Como parar de gastar tanto dinheiro?
5 (100%) 2 votes

Você tem problemas para controlar seus gastos?

Banner convidando para o site do Mobills

Você já tomou consciência do seu problema com gastos e compreendeu o porquê de você gastar tanto? Talvez não, ou talvez você já tenha iniciado esse processo. Já pensou na autossabotagem que você faz a si mesmo todos os dias só para se sentir livre da culpa de gastar dinheiro? Talvez o pensamento tenha flutuado na sua mente uma vez ou outra, mas a importância do post de hoje, é para nos lembrarmos de desassociar da nossa vida essa mentalidade ‘gastadeira’, para assim começarmos a nos reconciliar com nosso orçamento.

Consciência sobre o problema

O primeiro passo para resolver seu problema com gastos, é tomar consciência de que o problema existe. Existem diversas razões pelas quais você pode estar gastando mais do que devia, algumas dessas razões podem até mesmo ser emocionais. Você precisa ser honesto a si mesmo e admitir o problema, se você é um real gastador, no fundo você reconhece isso e para aproveitar pelo menos um pouquinho do seu salário no final do mês, você vai precisar rever seus hábitos de consumo.

Mas dívida pequena é realmente uma dívida?

Fazer pequenas compras nos seus cartões pode não parecer uma má ideia, mas se for um gasto não planejado ou imprevisto, isso se torna apenas mais um gasto excessivo que somado a outros pode se transformar em uma verdadeira bola de neve financeira.

Mas está de promoção!

Você certamente já ouviu ou falou essa desculpa, mas como resistir a uma roupinha nova por apenas R$ 9,90, não é mesmo? É, resistir pode ser difícil, especialmente quando o desconto aparenta ser um ótimo negócio, mas existem algumas coisas que você pode fazer para superar esse impulso.

Primeiro você deve pensar se realmente precisa do artigo em promoção, depois disso, veja se mesmo com o desconto o preço se enquadra no seu orçamento, depois disso você vai saber se essa compra é apenas um supérfluo ou algo que você realmente precisa e pode comprar.

 

Você gasta mais do que ganha?

Você não precisa se privar de tudo, se tem algo que você gosta e você tem dinheiro sobrando, vá em frente e pague por isso. Mas sabemos que esse não é o caso de muitas pessoas, certo? Então, existem algumas maneiras de verificar se você está gastando mais do que você ganha.

Se pergunte, você está em dívida?

Se a respostas for afirmativa, se pergunte “de onde vem suas dívidas?” Pois é aí que mora o problema, cartões de crédito e parcelas altas, podem destruir seu equilíbrio financeiro, antes de fazer uma compra, veja se seu ‘alarme’ de dívidas não toca.

Avalie seus gastos com precisão

A maneira mais fácil de saber precisamente seus gastos, é utilizando um gerenciador financeiro como o Mobills. Depois de pelo menos um mês de uso, você vai saber exatamente para onde seu dinheiro foi e o quanto sobrou dele, assim fica mais fácil planejar seu orçamento. Uma vez que você está consciente do que tem e do quanto pode gastar, você pode ir atrás de uma maneira de encaixar tudo no seu orçamento.

Mas vou receber uma bonificação em breve, posso gastar um pouco mais

Pior que gastar um dinheiro que você tem, é gastar um que você nem tem ainda. Essa desculpa é usada baseada em uma promessa de uma bonificação ou um aumento de salário, mas muitas vezes esse tal aumento pode nem chegar no momento que você espera, então, antes de sair fazendo contas, deixe o dinheiro chegar a sua conta.

Mude sua mentalidade

A chave está no seu pensamento, você precisa se separar da mentalidade que te faz gastar mais. Para começar, você pode reconhecer o esforço que colocou eu fazer um plano financeiro, que você tem gastos prioritários e que seu dinheiro já têm uma função definida. Outra coisa que também pode ajudar, é invés de pensar que o dinheiro precisa ser gasto, pense que ele precisa ser guardado e que você pode encontrar uma melhor forma de consumi-lo.

Quando você muda sua mentalidade, você se distancia dos hábitos consumistas que atrasam sua vida.

Durma essa ideia

Se você viu algo que realmente quer comprar, antes de tirar o cartão do bolso, volte para casa e durma essa ideia, no dia seguinte você pode perceber que a compra que você iria fazer nem é mais tão atrativa assim, do contrário, volte aos passos anteriores para decidir se realmente pode fazer essa compra.

Descubra quanto isso custa em tempo

Se nenhuma das ideias acima te convenceu a deixar de gastar, que tal calcular quanto tempo você teria de trabalhar para arcar com esse custo? Saiba o quanto você ganha por hora trabalhada e faça seus cálculos, o resto fica por sua conta, vale a pena trabalhar tantas horas para comprar isso?

Mas já estraguei tudo mesmo

Às vezes dá aquela vontade de desistir e a gente começa a pensar que o mês ainda tá na metade, mas o orçamento já passou do limite e estourou, quando isso acontece você usa a desculpa de que economizar é uma “causa perdida” e de novo, começa a gastar excessivamente. O mesmo pode acontecer quando você está tendo um dia ruim e gastar direito para se “reconfortar”, evite cometer esse erro, você pode deixar o cartão de crédito em casa para evitar, por exemplo.

Em boa parte dos casos, saber como evitar gastos, tem a ver com identificar seus gatilhos emocionais e psicológicos, o que te faz gastar? Procure superar esses gatilhos.

Cuidado com o Ambiente

Certo locais existem para te fazer gastar mais, existe um tipo de Marketing invisível que pode te fazer ter mais vontade de consumir, você já foi em algum lugar que te deu vontade de gastar só por estar lá? Feiras de artesanato, shoppings, pontos turísticos, são exemplos de locais que te impulsionam a gastar mais, então fique atento.

Aceite e peça ajuda

Você já deve ter passado pela situação de ter que desembolsar sem poder para comprar algo que realmente precisava, mas e se você tivesse procurado algum familiar? Será que essa pessoa não teria aquilo que você precisava para te emprestar ou mesmo dar para você?

Estilo de vida

Se você tem um estilo de vida alto, pode ser difícil abrir mão de certas coisas ao enfrentar dificuldades financeiras, mas se seu estilo de vida pesa e não está balanceado ao seu orçamento, saiba que se não parar de gastar tanto a situação pode acabar da pior maneira.

Identificar seu problema com gastos é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada, mas com um pouco de esforço e dedicação, você vai conseguir equilibrar suas finanças e melhorar sua qualidade de vida, a hora de começar é agora.

*****

LEIA TAMBÉM:

O que leva às compras por impulso – e como educar a mente para fugir delas

Como priorizar e economizar para diferentes objetivos

27 dicas práticas para você economizar no dia a dia

*****

Banner convidando para o site do Mobills

Comentários