Estilo de Vida

Como manter o foco, fazer o que é necessário e ter sucesso

Homem segurando uma lente com grande foco simbolizando o tema como manter o foco
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Ao compreender os motivos pelos quais busca seus objetivos, manter o foco se tornará mais fácil.

Como manter o foco, fazer o que é necessário e ter sucesso *

* Texto produzido originalmente por Michelle Schroeder-Gardner no blog Making sense of cents

Banner convidando para o site do Mobills

Aprender a manter o foco pode parecer difícil, principalmente no mundo em que vivemos onde as distrações estão em todo lugar – redes sociais, televisão, trabalho, família, relacionamentos e etc. Por essa razão, compreender a importância de manter o foco é essencial.

Em muitas ocasiões saber como manter o foco pode ser de grande ajuda, tais como:

  • Quando você está tentando pagar uma dívida;
  • Quando você quer juntar mais dinheiro, seja para aposentadoria ou para uma viagem de férias;
  • Se você pretende começar um negócio, mas sente que não está muito empenhado;
  • Focar mais no trabalho;
  • Quando busca equilibrar as suas responsabilidades, como por exemplo trabalho e família.

Sempre fui uma pessoa muito ocupada, e aprender a manter o foco nas minhas metas me ajudou a alcançar meus objetivos e a ser mais feliz. Por saber como manter o foco, consegui gerir meu próprio negócio ao mesmo tempo que trabalhava integralmente para uma empresa, pude mesmo trabalhando cursar um MBA de tempo integral e muitas outras coisas.

Ao permanecer focada, pude me concentrar no que tinha pra fazer no presente, como também nas minhas metas futuras e dessa forma lograr sucesso na minha carreira.

Por isso, reitero, é muito importante saber como manter o foco. Mantendo o foco, você poderá:

E assim por diante.

Como pode notar, aprender a manter o foco pode ajudá-lo a se manter motivado e alcançar seus objetivos.

Minhas dicas de como manter o foco

 

Entenda porque você precisa manter o foco

Mesmo que esteja sendo muito difícil manter o foco, pense sobre o porquê você precisa atingir uma meta específica. Ao compreender os motivos pelos quais busca seus objetivos, manter o foco se tornará mais fácil.

Criando uma lista de prioridades, metas e as coisas que mais valoriza na vida, você conseguirá se concentrar melhor e se livrar de tudo aquilo que te atrapalha. Essa lista ajudará a distinguir o que é importante e o que não é.

Então, se sua meta é começar aquele empreendimento que um dia será sua principal fonte de renda, você deve refletir sobre os mecanismos que o ajudarão nessa jornada, por mais difícil que pareça.

Outro exemplo seria quando você está tentando quitar uma dívida e precisa focar no plano de amortização da dívida. Se quiser mesmo manter o foco, pense sobre o motivo que o leva a querer quitar tal dívida e como se sentirá ao alcançar esse objetivo e assim por diante.

Ao refletir sobre suas metas e o que vai acontecer ao atingi-las, você se tornará mais motivado e focado, mesmo que às vezes a situação pareça caótica ou que pense que não tem mais energia para continuar.

Exercite-se com frequência

Exercício é bom por muitos motivos, e um deles é ajudar a manter o foco.

Sempre que tenho dificuldade de me concentrar, gosto de fazer uma caminhada ou dar uma volta com meu cachorro para refletir um pouco.

De acordo com a escola de medicina de Harvard:

“Exercício ajuda a memorizar e a pensar de forma mais objetiva. Ao exercitar nosso corpo reduzimos a resistência à insulina, às inflamações e estimulamos a liberação dos fatores químicos de crescimento no cérebro, os quais afetam diretamente a saúde das células nervosas…. Indiretamente, exercício melhora o humor, a qualidade do sono e reduz o stress e a ansiedade.”

Para melhorar seu foco, recomenda-se que se exercite com frequência. Uma sessão de 30 minutos, cinco dias por semana, é o ideal. Veja outros hábitos interessantes.

Fazer intervalos pode ajudar a aprender como manter o foco

Esforçar-se demais para manter o foco as vezes pode surtir um efeito contrário. Ao invés disso, faça pequenas pausas.

Muitas pessoas acreditam que pequenas pausas são prejudiciais, mas os intervalos são importantes quando se precisa manter o foco.

Durante o intervalo, você pode:

  • Dar uma volta;
  • Meditar;
  • Exercitar-se;
  • Conversar com alguém.

A chave para uma pausa eficaz é saber usar o tempo conscientemente. De fato, fazer 10 pausas em uma hora não vai ajudar em nada. É necessário ser prático, pois se fizer muitas pausas pode acabar se prejudicando.

Reflita sobre seus objetivos

Um ponto importante no processo de manter o foco é lembrar o motivo pelo qual deseja alcançar determinada meta. Se não há um motivo claro, então será bem mais difícil se manter focado.

Imagine como será sua vida quando alcançar o que tanto almeja, por que está tão empenhado nisso e etc. Um pouco de imaginação pode ajudar de vez em quando.

Se sua meta é quitar algum débito, então comece não gastando todo o salário do mês. Imagine como sua vida será quando estiver livre dessa obrigação. Isso ajudará a entender a importância de continuar trabalhando duro e manter o foco.

Organize sua vida

Pessoas desorganizadas desperdiçam muito tempo e perdem o foco com facilidade, pagam juros altos, perdem coisas, são estressadas etc.

Independente de qual seja seu objetivo, organização é a chave.

Pense bem: Se precisa de algo, mas não consegue achar, você estará mais propenso a perder o foco. Isso torna tudo mais difícil uma vez que não conseguirá ficar concentrado numa tarefa pelo fato de sua mente estar noutro lugar.

Organização é uma parte essencial na hora de manter o foco, pois ajuda a concentrar-se numa tarefa e finalizá-la .

Abaixo, algumas estatísticas surpreendentes sobre organização.

  • Uma pessoa normal perde 12 dias por ano procurando por coisas que não sabe onde colocou.
  • Todos os  dias  pessoas  nos  escritórios  perdem  cerca  de  1 hora e meia procurando alguma coisa.
  • Numa pesquisa recente, 55% dos entrevistados afirmaram que se fossem pessoas mais organizadas teriam cerca de de 16 a 60 minutos a mais para aproveitar o dia.
  • 23% das pessoas pagam suas contas atrasadas porque não conseguem achar os boletos.

Reorganize-se e jogue fora o que for desnecessário

Como mostrei acima, organização pode ajudar na concentração e a manter o foco. Nesse sentido, considere eliminar e reorganizar processos desnecessários.

Limpar e livrar-se de algumas de suas coisas pode te ajudar a manter o foco, porque assim você não irá sobrecarregar sua mente.

Tendo menos coisas, você não perderá tempo limpando, consertando ou reparando objetos e outras coisas, o que permitirá melhor concentração no que você realmente almeja, como quitar suas dívidas e começar seu negócio próprio.

Tenha uma lista de coisas pra fazer

Se tenho algum compromisso que sei que não vou me lembrar, programo um lembrete no celular, o que facilita muito minha vida, pois não preciso me preocupar sobre datas e horários ou esquecer compromissos importantes.

Criar uma lista é mais um passo importante no processo de manter o foco. Crio lembretes para situações como:

  • Coisas pra fazer no trabalho;
  • Compromissos;
  • Vencimentos de contas;
  • Pagar o licenciamento do carro;
  • Renovar o seguro do carro.

Fazendo isso tenho a certeza do que preciso fazer. Não esqueço nada nem preciso perder  tempo  pensando  se  estou esquecendo  de  alguma  coisa, permitindo, assim, canalizar mais esforços para o que realmente importa.

Terceirize algumas tarefas

Algumas vezes precisamos terceirizar algumas atividades pra que tenhamos mais tempo e energia pra aplicar em nossas metas.

Por exemplo: contratar alguém pra cortar a grama, limpar a casa e fazer a manutenção do carro. Ao se ver livre dessas atividades, você terá mais tempo para começar seu negócio ou qualquer outro objetivo que você tenha.

Para ter certeza de que terceirizar é mesmo a melhor saída, pense sobre o seguinte:

  • Ganharia mais tempo terceirizando ou fazendo você mesmo?
  • Se sente confortável realizando uma tarefa ou acha melhor deixar pra quem realmente entende?
  • Terceirizar ajudaria você a manter o foco?

Passe menos tempo nas redes sociais

Em média, uma pessoa passa muito, mais muito tempo acessando as redes sociais. Entre Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest dente outros é muito fácil desperdiçar um dia inteiro.

Se você acha que está perdendo muito tempo nas redes sociais e que isso está te prejudicando, cancele os perfis que te tomam mais tempo. Você pode até criar um mecanismo de bloqueio que permite acessar redes sociais por um determinado período de tempo.

Se perder menos tempo nas redes sociais, você não perderá tanto tempo com distrações ou tentando descobrir por que é tao difícil manter o foco.

Apenas pense: o que você poderia fazer com aquelas horinhas que você perdeu navegando nas redes sociais?

Assista menos TV e mantenha a concentração

Gosto de um bom programa de TV e confesso que assisto muita televisão. Em média, uma pessoa assiste em torno de 35 horas de TV por semana. Consegue imaginar como poderia realocar todas essas horas numa outra atividade?

Ao assistir menos TV, você terá mais tempo para focar nas suas metas. Da mesma forma que as mídias sociais, pense sobre como poderia aproveitar melhor algumas horas a mais no seu dia.

Tenha menos peças no seu guarda roupa

Uma pessoa de sucesso tem um conjunto limitado de opções de vestimenta, dessa forma terá mais tempo pra focar no que realmente importa

Combinando suas roupas previamente e tendo um guarda roupa menor, você terá mais tempo para focar em outras coisas mais importantes

Visualize suas metas

Visualizar onde quer chegar é um dos melhores meios para manter o foco.

Imaginar sua meta concluída pode torná-la cada vez mais real e além do mais seria bem bacana ter um lembrete contínuo daquilo que tanto almejamos.

Dentre os vários meios de visualizar metas, temos:

  • Crie um gráfico que simbolize sua meta. Por exemplo, se sua meta é quitar sua casa, você poderia pegar uma gravura da sua casa e cortar em 100 pedaços, daí cada vez que você pagar uma prestação você pinta um dos pedaços.
  • Tenha uma gravura de sua meta com você. Se sua meta é tirar férias, começar um negócio, ou qualquer outra coisa que deseje. A gravura será um lembrete constante.
  • Crie um blog. Ter um blog me ajudou bastante. Eu posso ver claramente todo o processo que passei. Além do mais eu me sentia na obrigação de dar o meu máximo e melhorar a cada dia uma vez que publicava tudo o que fazia.

Comece a dizer não como mais frequência

Se você diz sim pra tudo e na hora desiste, então é melhor começar logo a dizer não. Limitar as coisas que pode fazer pode te ensinar como manter o foco numa única coisa. Pode também te dar mais tempo pra focar no que você verdadeiramente quer, tornando sua vida mais simples.

Mantenha a motivação

Mesmo achando prazeroso guardar dinheiro, de vez em quando fico desmotivada e quero GASTAR TUDO DE UMA VEZ!

Tenho certeza que não sou a única.

Enquanto muitos optam por uma vida mais regrada, não é sempre fácil. Alguns tem muitas dívidas, outros acham difícil seguir um orçamento etc.

Pensar em motivações financeiras ajudará a continuar seu empenho rumo a seus objetivos, mesmo quando tudo pareça perdido. Sem motivação, podemos desistir no primeiro obstáculo. Por isso, é tao importante aprender como manter-se motivado.

Pense antes de se comprometer com muitas tarefas

Algumas pessoas podem fazer muitas coisas e fazê-las muito bem, mas com todo o tempo que cada atividade leva, muitos não conseguem.

Então, se você frequentemente está pulando de uma atividade pra outra, você precisará reestruturar sua programação diária a cada vez que troca de atividade.

Reflita sobre seus pontos fracos e fortes para entender se conseguirá se comprometer em cumprir várias atividades. Para a maioria das pessoas, focar numa atividade de cada vez é mais simples e factível.

Leia mais:

6 benefícios de manter a motivação no controle das finanças pessoais

Controle do orçamento familiar: os 7 erros mais frequentes

7 hábitos benéficos para as finanças pessoais

Curtiu as dicas sobre como manter o foco? Também tem problemas para ficar focado? Conhece outra dica interessante para manter o foco? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como manter o foco, fazer o que é necessário e ter sucesso? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários