Planejamento Financeiro

Como um plano financeiro pode ajudar você?

Sequência crescente de pilhas de moedas simbolizando o tema como um plano financeiro pode ajudar você
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Como um plano financeiro pode ajudar você? *

*Texto produzido originalmente por Miriam Caldwell no site The Balance

Banner convidando para o site do Mobills

Ao longo dos anos, eu tenho me reunido e conversado com uma variedade de pessoas sobre suas finanças. E, geralmente, parece que há dois campos quando se trata de finanças pessoais: o daqueles que monitoram os seus planos financeiros e o de outros que nem ao menos tem um.

Os planejadores tendem a mapear cada passo pelos próximos 20 ou 40 anos com metas de poupanças ou investimentos específicos. Aqueles que não possuem um plano, costumam ter uma vaga ideia de que as coisas darão certo para eles caso guardem um pouco de dinheiro a cada mês.

Eles talvez tenham dívidas, e não concretizam um plano para comprar uma casa, por exemplo. E infelizmente, sem um plano financeiro, fica muito mais difícil alcançar suas metas financeiras, pois você não saberá qual meta deve estabelecer em seguida.

Entenda como um plano financeiro pode ajudar você

Um plano financeiro auxiliará você a criar uma trilha para acompanhar suas metas. Também ajuda a manter o foco na forma que você administra o seu dinheiro e seu tempo para atingir suas metas financeiras, permitindo assim que você faça o que deseja da sua vida.

Uma parte importante de seu plano financeiro é ter um orçamento. O seu orçamento lhe permite planejar como e quando você quer gastar seu dinheiro. Torna mais fácil encontrar meios de guardar seu dinheiro e ganhar dinheiro extra para sair de dívidas.

Enquanto o plano financeiro é um caminho a ser seguido, seu orçamento é a ferramenta que você deve usar para chegar até o fim dessa trilha. É o que vai ajudar a concluir o trabalho que você necessita. Portanto, preparar um orçamento é uma parte essencial do seu plano financeiro.

Objetivos claros

Quando você cria seu primeiro plano financeiro, é necessário ter objetivos claros em mente. Os mais específicos são ainda melhores. Por exemplo, se você quer se aposentar cedo. Você deve ter uma idade específica e uma quantia reservada para alcançar essa meta.

Um profissional financeiro pode auxiliar também com essa parte do planejamento. Ele pode ajudar a encontrar números específicos que você precisa para alcançar a meta de conquistar sua aposentadoria ou determinar quanto você terá que investir a cada mês e dar recomendações nos tipos de investimentos que você pode usar para alcançar essa meta.

Se não está confortável em investir por si mesmo ou nunca fez isso antes, então, esse profissional financeiro irá ajudá-lo a começar. Caso realmente deseje adquirir um futuro de prosperidade, precisará de uma estratégia forte e terá que colocar o dinheiro em sua conta de aposentadoria a cada mês.

Se preparar para os grandes eventos da sua vida

O plano financeiro também possibilita que você se prepare adequadamente para os grandes momentos da sua vida. A não ser que planeje, você não irá magicamente acordar e estar preparado para comprar uma casa. É necessário economizar para pagar suas dívidas e, só assim, adquirir a casa no tempo certo.

A não ser que planeje e deixe uma quantia de dinheiro de lado para a faculdade de seus filhos, não terá esse dinheiro quando eles tiverem 18 anos. Um plano financeiro ajudará a seguir os passos corretos para cuidar de sua família.

Planejar suas finanças pode até ser algo intimidador quando você tem seus 20 anos. Talvez não esteja certo de onde quer chegar ou qual metas queira realizar. Ainda sim, seu plano financeiro fluirá e pode mudar assim como suas metas e sonhos.  

Quando se está em seus 20 anos, você talvez queira se preparar para os grandes momentos da vida, e assim dar o próximo passo ainda mais preparado. Os grandes eventos que precisa incluir no seu plano devem ser uma aposentadoria, comprar uma casa e começar uma família.

Assim que começar uma família e gerar seus filhos, poderá adicionar a meta de pagar a faculdade de seus filhos e guardar a quantia mensal para ter o dinheiro necessário no momento certo.

Se você começar a se preparar para esses eventos agora mesmo, estará pronto quando acontecerem, e se eles nunca acontecerem, estará melhor financeiramente por estar longe de dívidas e com dinheiro no banco.

O importante é começar

Você só precisa  dar o primeiro passo e criar o seu plano financeiro. Lembre-se que você deve criar um orçamento e separar sua meta principal em pequenas tarefas para assim conseguir alcançá-las. É importante fazer metas realistas.

Você consegue criar um plano financeiro eficiente através de um planejamento cuidadoso, mas também deve se comprometer em cumprir com ele. Dessa maneira, o plano ajudará a tomar as principais decisões financeiras e a conquistar seus sonhos.

E não se esqueça que um profissional financeiro poderá ajudar no começo dessa jornada quando estiver preparado para começar a investir.

*****

Você sabia que estamos postando 2 textos novos por dia (de segunda a sexta-feira)?  Não perca a oportunidade de ler artigos incríveis, acesse o Portal Mobills diariamente e aprenda cada vez mais sobre todos os temas relacionados às finanças pessoais, empreendedorismo, dicas de produtividade e muito mais!

Ama escrever e gosta do tema finanças pessoais? Conte suas experiências voluntariamente no Portal Mobills e colabore para a educação financeira de outras pessoas. Preencha o formulário para se cadastrar!

Leia mais:

O que é planejamento financeiro e por que você deve levá-lo a sério?

Como elaborar um planejamento financeiro pessoal incrível em 13 passos

Aprenda a economizar dinheiro criando metas e orçamentos

Conseguiu entender como um plano financeiro pode ajudar você? Já fez seu plano financeiro e tem alguma outra dica? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como um plano financeiro pode ajudar você? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing do Mobills e editor-chefe do Portal Mobills, tem 26 anos, mora em Fortaleza-CE. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.