Economizar

Saiba como pagar menos no seguro do carro

Casal feliz em um carro simbolizando o tema Como pagar menos no seguro do carro
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Embora seja extremamente necessário contratar um seguro veicular no Brasil, muitas vezes os preços não são nada amigáveis.

Saiba como pagar menos no seguro do carroBanner convidando para conhecer o sistema Mobills Web

Você sabia que o valor do seguro do seu carro pode variar até 50% de uma seguradora para outra? O dado foi levantado por uma pesquisa da Proteste, que apontou a variação do preço do seguro entre cinco grandes seguradoras do mercado.

Segundo a economista Hessia Costilla, essa diferença deixa claro qual deve ser o primeiro mandamento para quem quer encontrar a apólice mais barata: pesquisa de preço.

Para Costilla, isso acontece porque cada seguradora determina sua tabela de acordo com as experiências acumuladas com determinado perfil de cobertura e tipos de condutor e de veículo.

Mesmo que todos sempre esperem não precisar usá-lo, ter um seguro, principalmente nas grandes cidades, é algo mais que recomendado.

E com tantas empresas no mercado, é importante comparar os valores e coberturas oferecidas, antes de fechar um contrato.

Confira algumas dicas de especialistas que separamos para ajudar vocês a pagar menos no seguro do carro e escolher o tipo de serviço, cobertura e seguradora mais adequados.

Como pagar menos no seguro do carro

 

Pesquise exaustivamente

Com tantas variáveis e diferenças de preço, a melhor dica para pagar menos é fazer a cotação com o maior número de seguradoras possíveis.

Faça cotação em no mínimo quatro seguradoras. Como a política de preços entre as empresas é livre, é importante pesquisar.

Dessa forma, é possível ver os descontos ou taxas de corretagem cobradas por cada uma delas.

Quer economizar bastante dinheiro e atingir a tranquilidade financeira? Use o MOBILLS WEB!

Não seja um mau devedor

Muita gente não sabe, mas ter o nome negativado pode influenciar no preço do seguro.

Por isso, se quer pagar um valor menor no seu seguro veicular, busque saber agora mesmo se o seu nome está sujo e, caso esteja, leia o texto sobre como limpar seu nome.

Corretor como aliado

Não dá para abrir mão desse profissional, que pode ajudar tanto a esclarecer questões contratuais quanto indicar as coberturas mais indicadas para o seu perfil de motorista.

De acordo com o diretor da corretora Willis Brasil, Tiago Neves, esse profissional indicará um plano que reúna o respaldo que o segurado precisa, abrindo mão de alguns serviços que não são essenciais a seu perfil.

Se puder, pague o seguro à vista

Além de não ter que pagar as parcelas nos outros meses, você tem chance de negociar um desconto com a seguradora.

Se não der, tente evitar números de parcelas que tenham juros embutidos.

COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL INCRÍVEL EM 13 PASSOS

Se o carro for dividido, seguro no nome da mulher

Se o carro for dividido pelo casal, o seguro deve ficar no nome dela.

“As estatísticas provam que as mulheres são mais cautelosas ao dirigir, por isso as seguradoras cobram menos”, diz o consultor Anderson Tonhato, da Stremo Consultoria.

Utilize rastreadores

A instalação de um rastreador no veículo pode baratear o seguro. Na maioria das seguradoras, esse sistema é oferecido gratuitamente.

Caso o segurado já possua um rastreador, precisa se comprometer a deixá-lo ativo durante a vigência da apólice.

Algumas empresas podem dar um desconto de até 30% na apólice, variando de acordo com o carro e localização.

Se possível, evite deixar o carro estacionado na rua

Carro estacionado na rua encarece o valor do seguro. Mas é aconselhável que o proprietário fale a verdade.

Uma resposta mentirosa no preenchimento do perfil do seguro é considerada fraude.

Se o preço do seguro subir demais por conta disso, é válido fazer um orçamento em algum estacionamento privado nos arredores do trabalho ou da residência.

DICAS PARA VENDER SEU CARRO USADO COM SEGURANÇA E MAIS VALORIZADO

Dirija com cuidado

Motoristas que não acionaram a seguradora para arcar com sinistros no último ano e que também não tiveram pontuação na carteira, podem reverter o bom comportamento ao volante em bônus e assim conseguir um bom desconto ao renovar o seguro.

Contrate apenas os serviços necessários para você

É comum que o seguro seja ampliado para outros serviços, como estacionamento livre, carro reserva, descontos em estabelecimentos, seguro para vidros, lanternas etc.

Entretanto, os serviços só devem ser contratados caso tenham probabilidade de serem utilizados, pois essas vantagens adicionais não saem de graça. Então, veja quais opções existem e quais valem a pena.

A escolha tem de ser basicamente em função do preço, os serviços adicionais devem servir no máximo como critério de desempate.

Avalie as cotações de seguro antes de comprar o carro

Se você ainda estiver em dúvida sobre que modelo comprar, não se esqueça de realizar as cotações do seguro antes de fechar a compra do carro.

Assim, você não será pego desprevenido, caso o automóvel escolhido tenha uma apólice alta.

ALGUNS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TOMAR ANTES DE COMPRAR UM CARRO

Cuidado ao incluir um segundo condutor

Incluir mais um condutor no seguro pode custar caro, principalmente se esta pessoa tiver menos de 25 anos.

Mas se o carro não será utilizado apenas por você, é importante que a informação não seja omitida na hora de preencher o perfil.

Descontos de fidelidade

Quando o segurado renova o seguro com a mesma empresa ou quando uma pessoa da mesma família fecha um segundo seguro com a seguradora, nestes casos são oferecidos descontos na hora de fechar o contrato.

Continue cotando em outras seguradoras

Pode ser que nem sempre a seguradora que você contratou seja a melhor opção. Isso acontece porque os preços sofrem reajuste frequentemente.

Sendo assim, pesquise em outras empresas quando for necessário renovar o contrato atual.

Por fim, a melhor forma de economizar é sabendo cada um dos detalhes e critérios do contrato do seguro.

Dessa forma, é possível se certificar do que é mais adequado para cada perfil e as possibilidades de uso.

*****

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Gostou do artigo Como pagar menos no seguro do carro? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário