Como sair das dívidas do cartão de crédito em 5 passos
Por favor, avalie esse Post

Como sair das dívidas do cartão de crédito em 5 passos

Banner convidando para o site do Mobills

Muitos orçamentos domésticos são prejudicados pela falta de controle nas finanças, frequentemente causados, em grande parte, por se gastar mais do que se ganha por meio de cartões de crédito. Essa dependência do pagamento da fatura atrapalha projetos futuros e as contas se acumulam a outras despesas.

Como sair das dívidas e organizar a vida financeira para conquistar novos objetivos? Confira abaixo 5 passos para vencer esse desafio!

Como sair das dívidas do cartão de crédito em 5 passos

 

1. Pare de gastar e reúna todas as dívidas

Controlar as contas exige disciplina e conhecimento sobre a situação para que se adotem as medidas corretas. Evite os gastos supérfluos e obtenha mais parcelamentos, comprando à vista sempre que possível.

Não perca o prazo da fatura, pois os juros só aumentarão o preço final. Procure deixar o cartão em casa e, se possível, cancele a assinatura. Confira dicas de como evitar os juros do cartão de crédito.

2. Insista no melhor parcelamento ou evite o acordo

Ao pagar o valor mínimo da fatura com frequência, você receberá, automaticamente, uma proposta de parcelamento. Confira atentamente os juros e os prazos da oferta para saber se terá mesmo condições de arcar com os pagamentos.

Se achar que os valores não estão justos, ligue para a operadora do cartão oferecendo algo dentro do seu orçamento e possível de manter em dia. Caso as condições não sejam acertadas, procure um órgão de defesa do consumidor e exija seus direitos.

3. Peça empréstimos com juros menores

Pode sair mais barato e rápido solicitar um empréstimo com juros menores ao banco e quitar a dívida, cancelando o cartão sempre que possível, evitando novas dívidas enquanto organiza seu orçamento. Essa proposta vale também para parcelamentos de bens como carros e casas, a fim de preservar as posses.

Menos pagamentos, mesmo que sejam maiores, ajudam a manter o controle, unificando os juros. Esteja certo de que conseguirá manter os pagamentos do empréstimo, que apesar das taxas menores, também aumentam com a inadimplência. Avalie a possibilidade de vender alguns bens caso seja um bom negócio.

4. Tenha um aplicativo de controle de finanças

Os aplicativos para smartphone vêm tornando atividades de rotina muito mais práticas.  Por estarmos sempre de posse desse aparelho tecnológico, instalar uma ferramenta que dê acesso ao seu controle das finanças em qualquer lugar é uma ótima maneira de trazer a economia para o seu dia a dia.

Muitas pessoas não sabem como sair das dívidas por não conseguirem informações sobre a relação ganho e gasto e não terem o hábito de calcular quanto uma compra pode pesar no orçamento, prejudicando contas anteriores e planos futuros. Acesse o site e conheça o aplicativo Mobills que oferece diversas vantagens para tornar a educação financeira mais fácil.

5. Planeje o que fazer com o dinheiro da dívida

É importante lembrar que uma vez que as dívidas foram quitadas, o dinheiro gasto poderá até sobrar no próximo mês. Planeje algo concreto para essa nova fase, sendo que a quitação da dívida deve ser essencial para a realização do que você planejou.

Perceba quanto do seu dinheiro poderá ser usado para viagens ou para fazer investimentos que aumentem a renda. Tenha objetivos concretos a curto, médio e longo prazo e aproveite a prática de economia adquirida para se livrar das dívidas e realizar seus sonhos.

Vale ressaltar que cada orçamento exige determinadas atitudes e as práticas variam conforme as possibilidades financeiras de cada caso.

*****

LEIA TAMBÉM:

22 dicas essenciais para ajudar você a controlar o orçamento

Falta de disciplina: a vilã do controle financeiro

Aprenda a determinar seus objetivos financeiros

Após descobrir como sair das dívidas do cartão de crédito, deseja tirar outras dúvidas e/ou contar sua experiência? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como sair das dívidas do cartão de crédito em 5 passos? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários