Finanças Pessoais

Entenda como um aplicativo financeiro pode salvar suas finanças

Homem segurando tablet pensando como um aplicativo financeiro pode salvar suas finanças
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Não tenha mais problemas para controlar o seu dinheiro e diminuir seus gastos.

Como um aplicativo financeiro pode salvar suas finanças?

Banner convidando para o site do Mobills

Manter e seguir um planejamento é essencial para quem deseja uma vida financeira organizada. Para facilitar a tarefa de controlar receitas e despesas e alcançar metas, os aplicativos financeiros surgem como uma excelente opção.

Se você quer utilizar a tecnologia a seu favor e ver resultados na prática, não deixe de experimentá-los.

Neste post, você vai descobrir como um aplicativo financeiro pode ser a salvação das suas finanças. Acompanhe!

OS 7 MELHORES APLICATIVOS PARA CONTROLE FINANCEIRO PESSOAL

Como um aplicativo financeiro pode salvar suas finanças

Os benefícios de aplicativos financeiros

Criar um orçamento, renegociar dívidas, fazer reservas de emergência. Especialmente em momentos de crise, surge a necessidade de reorganização das finanças e planejamento voltado para o longo prazo, cortando gastos desnecessários e supérfluos.

Mas, como se preparar, analisar dados e organizar com segurança a vida financeira? O avanço da tecnologia fez surgir uma infinidade de aplicativos e softwares que fazem todo o trabalho duro para você.

Com a popularização de smartphones e dos tablets, os aplicativos financeiros tornaram-se mais comuns. Assim, está mais fácil adaptar-se à nova realidade. Basta escolher uma dentre as diversas opções disponíveis no mercado e começar o seu controle hoje mesmo!

As 10 principais vantagens de um aplicativo de finanças pessoais

Mas não basta escolher qualquer aplicativo: é necessário estudar os disponíveis para encontrar o que se encaixa melhor nas suas necessidades.

Não obstante, podemos informar desde já os benefícios comuns à maioria deles. Conheça as 10 principais vantagens de se ter um aplicativo financeiro:

1. Possibilita o controle de cartões de crédito

Os aplicativos financeiros mais competentes, como o Mobills, permitem que você controle os gastos realizados no cartão de crédito, com recursos de leitura de SMS geradas a partir de uma eficaz inteligência artificial.

Dessa forma, você pode gerenciar gastos e evitar o pagamento de juros excessivos, tendo pleno controle das compras feitas a prazo.

2. Realiza a programação de pagamentos

Não raro, algumas pessoas deixam de pagar suas contas por esquecerem a data de vencimento de boletos e, por isso, arcam com taxas e juros desnecessários.

Com bons aplicativos financeiros, o esquecimento não será mais um problema. Enquanto alguns deles programam lembretes de pagamentos para o dia escolhido, outros facilitam e autorizam o débito direito em conta, avisando o usuário da transação, tão logo efetuada.

SAIBA COMO ORGANIZAR SUAS CONTAS DO DIA A DIA DE MANEIRA MAIS EFICIENTE

3. Emite alertas

Uma vez realizado o cadastro e inseridas as informações básicas que você deseja monitorar, os sistemas dos aplicativos financeiros as organizam e emitem alertas sempre que você estiver próximo de se exceder em algum tipo de gasto.

Esses avisos são úteis para a organização das despesas e corte de excessos, na medida em que possibilitam uma melhor visualização de aplicação dos rendimentos.

Para garantir que o alerta seja recebido, dispositivos mais avançados costumam enviá-los para o e-mail cadastrado na plataforma, a fim de fazer com que o usuário receba a informação sobre seus gastos no momento em que mais precisar.

4. Permite a divisão de gastos em categorias

Uma das maiores vantagens de aplicativos financeiros é poder controlar eficientemente rendimentos e despesas, de forma a permitir que o usuário tenha consciência de todo o fluxo e caminho que o seu dinheiro percorre.

Assim, ao cadastrar uma despesa, você pode classificá-la como pendente, efetuada, fixa ou recorrente e escolher quais alertas o app deve emitir, personalizando a experiência de acordo com seus objetivos e preferências.

Todo gasto pode ser categorizado e, futuramente, fazer parte de relatórios de despesas.

5. Possibilita o estabelecimento de metas

Todo planejamento financeiro eficaz tem início com o estabelecimento de objetivos e metas a serem alcançados. Os aplicativos financeiros e suas funcionalidades facilitam a concretização dos seus sonhos, sendo excelente instrumento para economizar.

Por meio de apps eficientes, você poderá definir metas de gastos tangíveis e criar orçamentos baseados no seu estilo de vida, o que ajudará você a economizar e contribuirá para um maior controle sobre as suas finanças.

6. Elabora relatórios personalizados

Aplicativos financeiros analisam dados e são capazes de elaborar, com precisão e segurança, gráficos dinâmicos e totalmente interativos.

Os relatórios podem ser gerados mensalmente e anualmente, possibilitando que o usuário possa entender onde está gastando seu dinheiro e como é possível melhorar a sua situação.

Apenas assim você poderá compreender definitivamente se está contraindo despesas de forma consciente e adequada, podendo ajustar sua conduta de acordo com os resultados obtidos.

7. Permite acesso aos dados cadastrados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet

Um dos melhores recursos dos aplicativos financeiros é assegurar que os dados cadastrados permaneçam sempre disponíveis (e sem nenhum risco de serem perdidos) a um clique de distância.

Em apps mais avançados, que disponibilizam serviços de cloud, seus dados são armazenados com segurança na nuvem e podem ser acessados confortavelmente tanto pela web quanto por outros dispositivos, a qualquer momento e em qualquer lugar.

8. Permite a exportação de dados em planilhas

Relatórios personalizados, gráficos interativos, experiências otimizadas. A maioria dos aplicativos financeiros, além de analisar os dados para você e poupar todo o trabalho com a realização de contas matemáticas, exporta os resultados para planilhas.

Dessa forma, você pode criar as suas próprias tags, optar por destacar informações que acredita serem mais relevantes e criar a sua própria experiência, elaborando filtros e renomeando as categorias já disponíveis.

9. Possibilita troca de experiências com demais usuários

A exemplo do que tem ocorrido no resto do mundo virtual, certos aplicativos financeiros optaram por criar a sua própria rede social, para que usuários troquem dicas e informações acerca da sua vida financeira.

A ideia é excelente e a experiência tem dado certo: o grau de interação é determinado pelo próprio usuário, que escolhe quem seguir, o que deseja compartilhar e quais questionamentos deseja ver respondidos.

10. Permite a economia e criação de um fundo para emergências

Você já compreendeu que ter um app financeiro é a melhor opção para visualizar o fluxo do seu caixa, receber alertas, pagar contas em dia e analisar dados com segurança.

Tudo isso, afinal, permite que você de fato concretize aquele velho sonho de economizar para realizar seus desejos e não passar aperto em caso de emergência.

Os aplicativos são a melhor saída para quem tem dificuldades de guardar dinheiro na prática.

*****

LEIA TAMBÉM:

Aprenda a montar sua reserva de emergências

8 estratégias para organizar as finanças pessoais

Veja como negociar suas dívidas e sair do sufoco

*****

E agora, entendeu como um aplicativo financeiro pode salvar suas finanças? Então, compartilhe esse texto nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a terem êxito. 

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como um aplicativo financeiro pode salvar suas finanças? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing e especialista em finanças pessoais do Mobills, além de ser o editor-chefe do Portal Mobills. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.