Estilo de Vida

5 respostas essenciais para quem quer saber como se tornar rico

Interior de carro luxuoso simbolizando o tema Como se tornar rico
Ariane Lopes
Escrito por Ariane Lopes

Com a resposta a essas cinco perguntas na ponta da língua, o controle de suas finanças estará sempre em suas mãos.

5 respostas essenciais para quem quer saber como se tornar rico

Banner convidando para o site do Mobills

Auferir riqueza é um trabalho, em geral, de longo prazo, mas não adianta ter ótimas ideias e uma boa renda se você não souber gerir seu patrimônio.

Os ricos são extremamente preocupados com suas finanças e sabem de tudo que acontece em suas contas, controle e gestão são as palavras-chave quando se deseja trilhar o caminho para riqueza.

Por isso, trouxemos cinco perguntas básicas que você deve saber responder para se tornar rico!

Como se tornar rico: perguntas e respostas essenciais

1. Quanto dinheiro você tem?

Várias cédulas de 20, 50 e 100 reais

Como se tornar rico: Quanto dinheiro você tem?

É importante saber qual seu saldo líquido, quanto você tem em aplicações, reserva de emergência e conta corrente. Ter essa informação ajuda você a se programar para o futuro e não gastar acima dos valores disponíveis.

2. Qual sua renda líquida?

Saber quanto você efetivamente ganha é outro ponto crucial para organizar suas contas. Já que com base nesse valor será estruturado todo seu orçamento e estipuladas suas metas de poupança e gastos.

Parece óbvio, mas muitas pessoas não sabem quanto realmente ganham, ou por que não entendem os descontos da folha de pagamento ou por que têm múltiplas rendas, algumas delas variáveis, e não as gerem de forma adequada.

Saber a média de seus rendimentos, caso você seja um profissional autônomo ou tenha diversas formas de renda, é crucial para que seu planejamento de gastos não ultrapasse seus ganhos.

E, atenção, use sempre sua estimativa mais pessimista, nada de superestimar sua renda, para não se endividar ou precisar recorrer constantemente a empréstimos pessoais com juros altos ou cheque especial.

3. Quanto você deve?

Caneta, mouse e papeis

Como se tornar rico: Quanto você deve?

Para aqueles que não costumam controlar seus gastos ou, ainda, aqueles que controlam, mas não se preocupam em somar as parcelas futuras de seus financiamentos ou parcelamentos de cartão de crédito, essa pode ser uma pergunta difícil de responder.

Entretanto, você precisa saber quanto tem de dívidas para pagar e, ainda, saber o prazo de pagamento dessas dívidas. Analise, por exemplo, quanto somam suas parcelas para os próximos 12 meses. Caso estejam muito altas, evite comprar mais itens desnecessários parcelados.

E o mais importante, com a reserva de dinheiro que você tem, quanto tempo conseguiria manter seus gastos fixos mensais (alimentação, transporte, água, luz, educação, entre outros) e o pagamento dessas parcelas, mesmo que não comprasse mais nenhum supérfluo?

15 DESPESAS MENSAIS PARA CORTAR E ECONOMIZAR DINHEIRO

Sabendo disso, você terá real dimensão do seu grau de liberdade financeira (quanto tempo você consegue se manter sem depender do seu salário).

Se você não conseguiria arcar nem com um mês de contas, caso sua renda cessasse hoje, tome cuidado! Isso indica que seu planejamento financeiro está indo pelo caminho errado e sua reserva de emergência é inexistente ou muito reduzida para seu nível de gastos.

4. Quanto você gasta por mês?

Você sabe quanto realmente gasta por mês? Sua renda consegue cobrir esses valores ou você está constantemente recorrendo à ajuda externa para honrar suas contas?

Refletir sobre essas duas questões fará com que você chegue à conclusão de se está ou não em um caminho de riqueza e prosperidade.

Se você gasta tudo que ganha no mês, mas não sobra nada para investir ou constituir reservas, você está em equilíbrio, não está endividado, porém, também não está construindo um patrimônio e, consequentemente, não está trilhando um caminho para sua liberdade financeira.

Se você gasta menos do que ganha, a situação é positiva, os valores sobressalentes devem ser usados para constituir reservas e investir para garantir o atingimento de suas metas financeiras.

Contudo, se você se encontra na situação de gastar mais do que ganha, aí o problema é mais sério, pois além de não estar construindo sua riqueza, está comprometendo seu futuro financeiro e se colocando em desequilíbrio negativo.

Por isso, é tão importe controlar seus gastos e seus ganhos, saber sua situação é ponto-chave para definir suas estratégias financeiras e o app do Mobills pode te ajudar com isso.

5. Quanto você poupa?

Pilha de moedas

Como se tornar rico: Quanto você poupa?

Caso você esteja nas situações de equilíbrio ou desequilíbrio negativo descritas acima, provavelmente, sua resposta será: nada!

Especialistas indicam que pelo menos 10% de sua renda seja poupada e investida para, como dizem os grandes mestres das finanças, “fazer o dinheiro trabalhar para você”.

Um dos grandes segredos da riqueza, sempre presente em livros que buscam ensinar como enriquecer, é justamente deixar de trabalhar ao longo do tempo, para que o dinheiro trabalhe para você!

Mas como ele fará isso se você não tem tais empregados? Se gasta tudo o que ganha ou mais do que o que ganha? Percebe como seu sucesso financeiro está comprometido caso você se encontre nessas situações?

Faça algo para mudar o rumo de suas finanças e começar a construir riqueza, faça um orçamento se não possui um, estipule um plano financeiro e constitua suas reservas.

Esteja sempre com a resposta a essas cinco perguntas na ponta da língua, assim, o controle de suas finanças estará sempre em suas mãos.

Agora conta para gente: você sabe responder essas perguntas? Qual sua situação financeira no momento? Seus comentários são muito importantes para termos certeza da relevância do conteúdo publicado!

*****

LEIA TAMBÉM:

Resenha Os Segredos da Mente Milionária

10 perguntas sobre dinheiro que todos deveriam fazer a si mesmos

Descubra 12 hábitos dos milionários que, se praticados, irão mudar sua vida

*****

Curtiu as perguntas e respostas essenciais sobre como se tornar rico? Já consegue responder a todas com firmeza? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 5 respostas essenciais para quem quer saber como se tornar rico? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Ariane Lopes

Ariane Lopes

Ariane Lopes, redatora do Portal Mobills. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pesquisadora incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir documentários, ler, organizar eventos e viajar.