique em “Transação de estorno”.

Novamente, uma tela com o valor zero será aberta. Então, você deve inserir o valor que será estornado do seu cartão.

Depois, insira a descrição de acordo com alguma despesa existente no seu cartão, por exemplo: blusa gola polo.

Em seguida, clique em “Salvar” no canto superior direito da tela.

Como reabrir uma fatura do seu Cartão de Crédito no Mobills

Caso você queira reabrir uma fatura que já foi paga, siga os passos anteriores para chegar até a fatura do seu cartão. Aperte nos três pontinhos (°°°) no canto superior direito da tela do cartão e clique em “Reabrir fatura”.

Como criar uma despesa fixa no cartão

As despesas fixas são aquelas que você paga todo mês, como conta de água, luz, internet e tv a cabo. Para facilitar sua vida financeira, o Mobills oferece uma opção para você cadastrar uma despesa fixa em um dos seus cartões de crédito para não ter que todo mês cadastrar a mesma despesa.

Na tela de cartões, clique nos três pontinhos (°°°) do cartão escolhido e aperte na opção “Despesas fixas”.

Depois clique em “Cadastrar despesa”.

Agora insira todas as informações necessárias:

Valor da despesa: Quanto custa essa despesa? Insira o valor da fatura.

Descrição: Como se chama essa sua despesa fixa? Conta de luz? Internet? Insira uma descrição para melhor identificação.

Dia: Qual dia essa sua despesa fixa será lançada no seu cartão de crédito? Ou seja, qual a data de vencimento dessa sua despesa fixa? Insira o dia correto.

Observações: Caso você queira anotar alguma observação a mais sobre aquela despesa fixa, então utilize essa opção.

Categoria: Em qual categoria aquela despesa fixa estará atrelada? Também é possível marcar uma subcategoria, caso esta já esteja criada.

Depois de inserir todas as informações necessárias, aperte em “Salvar” no canto superior direito da tela.

Como visualizar os relatórios no cartão

Na tela de cartões, clique nos três pontinhos (°°°) do cartão escolhido e aperte na opção “Relatórios”.

Você verá dois tipos de gráficos sobre suas despesas a partir do cartão de crédito escolhido: despesas por categoria e despesas do cartão no ano.

 

Como visualizar as faturas pagas no cartão

Na tela de cartões, clique nos três pontinhos (°°°) do cartão escolhido e aperte na opção “Faturas pagas”.

Você verá um gráfico mostrando as faturas pagas através do cartão de crédito escolhido.

Espero que o nosso tutorial tenha lhe ajudado, mas se ainda tiver alguma dúvida não deixe de nos contatar! Nosso e-mail de suporte ao cliente suporte@mobills.com.br.

Banner convidando para o site do Mobills

Comentários