Estilo de Vida

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Pessoas em entrevista de emprego simbolizando o tema Erros comuns em entrevistas de emprego
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Como  se comportar em uma entrevista de emprego *

*Texto produzido originalmente por Alison Doyle no site The Balance

Banner convidando para o site do Mobills

Parabéns! Você agora tem uma entrevista marcada para uma vaga de emprego. E sabe de uma coisa? Uma entrevista bem-sucedida vai ser importante para garantir essa vaga. Então, essa é sua chance de impressionar.

Dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

Tirar um tempo antes da entrevista pra se preparar, fazer um alongamento, dar uma corrida básica… Aqui vão algumas outras dicas para garantir seu sucesso na hora de sua entrevista de emprego.

Pesquisar sobre a empresa

Pesquisar sobre a empresa deve ser seu primeiro passo a ser dado quando tiver agendado a entrevista. Saber de algumas informações das empresas é super importante para surpreender a pessoa que irá fazer sua entrevista.

A pessoa que irá te contratar espera que você saiba pelo menos um pouco sobre a empresa, e também espera que você saiba como você se encaixa no perfil da mesma.

Sendo assim, você tem que preparar algumas respostas para responder sobre a empresa, tais como: “O que você sabe sobre nossa empresa?” e “Por que você deseja trabalhar aqui?”.

Saber o máximo possível de informações de desempenho da empresa e de planos pode ser uma boa na hora de explicar por que seria necessário ter você como funcionário para unir forças com a empresa.

Antes da entrevista, dê uma revisada no site da empresa, especialmente no tópico “Sobre a empresa”. Você também pode dar uma olhada nas redes sociais da mesma: Facebook, Google+, Twitter e LinkedIn para entender quais são as informações que a empresa compartilha.

Não tenha medo de entrar em contato com seu empregador para saber mais detalhes sobre a vaga que você pretende ocupar.

Praticar ajuda a ter uma entrevista perfeita

Uma prática de conduta para entrevista pode ser feita com seus amigos ou pessoas da família e depois é só pedir um feedback deles. Gravar um vídeo dessa prática e ver sua expressão corporal durante a entrevista poderia ajudar muito.

Nessa prática, você pode preparar perguntas que frequentemente são feitas, isso vai ajudar a analisar sua qualificação para a vaga e ter sempre uma carta debaixo da manga.

Faça também uma lista de perguntas que você deseja fazer na entrevista. Lembre-se que você não quer somente ganhar a vaga oferecida, você também está entrevistando o empregador para saber se essa vaga seria boa para você.

Quanto mais você praticar, mais seguro ficará para fazer a entrevista. Assim, as respostas vão parecer mais naturais e sua marca registrada vai ser sua autoconfiança.

Se prepare para entrevistas diferentes

É importante saber qual vai ser o tipo de entrevista que você terá, só assim você ficará eficazmente preparado. Por exemplo, preparar levemente uma programação para uma primeira entrevista, segunda ou entrevista final.

Você vai ter que usar tecnologias diferentes se é uma entrevista por meio de telefone ou videoconferência. Para uma entrevista com um almoço ou jantar, você tem que revisar as regras para comer em ambientes assim.

Talvez você passe por uma entrevista em grupo. Para esse tipo de entrevista, você deve praticar as mesmas respostas e ser um bom ouvinte (você pode interagir com mais sabedoria através de sua linguagem corporal).

Certifique-se sobre qual será seu tipo de entrevista antes do dia. Se não tem certeza, você pode perguntar para quem organizou a entrevista como será efetuada a seleção.

Comportamento e outros tipos de perguntas

Junto a técnicas-padrão de entrevistas, a entrevista baseada no comportamento está se tornando cada vez mais comum. Ela se baseia na ideia de que o comportamento durante a entrevista mostra como o candidato poderá se comportar dentro da empresa no futuro.

Entrevistas comportamentais envolvem as respostas sobre como você reagiu a certas situações dentro de um ambiente de trabalho.

A melhor forma de se preparar nesse caso é fazer uma lista das suas habilidades, valores, interesses bem como seus pontos fortes e fracos.

Para cada item da lista, você tem que considerar o momento de sua vida que você usou essa qualidade. Tire um tempinho para organizar as respostas para perguntas comuns em entrevistas comportamentais.

Quando for responder a cada uma delas, descreva a situação passada e como você teve sucesso com ela. Tenha certeza que a resposta está ligada à vaga que está concorrendo.

O que vestir

Com certeza, você não vai querer fazer feio na escolha do que vestir antes de ir para entrevista. A primeira impressão é sempre importante e saber o que vestir é uma grande parte dessa primeira impressão.

Então, certifique-se que sua aparência está profissional e apropriada. No geral, homens costumam vestir uma blusa social com uma calça jeans e sapatos sociais. Mulheres podem investir em blusas sociais com saias ou calça sociais junto a sapatilhas, e devem evitar blusas com decote ou de alças.

Você pode usar roupas mais casuais para uma entrevista em uma Startup, ou para um serviço que tenha um trabalho de ambiente casual. Contudo, na dúvida, é sempre melhor usar um look mais profissional do que casual.

Se a dúvida bater, você pode entrar em contato com a empresa e perguntar qual seria o padrão de roupa que a empresa aceita. É sempre uma boa ideia se vestir um pouco mais profissional do que os padrões que a empresa exige.

No dia da entrevista

Chegar no horário é um ponto muito positivo para a entrevista. E na hora, nesse caso, significa 15 minutos antes. Se possível, tire um tempo para ir ao local antes do dia da entrevista. Assim, você vai saber exatamente onde está indo no dia da seleção, que tipo de transporte deve pegar e como funcionam as regras do estacionamento.

Tente memorizar o nome das pessoas que cuidaram da sua entrevista e use o quanto possível na entrevista. Caso não tenha certeza do nome, ligue e pergunte para o responsável, se possível.

Lembre-se de trazer uma cópia extra do seu currículo, cartas de recomendação, ou qualquer outra amostra de serviço que queria destacar na hora da entrevista. Leve uma lista de perguntas para fazer ao entrevistador, um bloco de notas e caneta para fazer anotações. 

É importante recordar também do que não se deve levar. Café, chiclete, ou qualquer outra coisa que não tenha a ver com o trabalho são alguns dos exemplos básicos. Para finalizar, desligue o celular e guarde antes de entrar no local.  

Fique calmo

Durante a entrevista, tente se manter o mais calmo possível. Peça mais detalhes se não conseguiu entender o que foi pedido e lembre-se que é totalmente comum tirar uns segundos para responder as perguntas com mais segurança.

Saiba que a preparação ajuda a ter mais confiança e retira o stress. Quanto mais pesquisa fizer sobre a empresa, praticar respostas para entrevistas e preparar-se para o dia da entrevista, mais confiante e calmo ficará.

Tirar um tempo para acompanhar

No fim da entrevista, você pode agradecer a oportunidade e confirmar seu interesse na vaga.

Depois, elabore uma nota de agradecimento ou mande um e-mail enfatizando seu interesse na vaga. Essa é uma oportunidade de lembrar ao empregador suas qualificações e incluir qualquer detalhe que você esqueceu de mencionar na entrevista.

*****

Ama escrever e gosta do tema finanças pessoais? Conte suas experiências voluntariamente no Portal Mobills e colabore para a educação financeira de outras pessoas. Preencha o formulário para se cadastrar!

Leia mais:

Como manter o foco, fazer o que é necessário e ter sucesso

9 atitudes diferentes utilizadas por pessoas bem-sucedidas no dia a dia

Saiba quais os hábitos de pessoas bem-sucedidas nos finais de semana

Curtiu as dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego? Vai se preparar melhor para uma próxima? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como se comportar em uma entrevista de emprego? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários