Como organizar um casamento econômico
Por favor, avalie esse Post

Como organizar um casamento econômico

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Organizar um casamento requer planejamento e um bom orçamento.

Contudo, ao assistir aqueles programas onde os noivos têm ao seu dispor vários profissionais requisitados da indústria, muitas pessoas se iludem e querem que os seus casamentos sejam iguais, desconsiderando os valores muitas vezes altíssimos que são gastos.

O que a realidade nos mostra é que a grande maioria dos casais não podem investir uma quantia alta na realização da cerimônia e acabam achando que seu sonho foi por água abaixo..

Calma! Se você não quer gastar uma fortuna com o seu casamento, mas mesmo assim não quer deixar que essa data passe em branco, uma das possibilidades é elaborar um orçamento que caiba no seu bolso.

Uma festa de casamento bonita, não significa necessariamente que tem que ser cara.

Com uma boa dose de organização, planejamento financeiro e atenção a pequenos detalhes, você pode economizar em alguns itens, driblar altos custos e fazer a sua festa ser um sucesso.

Quer fazer uma festa de casamento econômica? Veja nossas sugestões.

 

Dicas sobre como organizar um casamento econômico

 

1. Faça uma planilha de gastos

mulher digitando em seu notebook
Fazer uma planilha te dá uma visão muito mais ampla do que deseja e quanto cada item custará.

Como a lista de gastos com o casamento é extensa, é essencial fazer uma planilha de despesas para que o planejamento do casamento seja bem feito.

Insira todos os itens, como buffet, vestido de noiva, decoração etc. Provavelmente, no decorrer da organização, alguns itens serão cortados ou substituídos para caber no seu orçamento.

Mas não fique triste! É normal e o importante é não ficar endividado.

Fizemos um modelo de planilha super legal para você!

São seis colunas para você se organizar: Na 1ª, você deve anotar o nome do produto ou serviço. Na 2ª, você insere o valor daquele produto ou serviço. Na 3ª, você adiciona a forma de pagamento, como cartão de crédito.

Na 4ª, você informa se a compra foi parcelada ou não e, se foi, na 5ª coluna você insere o número de parcelas. Para finalizar, na 6ª coluna, você anota o dia de pagamento da primeira parcela (se foi parcelado).

Do lado tem o valor total para você saber quanto está gastando até o momento e quanto gastou no final de tudo.

Baixe a Planilha de Casamento aqui

2. Contrate um cerimonialista

mulher segurando uma pasta
O cerimonialista irá te ajudar com a organização. E tem um custo-benefício que vale à pena.

Há várias empresas especializadas em organização de casamentos.

Por mais que você pense que consegue organizar tudo sozinho e não queira gastar contratando um cerimonialista, acredite, organizar um casamento não é simples e você precisa de alguém para lhe auxiliar.

Analisando a questão do custo-benefício, é uma despesa que pode sim valer muito à pena! Porém, lembre-se de pesquisar várias empresas até encontrar uma com preço acessível para seu bolso.

A planilha que você fez vai te ajudar a ter um norte do que deseja. Além do mais, chegar para o cerimonialista já sabendo o que quer, evitará que você caia em tentações oferecidas por ele.

Sites de casamento também podem ser uma boa opção

Sites de casamento podem auxiliar os noivos com a divulgação de detalhes da cerimônia, como a localização da festa e os links de sites com a lista de presentes.

Existem diversas opções de site, mas antes de escolher um, os noivos devem verificar se há reclamações sobre o site na internet e devem ler o seu contrato de serviços.

CONHEÇA 7 FERRAMENTAS PARA ECONOMIZAR NA PREPARAÇÃO DO SEU CASAMENTO

3. Elabore um cronograma

Como os gastos envolvidos no casamento são altos, planejar a festa com antecedência é fundamental.

Com mais tempo, o casal consegue pechinchar melhor e evitar reajustes de preços.

4. Analise bem a lista de convidados

imagem de um papel quadriculado escrito lista de convidados
Não convide pessoas só por educação. Custo caro para o seu bolso.

O número de convidados implica diretamente no gasto que você terá com a sua festa. Então, uma boa saída para isso é manter uma lista de convidados mais íntima. E lembre-se que você paga por cabeça, ou seja por pessoa.

A lista pode começar pelas pessoas mais próximas e depois seguir pelos parentes mais distantes, outros amigos e colegas de trabalho. Convide pessoas realmente especiais.

Não convide por educação, pois isso sai caro. Se você não fala com aquela sua tia distante há anos, não tem motivo para chamá-la. Seja coerente, pois é o seu bolso que sofrerá depois.

O cálculo do número de convidados deve considerar que 10% a 20% dos convidados não vão ao casamento, em média. Também é importante observar quantas crianças irão, pois cada uma conta como uma cabeça.

Outra dica para ter ideia de quantos convidados irão comparecer, é deixar no convite uma observação para que a pessoa confirme a presença até tal dia. A confirmação pode ser feita através de um e-mail ou site criado exclusivamente para isso.

Mas nem se preocupe com preços de sites e e-mails, pois você só precisa do básico e isso é de graça.

Quer juntar dinheiro muito mais rápido para realizar seu casamento? Comece a utilizar agora mesmo o MOBILLS WEB!

5. Escolha o lugar ideal

mesa de uma festa de casamento
Geralmente aluguel de salões para festas pode ser muito caro, mas existem outras saídas.

Basicamente o seu cerimonialista vai fazer toda uma pesquisa para você, mas fique atento! Faça uma pesquisa por si só também. Não aceite nada que não pode pagar.

Aluguel de salões para festas pode ser extremamente caro.

Se você tem algum amigo ou familiar que possua algum lugar legal disponível, como uma chácara ou até mesmo um salão de festa que pode ser adaptado para uma cerimônia de casamento, peça emprestado.

Veja também a possibilidade de casar em ambientes abertos, como praças e parques verdes. Algumas prefeituras não cobram nada e você precisa apenas de uma autorização formal.

Você não terá despesa com aluguel de buffet ou salões e pode até investir um pouco mais nos pratos e na decoração.

Mas caso não consiga nada do tipo, o jeito é procurar um local que se encaixa no seu orçamento. Pesquise bem e nunca desista!

6. Data do casamento e cerimônia religiosa

noivos na igreja casando diante do padre
Marque com bastante antecedência, pois a espera pode ser de até um ano, em média.

A maioria dos casamentos acontecem nos finais de semana, mas casar em dias alternativos pode aliviar bastante suas despesas. Os casamentos costumam sair mais caros de sexta a domingo, e bem mais em conta de segunda à quinta.

Se você pretende casar também no religioso, precisa marcar a data com bastante antecedência, pois a espera em igrejas, por exemplo, chega a ser de até um ano, em média.

Além disso, casar pela manhã também pode reduzir sensivelmente os custos. O aluguel de igrejas costuma ser mais barato, há cortes em iluminação, em decoração e o horário é delimitado.

Ao invés de uma igreja famosa, os noivos podem optar por uma menos conhecida, que custará bem menos.

Por último, se possível, analise a chance de casar no civil e realizar a cerimônia religiosa no mesmo dia, para não ter que fazer duas festas.

7. Inove nos convites de casamento

convite de casamento
Que tal optar por convites online? Eles saem bem mais em conta.

Todo casamento precisa de convites, né? Já ouviu falar de convite online? Eles são inovadores, práticos e bem mais econômicos.

Você pode escolher diversas opções, elaborar o texto conforme desejar e enviar sem maiores complicações por e-mail ou através das mídias sociais. A vantagem é que além de ser bem mais barato, você não perde tempo entregando os convites.

Mas se você faz parte do time que não dispensa o convite físico, há alguns fornecedores online que mandam os convites impressos para sua casa, diminuindo um pouco os custos.

8. Comida

buffet de uma festa de casamento
Com certeza um dos pontos altos da festa, né? Mas você não precisa gastar rios de dinheiro para oferecer um buffet delicioso.

Claramente um dos pontos altos da festa! Servir um bom buffet é essencial, porém, você não precisa gastar rios de dinheiro para isso.

Se a sua festa irá ocorrer no final da manhã ou à tarde, significa que você irá gastar menos com comida, pois ao invés de servir um jantar completo, você poderá servir um coquetel ou um bolo com champanhe e uma mesa de frios, o que torna uma recepção mais leve.

Sem falar que há uma redução de bebidas alcoólicas nesses horários, o que diminui bastante os gastos!

COMO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL GASTANDO POUCO

9. Bebidas

noivos brindando com taças de champanhe nas mãos
Champanhe é essencial em um casamento, né? Mas calma que é sim possível economizar nesse quesito.

Bebidas alcoólicas são caras e, normalmente, são as mais consumidas em um casamento. Uma opção para inovar é usar o champanhe com vários tipos de sucos naturais, formando assim os coquetéis de diversos sabores e cores.

Além de gostoso e mais econômico, visualmente fica muito bonito.

Opte por procurar marcas mais baratas, mas que não deixam de ser gostosas. O segredo é não desistir no momento da procura.

Lembre-se também que você não pode servir somente champanhe. Refrigerante e água é básico para qualquer festa! Até porque nem todo mundo consume bebidas alcoólicas e deve haver crianças.

As bebidas do casamento também podem ser adquiridas em sistema de consignação, ou seja, os noivos só pagam o que foi consumido.

10. Bolo e doces

noiva cortando o bolo do casamento
Você não precisa de um bolo exagerado com sete andares. Opte por um bolo simples, gostoso e super lindo!

Muitas vezes o bolo da noiva sobra. O motivo é que, com tantos doces, o bolo acaba sendo dispensado. Então, a sugestão é que diminua a quantidade de doces para poder distribuir o bolo do casamento aos seus convidados.

Opte por um bolo simples e bonito. Ele não precisa ter todos os andares de massa verdadeira, isso já barateará o custo.

Com os doces é a mesma coisa; escolha opções gostosas, mas que não fuja de seu orçamento. Se você acha que brigadeiro é doce de festa infantil, você está enganado. Praticamente todo mundo ama brigadeiro! O segredo é inovar na decoração.

11. Fotos e vídeos

fotógrafo com sua câmera na mão
Registrar um dos mais momentos mais lindos e especiais da sua vida é super importante! Mas você também pode economizar nesse quesito.

Não pode faltar um fotógrafo nesse dia tão especial!

Pesquise vários fotógrafos até achar um com preço acessível. Se você tem um amigo ou familiar fotógrafo, pergunte se ele não pode fotografar seu casamento de graça como um presente, ou pelo menos, te dar aquele desconto maravilhoso!

Algumas pessoas preferem ter o casamento em forma de vídeo, mas o custo aumenta! Veja se seu orçamento permite pagar pelo vídeo.

Você também pode optar por reunir vários amigos e convidados e pedir para que eles tirem as fotos do seu casamento. Hoje em dia, as máquinas digitais tiram fotos com bastante qualidade.

Mas é sempre aconselhável ter algum fotógrafo profissional para se ocupar dessa tarefa.

Você pode economizar juntando ao álbum as fotos de seus amigos, poupando na quantidade de fotos do profissional.

COMO ECONOMIZAR DINHEIRO A PARTIR DE HOJE: 10 DICAS FUNDAMENTAIS

12. Música

pessoas dançando em uma festa
Festa sem música, não é festa, né? Por isso é importante economizar nesse quesito.

Bandas e DJ’s são caros, então veja se realmente vale a pena pagar por isso. As grandes bandas e DJ’s cobram um valor relativamente alto para uma festa de casamento.

A tecnologia está a nosso favor nesse caso, pois você pode criar uma playlist de quantas horas quiser e deixar tocando durante toda a festa!

Mas se você tem algum amigo ou familiar músico, use a mesma tática do fotógrafo, pergunte se ele não topa tocar no seu casamento de graça como um presente, ou pelo menos, te oferecer um desconto de amigo.

13. Decoração

flores dentro de lâmpadas como decoração
Solte sua imaginação e inove na decoração de seu casamento!

Com certeza, a decoração é essencial. Entretanto, cuidado para não exagerar! Opte por uma decoração simples e ao mesmo tempo bonita.

Uma vez assisti a um programa de casamento e a noiva queria uma jabuticabeira na entrada da igreja. Era um item muito raro de achar onde ela morava e custou em torno de R$ 200,00.

Se o objetivo é economizar o máximo possível, deixe seus caprichos de lado e opte por coisas fáceis de achar, pois são mais baratas.

14. Alternativas para não gastar tanto no vestido

noiva com traje completo
Praticamente toda noiva não dispensa o vestido branco clássico na hora de casar, mas é preciso ficar atenta para não gastar mais do que deveria.

Dos itens de uma lista de casamento, o vestido de noiva é mesmo um dos mais caros. Há quem gaste mais de R$ 5 mil no item porque quer um modelo exclusivo, e não vale muito a pena na soma final da organização do casamento.

Você terá gasto muito em apenas um item e pode encontrar vestidos lindos ou pedir para uma boa costureira reproduzir um item original de luxo com menos da metade do valor.

Para não arcar com gastos exorbitantes na escolha do vestido, fuja um pouco de ateliês e locais conhecidos pelos altos custos dos itens e tente baratear o artigo.

O aluguel também é uma opção mais acessível para noivas que não se importam em não guardar o vestido.

Nesse caso, é possível optar pelo primeiro aluguel, assim a loja faz o modelo como a noiva quer, e depois disponibiliza para locação.

15. Terno do noivo

homem de terno e gratava
Alugar o terno seria a melhor opção!

O mesmo vale para o terno do noivo (e quando eu digo terno, me refiro à roupa completa, com gravata, calça e blusa social). Procure em locais mais baratos, você não precisa de um modelo exclusivo.

O aluguel também é uma ótima opção e você vai gastar bem menos!

Quer juntar dinheiro muito mais rápido para realizar seu casamento? Comece a utilizar agora mesmo o MOBILLS WEB!

16. Compre a aliança em locais especializados

noivos segurando as alianças
Outro custo-benefício que vale a pena é a aliança. Compre em uma loja especializada para que o barato não saia caro.

Os preços das alianças podem variar muito, seja pela qualidade da joia, marca ou pelo design. Por isso, é importante pesquisar bem as opções disponíveis.

Além disso, é importante ficar atento à origem do produto e à garantia para que o barato não saia caro. É essencial exigir a nota fiscal e o certificado de garantia e guardá-los em alguma pasta para que não sejam perdidos.

O polimento e a gravação dos nomes dos noivos e da data do casamento costumam ser feitos gratuitamente.

17. Pague tudo com antecedência

homem passando seu cartão de crédito em uma loja
O melhor a se fazer é pagar tudo antecipadamente para conseguir descontos e preços mais em conta.

Logo quando decidir a data certa para o seu casamento, trate de pagar serviços como fotógrafo, vestidos etc. com antecedência.

Dessa forma, além de poder conseguir um bom desconto pela antecipação do valor, ainda não paga mais caro por ser um serviço de última hora.

Outras opções

noivos em Las Vegas
Também existem outras opções para economizar no seu casamento.

– Casar no exterior

Esta é uma ideia para quem sonha com a lua de mel perfeita, mas não quer abrir mão do casamento. Então, una o útil ao agradável e case no exterior. Pode ser bem mais barato do que um casamento convencional no Brasil.

– Casamento duplo

Já pensou em casamento duplo? Se amigos do casal vão se casar em período semelhante, é um caso a se pensar. Vocês podem fazer uma grande festa e dividir todos os custos.

Podem usar a mesma ornamentação, com festa e buffet divididos. Nesse caso, o custo também pode cair bastante.

– Casamento com celebração e festa no mesmo local

Fazer uma festa de casamento barata com celebração conjunta também é uma forma de cortar custos.

É mais barato trazer o religioso para uma casa de festa com um pequeno altar do que usar o espaço da igreja. Também torna a festa mais compacta, mais curta e menos cansativa para noivos e convidados.

– Faça uma celebração em casa

Das opções de festa de casamento barato, um evento em casa é com certeza o mais barato.

Você pode celebrar a troca de alianças, cortar o bolo, dançar a valsa e fazer a festa na menor das casas ou usar uma garagem ampla e terraço com algumas mesas para montar uma festa legal e o melhor: bem mais em conta.

Dá para decorar de forma criativa e para poucos convidados, economizar em jantar e até fazer com a ajuda de amigos e parentes. O custo sai bem mais baixo.

*****Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Gostou do artigo Como organizar um casamento econômico? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários