Dicas de viagem: como planejar e economizar?
Por favor, avalie esse Post

Como planejar e economizar na viagem de férias?Banner convidando para conhecer o sistema Mobills Web

Você mal consegue esperar para a chegada das próximas férias, né? Para aproveitar bem esse descanso, nada melhor do que fazer uma boa viagem, certo? Escolher um destino interessante, fazer as malas e partir para aproveitar uns dias em um local completamente diferente!

Mas para garantir uma viagem bem tranquila, é preciso um planejamento financeiro muito bem estruturado. Aprenda como economizar na viagem de férias e tirar um maior proveito de sua estadia onde for.

As viagens internacionais são, obviamente, um grande problema para o orçamento, mas viagens de fim de semana modestas e viagens regionais também podem se tornar bastante dispendiosas.

Não importa para onde você esteja planejando ir, o que você está planejando fazer ou por quanto tempo pretende ficar, cabe a você fazer o que for necessário para reduzir seus gastos.

Como economizar na viagem de férias

Viajar é muito bom. Acredito que a grande maioria das pessoas gosta de viajar e conhecer novos lugares, culturas, gastronomias e pessoas dos mais variados lugares do mundo.

No entanto, para que a sua viagem de férias possa ser ainda melhor e sem nenhuma preocupação, é necessário avaliar alguns fatores e se preparar financeiramente para que não venha a ter dificuldades após conhecer o destino pretendido.

Sendo assim, preparamos algumas dicas para que você se prepare para sua viagem de férias da melhor maneira possível. Confira!

7 cuidados financeiros para suas férias não se transformarem em dor de cabeça

Escolha bem o destino

como economizar na viagem de férias

Se a ideia for viajar para outro país, pesquise destinos que podem ser mais vantajosos financeiramente do que outros. Comece pesquisando a taxa de câmbio do local.

Com o dólar em alta, será que é uma boa ideia planejar uma viagem para os Estados Unidos agora? Outro dado importante é sobre o custo de vida no país. Pesquisar sobre o assunto para ter uma boa noção do quanto gastará com restaurantes, passeios e meios de transporte.

Tenha um bom plano

Para quem curte tirar umas férias para viajar sozinho, com os amigos ou com a família, um bom planejamento é o primeiro passo. Com planejamento, torna-se possível conhecer aquele lugar especial, visitar um parente distante ou mesmo voltar àquele lugar inesquecível para uma segunda lua de mel bem romântica.

Primeiramente, é necessário que se defina o que se deseja, o destino escolhido, o meio de transporte a ser utilizado. O ideal é que esta decisão ocorra com bastante antecedência, pois (se for possível) o melhor é começar a pagar o pacote de viagem antecipadamente.

Há quem prefira iniciar até um ano antes, sem atropelos. Para isto, é fundamental planejamento financeiro.

Busque muitas fontes de informações

Para obter bons dados sobre o local de destino da viagem pesquise em diferentes canais de comunicação. Revistas, sites e blogs são ótimos exemplos.

Também é interessante conversar com quem visitou a região recentemente para saber mais sobre locais para visitar durante a estadia, sobre maneiras para economizar na cidade e sobre quais são os pontos turísticos que realmente valem a pena conhecer. Assim, você consegue ter uma ideia do custo total da viagem.

Use a internet como aliada

No caso de passagens aéreas, vale buscar com antecedência por melhores preços que são oferecidos por companhias aéreas em sites de vendas de pacotes. Tire um tempo para a pesquisar na internet. Você poderá se deparar com ofertas bem interessantes e convidativas.

Também pela internet, você deve encontrar boas opções de passeios divertidos, visitas gratuitas a museus e pontos turísticos. Uma boa dica é perguntar a amigos que já estiveram no destino escolhido, e que têm condições de indicar hotéis e restaurantes bons e com preços bem em conta.

Se informe ainda sobre city tours oferecidos gratuitamente em cidades turísticas. Assim, é possível estabelecer o gasto diário por pessoa, que deverá ser obedecido.

Planejamento financeiro para viagens: Confira 8 dicas fundamentais!

Faça um planejamento financeiro com antecedência

É muito importante se preparar com antecedência para uma viagem, isso inclui, claro, elaborar um orçamento e manter um acompanhamento próximo com suas despesas e receitas, para isso, você pode usar o Mobills , a nova versão do nosso aplicativo, agora também para quem gosta de acompanhar seus registros diretamente no computador.

Quer viajar sem preocupações? Comece a utilizar o MOBILLS!

Fique de olho nos pacotes promocionais

como economizar na viagem de férias

Durante o ano, existem diversas opções de promoções para os mais variados destinos. Acompanhe sites que divulguem estas ofertas para não perder uma boa oportunidade.

Mas não compre por impulso: preste muita atenção no que está incluído no pacote, veja se a validade da promoção está de acordo com sua agenda de férias e calcule todos os gastos extras envolvidos.

Melhor período para compra da passagem

Um dos maiores gastos da viagem é com o bilhete aéreo. Se você não pesquisar bem, pode gastar mais com a passagem do que com o resto das despesas reunidas.

Economize na passagem para pode investir mais em bons hotéis, restaurantes e compras durante as férias. Para isso, comece pesquisando a melhor época para comprar o bilhete, do ponto de vista financeiro. Datas que coincidam com feriados, por exemplo, representam passagens mais caras.

5 programas de milhas para você viajar gastando pouco

Faça uma boa pesquisa por hotéis

Existem muitas boas opções de estadia espalhadas pelo mundo. Pesquise em diferentes sites para encontrar as melhores alternativas na cidade em que você pretende ir.

Leve em consideração o preço da diária, se o café da manhã está incluído e o conforto das acomodações oferecidas. Não deixe de ler as opiniões de quem já se hospedou no local para saber se o hotel apresenta uma boa relação custo-benefício.

Os hotéis e companhias aéreas mais baratos para viajar com crianças

Não fique no aperto

Separe uma parte de seu salário mensal para pagar as despesas da viagem de férias. Isto pode se dar por poupança ou já pagando o pacote escolhido.

Claro que tudo depende de seus compromissos financeiros, mas o ideal é que esta reserva seja de aproximadamente um terço dos seus rendimentos mensais.

Cuidado com o consumismo na viagem

Evite as compras, principalmente presentes. Sem parecer egoísmo, é bom considerar que a viagem é um presente para você e sua família, para o merecido descanso de um ano inteiro de trabalho.

Economize neste quesito. Invista em diversão, cultura, conhecimento. Além do mais, se as despesas da viagem forem aumentadas podem comprometer as próximas férias, porque você poderá voltar com dívidas indesejáveis.

Consumismo: como evitar o excesso de compras por impulso

Viajar fora do alta estação

Há viajantes que gostam de sair de férias durante o verão, outros acham que está muito quente. Hotéis e companhias aéreas definitivamente aproveitam as épocas de pico, como feriados, férias de primavera e verão.

Pesquise sua localização para encontrar os horários de pico e reserve suas próximas férias durante a baixa temporada. Você ficará surpreso com o quão drasticamente os preços caem.

Vá apenas com bagagem de mão

As taxas das companhias aéreas são as piores. Os viajantes devem sempre pesquisar os custos envolvidos antes de reservar um voo. Hoje em dia, parece que os passageiros pagam por tudo, desde um bom lugar até a refeição.

Uma das maiores despesas adicionais ao viajar são as taxas de bagagem. Algumas companhias aéreas permitem que você marque uma mala gratuitamente, mas outras cobram por cada mala despachada. Se você puder, tente embalar apenas uma mala para economizar nas tarifas aéreas.

Escolha a segunda melhor coisa

Isso inclui tudo, desde seus tempos de viagem, modo de transporte e acomodações em hotel. Você pode economizar algumas centenas reservando um voo um pouco menos conveniente ou, melhor ainda, explorando modos alternativos de transporte, como o trem ou o ônibus.

Viajar por modos de transporte terrestre pode não ser o ideal, mas não é terrível e pode economizar muito dinheiro.

Planeje suas refeições

Planeje todo seu trajeto do dia e coma antes de sair. Isso não é bom apenas para a sua carteira, mas também para o seu estômago, já que você provavelmente encontrará restaurantes econômicos que tenham um ótimo sabor.

Prepare sua comida

Muitas pessoas não fazem isso, mas cozinhar durante as férias pode ser bem divertido. Uma vez que a experiência é nova (utensílios de cozinha, área de jantar, supermercados, etc), é realmente muito divertido.

Seja flexível com os dias de viagem

Muitos preços são baseados em oferta e demanda, então, às vezes, é muito mais barato deixar o dia anterior (ou posterior). Observe as datas dos seus planos de viagem e veja se vale a pena gastar um dia extra. Isso faz diferença especialmente nos principais feriados.

Leia também:

Faltou dinheiro para as férias? Veja como garantir a viagem do ano que vem

Curtiu nossas dicas sobre como se preparar e economizar na viagem de férias? Conhece outra dica interessante? Compartilhe conosco!

*****

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários