Saiba como organizar uma bela festa junina sem gastar muito

Banner convidando para o site do Mobills

Chegou a data mais gostosa do ano – pelo menos na visão da maioria dos nordestinos – e nós do Mobills (como bons fortalezenses) também acreditamos nisso!

Sem dúvidas, você poderia investir em uma roupa mais da moda, em comidinhas sofisticadas ou em uma decoração bem elaborada, mas organizar uma festa junina não deve custar muito, afinal, o São João é um culto à simplicidade do interior.

Pra que sofisticação quando você pode só reunir o pessoal e se divertir? Sendo assim, veja nossas dicas sobre como organizar uma bela festa junina sem gastar muito.

Como organizar uma bela festa junina sem gastar muito

Uma coisa que não dá para negar é que a Festa Junina é uma das celebrações mais queridas do Brasil. Como o Mobills é aqui de Fortaleza-CE e essa é uma data festiva muito forte, principalmente no Nordeste, não poderia faltar um post para essa data tão especial, não é mesmo?

Você conhece alguém que não adora ir aos eventos caracterizado, comer os pratos típicos, dançar quadrilha (ou mesmo só assistir), mandar correio-elegante (aquela boa e velha cartinha de amor)… Acredito que não, né? Então, vamos ver o que precisamos para organizar nossa própria festinha?

Decore seu arraial

Tem coisa mais marcante em uma festa junina que as bandeirinhas? Elas podem ser usadas para decorar todo o espaço e são bem simples de fazer.

Tudo o que você precisa é papel de seda colorido, tesoura, cola e barbante. Para economizar ainda mais, use quaisquer papéis coloridos que tiver em sua casa. Agora, é só cortar e começar a decorar.

Por questão de segurança, o costume de soltar balões nessa época foi abandonado, mas eles ainda pertencem ao imaginário da festa e podem ser lembrados na decoração. O tamanho pode ser bem menor do que o de um balão real, basta que o formato seja mantido, daí é só usar a criatividade na hora de posicionar.

Só faça uma fogueira real se a festa for ao ar livre, por motivos de segurança. Se houver muitas crianças no local, vale a pena improvisar algum tipo de cerca ao redor da fogueira.

Caso o espaço que você tem disponível seja o salão de um condomínio, sem área externa, a fogueira pode ser lembrada com uma imitação montada com papelão e plástico colorido, por exemplo.

Escolha as melhores músicas

Entre as músicas de festa junina mais populares estão “Pula a fogueira” (João Bastos Filho) e “Asa branca” (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira). No entanto, se você não tiver tempo de criar uma playlist, um cd do Luiz Gonzada vai dar conta de animar a festa.

Agora se você tem um tempinho, a música é Caipira! Festa junina de verdade toca xote, baião, forró e sertanejo de raiz.

Comidinhas

Esta é a melhor parte da festa e o que não falta é opção! Entre as comidas típicas mais econômicas estão o arroz doce, o quentão, o bolo de fubá e a canjica.

Outra ótima pedida é a pipoca, que também é popular entre as comidas de festa junina, e pode ser feita em grande quantidade sem muito gasto. Quer ainda mais opções? Vamos lá!

Amendoim torrado; cachorro-quente; churrasquinho; broa de fubá; Bolo (de milho, batata, fubá, amendoim); maçã do amor; pamonha; paçoca; pé de moleque e por aí vai.

Se vestindo a caráter

Uma roupinha junina pode ser facilmente improvisada, o mais prático é costurar retalhos quadradinhos em vestidos e camisas. Assim, sua roupa estará pronta em minutos.

Outras possibilidades são as blusas xadrez, meias-calças coloridas, vestidos com babados, flores ou laços, etc. E para completar o visual, basta pegar um chapéu de palha ou fazer trancinhas no cabelo.

Você ainda pode improvisar um pouco de maquiagem aqui e ali pra completar o look caipira com sardas, bigodes, etc. Viu como é fácil organizar uma festa junina? Agora é hora de se divertir!

*****

Veja também:

Mobills Responde – Edição Junina

Como organizar um casamento econômico

Saiba como organizar suas contas do dia a dia de maneira mais eficiente

Aprenda como organizar o orçamento doméstico em 4 etapas

Curtiu as dicas sobre como organizar uma bela festa junina sem gastar muito? Tem mais alguma dica legal? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Saiba como organizar uma bela festa junina sem gastar muito? Compartilhe nas redes sociais. A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.